quarta-feira, 11 de março de 2015

CRÓNICA SEMANAL NO JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE [07-03-2015]



QUEM TE AMA, NÃO TE AGRIDE!

…Slogan da “Campanha Nacional Contra a Violência no Namoro” lançada no passado dia 12 – dia dos namorados.

Esta feliz ação, apresentada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, visa prevenir a vitimização de jovens e a violência com base nas desigualdades de género; combater a violência no namoro que afeta os elementos mais permeáveis da nossa sociedade; sensibilizar jovens para as questões da igualdade de género e eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não-violência e cidadania participativa.

Trago aqui esta campanha uma vez que este domingo, dia 8 de março, se comemora mais um “DIA da MULHER”, sendo tradicionalmente esta o elo mais fraco numa relação. Trata-se de uma data de especial importância até por tudo aquilo que se tem passado em Portugal neste último ano, com notícias em catadupa de acontecimentos horrendos, praticados contra as mulheres.

Efetivamente parece mais importante do que nunca dar grande relevo a este dia, o que só por si pode significar algo de negativo. E é verdade. É muito triste assistir diariamente a noticias tão bárbaras com relatos impressionantes de agressões e de violência, que de doméstica nada tem. Alias, esta expressão popular «violência doméstica» deveria ser banida do nosso vocabulário. Uma agressão a um ser humano deve ser prontamente reprovada e severamente punida. Longe vão os tempos em que a separação de um qualquer casal podia parecer mal, ser criticada pelo meio social ou alvo de qualquer descriminação. Felizmente, hoje em dia, os jovens casais sentindo-se num relacionamento disfuncional optam pela separação de facto e cada um segue à sua vida.

Nada justifica atos violentos. Quem não estiver bem, que se mude. E depois é claro para todos que o sucesso para a felicidade de um casal, passa e muito por um relacionamento em que a cedência e o respeito devem fazer parte da vivência diária. Nem o homem deve anular a mulher, nem o contrário. Devem saber aproveitar as qualidades de cada um e valorizando-as ambos saem enriquecidos.

Podia ainda trazer aqui alguns números estatísticos, um deles, hoje mesmo revelado pela OIT – Organização Internacional do Trabalho que vem afirmar que só daqui por cerca de 70 anos é que as mulheres deverão ganhar o mesmo que os homens em funções semelhantes. Por aqui se vê o caminho que ainda há a percorrer. Um outro tema que recorrentemente vai sendo trazido à discussão pública, seja pelo governo, pelos demais partidos e até por associações, é a quota de mulheres em lugares chave da sociedade. Por principio sou contra estas quotas, porque reconheço nas mulheres a mesma capacidade que aos homens e sei que estão habilitadas a desempenhar qualquer função. De qualquer forma e olhando ao enraizamento que existe nas organizações e à resistência masculina ao reconhecimento desta igualdade, não serei contra a introdução temporária destas quotas. Em Portugal, tem-se verificado uma evolução algo positiva, basta olharmos para lugares já ocupados por mulheres, como a presidência do parlamento, a Procuradoria-Geral da república e de vários outros altos cargos da administração pública e do próprio governo.

Por falar em quotas lembrei-me de fazer um pequeno apanhado da atual situação no nosso município, no que toca a lugares de responsabilidade politica. Dos órgãos que analisei, só a Câmara se sai bem. Dos 7 eleitos, 4 são homens e 3 mulheres. Na Assembleia Municipal a situação é muito desigual, ou seja, em 30 eleitos, apenas 6 são mulheres. Nas Juntas e presidências das Assembleias de Freguesia a situação ainda é mais desigual. Em 36 eleitos, apenas temos 6 mulheres. Acho que esta é uma situação para a qual os partidos locais devem olhar, quando pensarem nas listas para as próximas autárquicas, a realizar em 2017. Das últimas eleições resulta ainda que não temos nenhuma mulher a presidir a nenhuma das 9 Juntas, nem à Assembleia Municipal, nem à Câmara.

Orgulho-me de sempre ter tido nas minhas equipas, mulheres em maioria e considero mesmo a sua presença, as suas qualidades, intuição e forma de abordar as questões, como uma mais-valia, que contribui decisivamente para o sucesso das organizações, sejam elas de que cariz ou natureza forem.
Para finalizar este tema das «Mulheres» e uma vez que escrevo esta crónica na véspera do «Dia da Mulher», quero dedicar uma palavra muito especial às MULHERES: a todas as Mulheres! Sendo um dia como tantos outros, pretende-se, com a simplicidade possível, evocar as Mulheres, não unicamente por serem Mulheres, mas por tudo aquilo que são, pelo que tão bem fazem e por tudo aquilo que representam.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ESTA TARDE, DIA 7 DE MARÇO, EM MAR
Após cerca de uma década, eis que cá temos de novo um presidente da república no nosso concelho. 
Já o escrevi, que é pena que não se desloque à sede do município e aos paços do concelho, mas uma vez que essa situação não se verifica, parece que por questões de agenda, há que virar a página e seguir em frente.

O que pode então significar para Esposende a visita de um presidente da república?

Estou certo que esta visita é muito positiva para Esposende, até pela razão que encerra, com a inauguração de uma obra tão importante como esta, a «Requalificação da Frente Marítima de Mar” que nos deve deixar orgulhosos. Não devemos misturar politiquices, com uma visita institucional do Sr. presidente da república e tudo que mesma representa.

Acredito, que, salvo alguma situação absolutamente excecional não haverá nenhum município que não goste de receber em visita oficial o presidente da república. Esta visita traz prestígio ao concelho e dá-lhe visibilidade.

Benjamim Pereira, presidente da câmara, com esta visita, consegue em pouco tempo trazer até nós, os dois titulares dos órgãos de Estado, Governo e Presidência. O Dr. Passos Coelho esteve no ano passado em Forjães, onde inaugurou o Centro Escolar de Forjães e agora o prof. Cavaco Silva, em Mar, a inaugurar a requalificação da frente Mar. Só inaugura quem faz, por isso se estamos a inaugurar é porque algo de positivo foi realizado, significando que novos equipamentos são colocados ao serviço dos esposendenses. Eu conto estar presente.

COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO AO “BES/GES”
Esta foi a semana dos granes artífices da desfaçatez. Sim porque os mesmos que tem auferido milhões de euros ao ano, em remunerações, mais outros tantos em chorudos prémios, esses mesmo, estão agora todos a tentar passar-nos por parvos: Não estiveram lá, nada fizeram, não sabem de nada, a tudo são alheios, menos aos milhões que foram amealhando à custa de taxas e tarifas abusivas e desconformes com os rendimentos da maioria dos portugueses.

Eu que até tenho sido bastante sético, quanto à utilidade e à eficácia destas comissões de inquérito, tenho que admitir que ao fim de contas, estas, até estão a ser produtivas. Senão, vejamos: Permitem a alguns senhores deputados tornarem-se conhecidos, por algumas “tiradas” mais ou menos engraçadas, algumas bem certeiras; permite a alguns dos senhores que vão sendo inquiridos, tratar-nos a todos por parvos, tais são as alarvidades ali proferidas; e poderão ainda dar origem a processos de investigação criminal. Portanto, reconheço assim, que esta Comissão de Inquérito ao BES/GES/PT pode marcar uma viragem e trazer alguns resultados.

Mário Fernandes;
07-03-2015

Sem comentários: