quinta-feira, 5 de março de 2015

CRÓNICA NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 28.02.2015




ESPOSENDE COM SABORES DO MAR E DO RIO

Esposende já é uma terra com gastronomia de excelência durante todo o ano, mas com estes eventos temáticos, o mês de março apresenta-nos uma gastronomia da época, como a lampreia, o polvo e muitas outras iguarias do mar e do rio. Paralelamente realizam-se eventos que complementam a oferta turística. Assim se combate a sazonalidade e se chamam até nós visitantes de outras paragens, sejam de terras vizinhas ou mesmo de todo o norte de Portugal e da Galiza.

Esta associação entre a restauração, a hotelaria, os produtores e os serviços, proporciona uma atuação sintonizada e em rede, oferecendo o que de melhor produzimos, fazemos e oferecemos a quem nos procura.

A divulgação é importante, embora a qualidade do serviço funcione como a melhor publicitação por aquilo que costumamos designar de “passa a palavra” ou seja cliente satisfeito da próxima vez já traz companhia e por ai fora.

Há ainda uma vertente que não deve ser descorada que é a atenção com os próprios esposendenses, de todo o concelho, porque também é deles que depende e muito o êxito destas campanhas. E aqui refiro-me a cada um de nós que cá estamos, uns produtores, donos de cafés e restaurante, hotéis e outros alojamentos.

Gostei de ser presenteado esta terça-feira, num dos restaurantes da nossa cidade, com um «folheto» do evento, com todos os parceiros e ofertas. A acompanhá-lo ainda vinha no seu interior um «passaporte» que poderão ser carimbadas pelos restaurantes sempre que seja consumido um dos pratos do cardápio a concurso.

O sucesso de cada edição deve levar a organização a inovar a cada edição e a procurar oferecer sempre uma maior oferta, mais diversa e de qualidade. Os produtos locais devem merecer um lugar de destaque, porque com esses mais facilmente se fidelizam os clientes.

Não me canso de afirmar que os estabelecimentos de restauração, hotelaria, cafés e similares, são quem melhores condições reúne para promover uma terra. Felicito a Câmara, bem como os demais parceiros, pela iniciativa, e como é costume dizer-se, aguardam-se por cá bons “garfos”, bons “pratos” e boas “canecas”.

ESPOSENDE TEM TALENTO
Parabéns à «PRAXIS CREW». Este grupo esposendense de dança participou no programa televisivo de grande audiência, chamado «GOT TALENT», a passar no canal 1 da RTP. A pseudo votação telefónica dos portugueses ditou a sua eliminação já numa fase bastante avançada, quando se decidia a ida à final, mas na minha opinião com esta dispensa quem ficou a perder foi o próprio programa de "talentos". Foram diferentes, inovaram e deram forma a um magnífico projeto, original, e talentosamente exibido em palco.

Foi com um enorme prazer que assisti àquela memorável atuação. Caros amigos, não foi desta, mas não desistam porque há sempre uma próxima. Continuem assim e verão o vosso trabalho reconhecido. Parabéns a todos e a cada um de vós. Vocês honraram o nosso concelho e isso já ninguém vos tira, a vós que estiveste lá, nem a nós que estivemos do lado de cá.

CONVERSAS NA CASA… DA JUVENTUDE
Este mês as conversas na casa levaram-nos ao contacto com jovens valores na literatura. Esta iniciativa promove o encontro com jovens de excelência nas mais variadas áreas, com a comunidade, que assim toma conhecimento do que de bom faz esta geração. São excelentes momentos para conversas informais, onde tudo se debate sem tabus. Esta semana estivemos na presença dos jovens Ricardo Braga, Daniela Cardoso, Eduardo Ribeiro, Susana Inês e Ilda Daniela Lima, e a moderação esteve a cargo de Álvaro Maio.

PRESIDENCIÁVEIS, OU TALVEZ NÃO!
O Eng.º GUTERRES antes quer a… ONU; o Dr. VITORINO parece que vai para mais um conselho geral de uma qualquer multinacional; o Dr. Carvalho da SILVA está à espreita de um lugar à... esquerda; O Dr. Sampaio da NÓVOA quer mas não o querem; O Dr. Fernando NOBRE diz que avança em caso de… emergência; o Dr. MARINHO e Pinto vai a todas, também vai a estas; a Dr.ª Ferreira LEITE está à espera do sim do… PS; O Dr. SANTANA foi barrado pela auditoria à Santa Casa; O Dr. Marques MENDES quer mas não tem… altura; o Dr. Rui RIO está à espera da tal vaga de… fundo e o Prof. MARCELO, está à espera de Outubro, para ver se Passos é “apeado” do poder e assim impedido de vetar o apoio do PSD à candidatura do professor. Aguardam-se outros candidatos. Basta ter 35 anos de idade, saber ler e escrever e prometer o fim da austeridade e uma boa vida para todos, até ao dia das... eleições! De qualquer forma pode haver ainda muitos outros candidatos, pré-candidatos e protocandidatos.

E não nos podemos esquecer de mais um ou dois candidatos que entretanto podem emergir. De entre o Dr. António Costa, o Dr. Passos Coelho e o Dr. Paulo Portas, os que saírem perdedores das legislativas, ficam livres para concorrer às presidenciais. Mas há por aí muitos mais espreita. Não acreditam? Prestem atenção aos jornais e às televisões e facilmente perceberão.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE VISITA ESPOSENDE
Estando noticiada a visita do Sr. Presidente da República ao nosso concelho. A visita deverá realizar-se no próximo dia 7 de março, por isso aguarda-se com expetativa o programa oficial desta visita de Sua Excelência, o Sr. Presidente da República, Dr. Cavaco Silva, ao nosso concelho. É que se fizer como o Presidente que anteriormente nos visitou, o Dr. Jorge Sampaio, e não se deslocar à sede do Município e aos Paços do Concelho, será de lamentar.

O Dr. Jorge Sampaio esteve na Barca do Lago, em Gemeses, onde chegou de "helicóptero", visitou a quinta, deu umas "tacadas" na bola de golf, almoçou, discursou e dali terá seguido diretamente para o aeroporto do Porto de onde levantou voo rumo à capital. Tive o prazer de participar nesta visita histórica, de um Presidente da República, em visita oficial ao nosso concelho.

Espero que a visita do atual Presidente, agendada para a próxima semana, não se limite a duas idas às praias, de Mar e de Fão, e sim, honre o nosso Município com uma sessão solene nos Paços do Concelho. É que se bem me recordo, no pós 25 de abril, ainda nenhum presidente o fez. Quase todos passaram por Esposende, mas em campanha eleitoral [à exceção do Dr. Sampaio, como atrás referi, que veio ao concelho mas não à sede nem à Câmara Municipal]. O que espero e desejo é ver o Senhor Presidente da República Portuguesa assinar o livro de honra na Câmara Municipal de Esposende e aí a falar aos Esposendenses de todo o concelho. Segundo informação que um amigo acaba de me fazer chegar, o último Presidente a deslocar-se ao Paços do Concelho, terá sido o Presidente Américo Tomás.

VILACHANENSE P.E PAULO SÁ CAMPEÃO EUROPEU DE FUTSAL NA ÁUSTRIA
É com especial gosto que envio daqui as minhas felicitações a mais este esposendense, de Vila-Chã, campeão europeu de futsal pela equipa portuguesa de padres, que esta 5ª feira venceram a “CLÉRIGOS CUP” na Áustria.

A equipa portuguesa venceu a final jogada na Áustria, derrotando a Polónia por 1-0. Quero aqui lembrar que Esposende enriquece assim a sua galeria de Esposendenses de excelência, com um Jogador natural do nosso concelho, mais concretamente da freguesia de Vila-chã e que se chama Padre Paulo Jorge Sá.

Bem meu conhecido, reconhecido como um Padre com vocação e uma paroquialidade muito dinâmica, vem agora juntar os seus atributos “futebolisticos”, do domínio da bola. Parabéns ao meu caro amigo P.e Paulo Sá e a toda a Equipa.

Hoje mesmo, dia 28, vai realizar-se uma sessão sobre agricultura e pescas, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio em Esposende. É uma organização do CFD/PP local e vai contar com as presenças do eurodeputado, Dr. Nuno Melo, do deputado Eng.º Altino Bessa, do Diretor Regional de Agricultura e Pescas, Dr. Mário João silva e da Vereadora na Câmara Municipal de Esposende, Dr.ª Berta Viana.

Também este sábado, mas à noite, um espetáculo de fado pela fadista Filipa Menina, no Auditório Municipal de Esposende, numa iniciativa evocativa do “Centenário da 1ª Guerra Mundial”.

Mário Fernandes;
28-02-2015


Sem comentários: