sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CRÓNICA SEMANAL NO «JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 31.01.2015


VIRÁ AÍ UMA NOVA EUROPA?
As eleições realizadas na Grécia no último fim-de-semana, de onde saiu um novo governo, vindo totalmente de fora das habituais alternâncias, trarão consigo uma nova europa?
Esta questão embora parece descabida parece-me de grande pertinência, porque acredito que nada ficará como dantes. A Grécia, tal como Portugal e outros pequenos Estados desta UE tem sido tratada com total desprezo, em total desigualdade de direitos e sem qualquer solidariedade. Se recuarmos um pouco na história, por incrível que pareça, aqueles Estados que hoje esmifram a Grécia e a obrigam a viver abaixo do limite do humanamente razoável, foram Estados que precisaram de ser ajudados em alturas de aflição e puderam contar com essa solidariedade, a mesma que hoje negam a outros.
Mas afinal que Europa é esta que trata assim os seus Estados membros? Esta questão já a tenho trazido aqui vezes sem conta e continuo a não vislumbrar qualquer resposta para a mesma. Que Europa é esta, tão pronta a salvar Bancos e o setor financeiro e a deixar as pessoas sem recursos para a sua sobrevivência? Que Europa é esta, onde se verificam tão gritantes desigualdades, seja nas condições de trabalho, seja nos níveis de remuneração? Que Europa é esta que obriga os nossos jovens, muitos deles altamente qualificados e competentes a emigrar para países que sem nada investirem na sua formação se vêm premiados com técnicos de elevadíssima qualidade? Que Europa é esta, em que Estados recebem dinheiro para que lhes seja emprestado dinheiro [veja-se o caso da Alemanha] e onde existem outros a pagar juros [incomportáveis] de mais de 20% e de 30%?
Em 16 de setembro de 2011, escrevi e publiquei na minha página do “facebook” um comentário que hoje aproveito para aqui recordar;
“...A GRÉCIA, FOI O BERÇO DA DEMOCRACIA!
Sinto-me obrigado a emitir a minha opinião, numa altura de grande incerteza, para a Nação e povo Grego. É sabido que a Grécia não tem dinheiro pagar os salários dos funcionários públicos, já no próximo mês de Outubro. Apesar de saberem isso, os Senhores Ministros das Finanças da EU, reunidos hoje na Polónia, para tomar uma decisão de ajuda/ou não à Grécia, optaram por adiar tal decisão, para, veja-se bem, meados de… Outubro! Pois então, assim é que se faz, como se não fosse nada com eles. Como é que se pode exigir que um qualquer país (neste caso a Grécia) cumpra, obrigando-a a juros de trinta e tal, quarenta por cento? Isto não é sério meus amigos! Nem a Grécia consegue, nem nenhum outro país do mundo inteiro o conseguiria! Se querem ajudar (como cinicamente o vão afirmando) baixem-se os juros, deixe-se de lhes exigir mais austeridade e apoiem-se, para que reencontrem o crescimento económico, criando emprego e riqueza, para ai sim, poderem então começar a pagar as suas dividas, mas ao mesmo tempo, restabelecerem alguma paz e estabilidade social. O que a Grécia precisa é de uma ajuda sólida, com atos, com meios e com saberes.
A Grécia foi o berço da democracia e até da própria Europa, não podemos ser alheios a isso, nem o povo Grego pode pagar a fatura dos incompetentes que os governaram, com a conivência da Senhora Ângela, do Senhor Sarkozy e de muitos outros “dirigentes” Europeus. A Grécia tem que ser ajudada, caso contrário não nos admiremos com o que daqui possa advir! Esta é a minha opinião!”
Vem esta transcrição da minha publicação de 16 de setembro de 2011, na minha página do facebook [onde facilmente pode ser consultada] a propósito daquilo que hoje se vive na Grécia. Passados três anos e meio a situação pouco se alterou. Terá havido um perdão parcial de divida, um segundo resgate e muitas avaliações pelo meio que mais não serviram do que para carregar na austeridade e sufocar os grego. Depois vieram eleições e os eleitores não perdoaram, varrendo da cena politica os partidos da tradicional alternância [hoje ganho eu, amanhã ganhas tu e depois estarei eu novamente de volta].
Não defendo perdões de divida, pois um Estado que se queira fazer respeitar deve honrar os compromissos assumidos, mas sou a favor de uma renegociação, de uma total revisão nas taxas de juro e nas condições de financiamento. Tantas vezes tenho manifestado a minha incompreensão pelo facto (só) agora concretizado pelo BCE, com a decisão de emprestar dinheiro diretamente aos Estados, com igualdade de condições e juros que se possam pagar. Como mais vale tarde que nunca, vamos ter já este mês de fevereiro o BCE a injetar 60 mil milhões de euros por mês, durante os próximos 19 meses, que tanto pode ser na compra de divida pública dos Estados membros, como a privados.
Ao contrário do que muitos especialistas afirmar por ai, eu acredito que este novo governo Grego vai trazer-nos uma nova… Europa. Uma Europa mais solidária e mais unida, uma Europa que olhe para os seus povos, que olhe para as pessoas e pelas pessoas. Uma Europa mais igual, mais segura e mais forte. Não pode haver Estados de primeira e Estados de segunda e terceira categoria, nem podem existir politicas tão díspares e desiguais.
Eu acredito por isso que este mesmo povo que está no origem da democracia, acaba de dar novo contributo para a sua revitalização e para mostrar a sua importância enquanto sistema político a preservar e a defender. Acho que Portugal e o governo português pode e deve ser solidário com os gregos e as suas dificuldades e aproveitar esta “lufada de ar fresco” para exigir uma Europa mais solidária e politicas mais equitativas. Num momento em que muitos dos responsáveis europeus parece ainda não saberem bem como reagir, esteve muitíssimo bem o Presidente do Parlamento Europeu Sr. Martin Schulz, que tomando a dianteira se encontrou com Tsipras, mostrando assim qual deve ser o caminho a seguir. Nem o Syriza vai conseguir cumprir tudo o que prometeu, e para tal até já tem uma boa desculpa, pois não tendo maioria, vai ter que fazer cedências ao parceiro de coligação, nem a Europa vai deixar de ajudar, apesar das declarações dos últimos dias de alguns dos seus responsáveis. Havendo bom senso, ganha a Europa e ganham os europeus. E SIM, VAMOS TER UMA NOVA EUROPA!
PASSOS COELHO DESRESPEITOU OS ELEITORES GREGOS
Considero totalmente desadequadas e desrespeitosas as declarações do Sr. Primeiro-ministro no comentário que fez [algo do tipo, “…É um conto de crianças, não existe”] ao resultado das recentes eleições na Grécia.
ESPOSENDE HOMENAGEOU O SEU MOTARD PAULO GONÇALVES
Os Esposendense fizeram questão de homenagear o seu campeão das motos. Estive presente, como não podia deixar de ser e gostei de ver a alegria contagiante do nosso campeão. Depois da concentração junto aos Socorros a Náufragos demos inicio [eu na minha «Lotus» de 1983, a minha primeira máquina de 2 rodas, que conservo] pelas 15 freguesias do concelho. Na chegada havia um grande número de pessoas a aplaudir a chegada dos motards superiormente liderados pelo Paulo Gonçalves. Chamado ao palco foi-lhe oferecida uma lembrança, pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira. Tratou-se de um bonito quadro com o seu retrato. A encerrar houve lugar a uma sessão de autógrafos, com bonitos pósteres do campeão. Mais uma prova de que Esposende sabe valorizar e reconhecer o trabalho dos…Esposendenses de excelência.
LUÍS FIGO CANDIDATO A PRESIDENTE DA FIFA
Tem o meu voto! Aqui está um Português de coragem, que se dispõe a romper com o estado de coisas a nível da cúpula do futebol mundial. É inequívoco que está na hora de substituir o senhor que comando o futebol há vários mandatos. Fico contente ao ver Figo dar o passo em frente, sem medo dos lóbis e de interesses instalados. O facto de o anúncio desta candidatura ter sido divulgado mundialmente em primeira mão pela CNN, deixa-me um sinal de que a esperança existe e que Figo pode, com o estatuto que lhe é reconhecido, chegar a presidente da “Fifa”. Fica bem claro que se há atividade em que os portugueses se destacam a nível mundial é precisamente no futebol. As bolas de ouro de Eusébio, Figo e Ronaldo, Mourinho [e o nosso Luís Campos] e muitíssimos mais e nas mais variadas funções a levar o nome de Portugal a todo o mundo.
ESTADO PÔS À VENDA A «ESTAÇÃO RÁDIO NAVAL DE APÚLIA» E A «POUSADA DA JUVENTUDE FOZ DO CÁVADO» EM FÃO
Espero que a Câmara Municipal esteja atenta e procure fazer parte de soluções que sejam do interesse do concelho.


Mário Fernandes
31-01-2015


Sem comentários: