quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CRÓNICA AO SÁBADO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» [14.02.2015]



GOVERNO QUER CRIAR TRABALHADORES DE 1ª E DE 2ª
O Governo anunciou que está a equacionar uma diferenciação para o horário dos trabalhadores municipais, classificando-os em 2 categorias: Os que trabalham em Câmaras com as contas em dia e os outros, os que trabalham em Câmaras com as dívidas. Bem, mas afinal o que é que um funcionário tem a ver com a gestão, boa ou má do Município onde trabalha, cumprindo com zelo e profissionalismo as ordens e as politicas dos executivos?
Sempre pensei que um dos valores fundamentais do Estado de direito é a igualdade de direitos e obrigações em situações idênticas  e que um dos valores essenciais da justiça no trabalho é o do salário igual para trabalho igual. Como sabemos durante muito tempo houve a iníqua situação de os funcionários públicos terem um tempo semanal de trabalho de 35 horas, enquanto os do setor privado tinham 40 horas. Agora passa a haver mais uma distinção, esta dentro do próprio setor público entre o Estado e os municípios que adotam as 40 horas e os outros municípios que pretendem regressar às 35 horas, sem qualquer redução de remuneração; ou seja, salário igual para trabalho muito desigual, uns com 35 e outros com 40 horas de trabalho por semana. Assim não vamos lá.
UE E GRÉCIA NEGOCEIAM COM CEDÊNCIAS
O Governo Grego apesar de muitas cedências continua convicto na defesa das suas propostas e as negociações com a União europeia mostram-se bem duras e difíceis, mas acredito que hão de chegar a bom porto. Li algures esta semana que na Grécia um trabalhador que perca o seu posto de trabalho recebe subsídio de desemprego durante 3 meses e após essa data deixa de usufruir de qualquer ajuda e é retirado da lisa de beneficiários do sistema nacional de saúde. Por aqui se vê que nem todos os gregos são oportunistas e que a classe média/baixa precisa de apoio social, tanto no caso de desemprego como de doença.
BANCA NACIONAL COM AS CONTAS FURADAS
Esta foi a semana em que os Bancos nos brindaram com as suas contas referentes ao ano de 2014. O último grande banco a apresentar as contas foi a CGD, sendo também aquele que apresentou maiores prejuízos. Estou convencido que se os bancos se limitasse à sua atividade normal – os seus resultados financeiros seriam bem diferentes e para muito melhor. O problema é que os bancos se foram meter em negócios e aventuras para os quais não estão vocacionados e concederam créditos monstruosos sem garantias e sem uma análise séria aos riscos em causa. Só nos últimos 4 anos os 4 principais bancos portugueses somaram 5,4 mil milhões de euros de prejuízos. É muita “massa” para o Zé Povinho pagar.
PRESIDENTE
É claro para todos os portugueses que o Sr. PR continua a dar total cobertura à politica governativa da atual maioria, vindo sempre em sua defesa, independentemente dos resultados obtidos e dos sacrifícios dos portugueses. Esta semana ouvi o Sr. PR a proferir umas declarações que considero bastante infelizes. Declarações que pelo seu teor caíram muito mal na Grécia. Na Grécia e em Portugal. O mais alto magistrado da nação deveria ter em conta aquele ditado que diz “para te enalteceres, não precisas de amesquinhar ninguém…”. Cada um deve afirmar-se por aquilo que é e por aquilo que faz, afirmar-se pelo seu próprio valor e fazer o seu próprio caminho. E depois não nos podemos esquecer que o reembolso antecipado ao FMI só é possível porque o governo foi pedir dinheiro a outro lado [embora a juros mais baixos e ainda bem]. E graças ao sacrifício das portuguesas e dos portugueses. É que nos últimos 4 anos, apesar de toda a austeridade, a dívida público cresceu cerca de 50 milhões de euros. Pois é. Mas desta sexta-feira chegaram-nos os dados estatístico do INE que são encorajadores porque mostram as exportações com os valores mais altos dos últimos anos e a economia portuguesa a crescer.
Eu ainda acredito que esta “coisa” da Grécia ainda pode servir de motor para mudanças nesta Europa cada vez mais egoísta. Que soprem ventos de mudança e que aquilo que for concedido à Grécia também o seja a Portugal e aos outros Estados que foram objeto de intervenção “Troikana”, como a Irlanda e a Islândia.
PUTIN ANÚNCIA TRÉGUAS PARA A UCRÂNIA
Putin afirmou na cimeira de Minsk que chegaram os chefes de Estado haviam chegada a um acordo de cessar-fogo para entrar em vigor no próximo dia 15. Entretanto ainda restam 2 dias para a balas levarem à destruição e à morte.
LISTA DOURADA DO “HSBC” SUIÇO
Mais uma lista, mais uma dor de cabeça para as autoridades sem mãos a medir na luta pelo combate à fraude. Para tristeza das minhas amigas e dos meus amigos, quero informá-los solenemente que o meu nome não consta desta célebre lista do “HSBC”. Mas tenho pena!
FÓRUM ESPOSENDENSE
A Associação Cívica para o Progresso e Desenvolvimento do Concelho de Esposende, Fórum Esposendense, acaba de reeleger a sua equipa diretiva para mais um mandato de 2 anos.
Esta Associação tem por fim promover a reflexão e o estudo dos problemas de política social, económica e cultural do concelho e muito particularmente daqueles que se insiram no contexto da regionalização e da afirmação de Esposende, como polo de desenvolvimento. Para a consecução desta finalidade geral, a Associação desenvolverá as atividades que os órgãos sociais julgarem convenientes, nomeadamente; Acompanhar a vida social, económica e cultural do concelho, intervindo sempre que for julgado útil, em defesa dos interesses esposendenses. Promover   o   debate   público   de   todas   as   questões   que   interessem   ao
concelho e região. Divulgar o património histórico e cultural do concelho e tudo quanto a
este diga respeito. Contribuir para que a sociedade conserve o ambiente, conciliando as especificidades sociais e culturais com a preservação da biodiversidade e com o uso sustentável dos recursos naturais recorrendo à investigação e implementação de projetos de conservação. Promover ou associar-se a ações em prole da defesa das condições de utilização do rio Cávado e respetiva barra marítima nomeadamente através de projetos de investigação, desenvolvimento e demonstração ou outros que possibilitem uma adequada melhoria das condições náuticas em benefício das classes piscatórias e de recreio de todo o concelho de Esposende.
Trata-se de uma Associação que vem desenvolvendo um excelente trabalho em prol de Esposende e dos Esposendenses. Desde a requalificação do Edifício de Socorros a Náufragos, um dos ex-libris da nossa cidade, à criação do Museu do Mar, passando pela requalificação, em curso, dos estaleiros navais de Esposende, pela propriedade do Jornal quinzenário Farol de Esposende e pela criação do Centro de Mergulho e Ecologia Marinha e Centro de Atividades Náuticas, as atividades, todas de grande monta, são mais que muitas.
O Fórum Esposendense é reconhecidamente uma Instituição de referência no nosso concelho. É um magnífico exemplo do que é a intervenção cívica em prol do desenvolvimento social. As minhas felicitações para toda a equipa, excelentemente liderada pelo meu caro amigo Fernando Ferreira e o desejo de que continuem a obter os maiores sucessos para este novo mandato. Força, rumo à conquista de novos mares.
ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS ESTRAGAM PAISAGENS
À Estação Elevatória de Fão, mesmo ao lado da ponte Luís Filipe e de outras duas, parece que se vai seguir a instalação/construção de uma na Av.ª Marginal em Esposende. Aposto que vai dar muito que falar. Era bom que a solução em projeto fosse reavaliada e equacionada nova solução/localização. Não se estrague a nossa bonita marginal. Ponham os Srs. Arquitetos a arquitetar… novas soluções, que integrem estas construções no meio ambiente onde se inserem. A Câmara deve ter uma atenção muito especial no licenciamento destes equipamentos! O ambiente agradece e as pessoas também.
ESPOSENDENSES JOÃO RIBEIRO E TERESA PORTELA VÃO SER DISTINGUIDOS NA GALA DOS CAMPEÕES 2014
Os canoístas esposendenses, João Ribeiro - da embarcação K4 1000 metros e Teresa Portela em k1 vão ser distinguidos como Canoístas do Ano na Gala Anual dos Campeões de Canoagem, respeitante ao ano de 2014, a realizar amanhã, dia 15 de fevereiro, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.
A finalizar aproveito para desejar um excelente Dia dos Namorados a todos, pomposamente celebrado hoje mesmo, e um bom carnaval, cheio de sátira e de animação e que os foliões saiam à rua para delícia das populações.
Mário Fernandes;
14-02-2015


Sem comentários: