segunda-feira, 28 de abril de 2014

MAIS UMA CRÓNICA DE OPINIÃO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» [26.04.2014]





«LOJA SOCIAL» E «BANCO LOCAL DO VOLUNTARIADO DE ESPOSENDE» AJUDAM FAMÍLIAS ESPOSENDENSES!
O Banco Local do Voluntariado de Esposende celebra mais um aniversário com a realização de uma «Caminhada Solidária» este Domingo na cidade de Esposende!
A Loja Social de Esposende foi criada pelo Município de Esposende em parceria com os parceiros sociais – Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias, Associações e Agremiações beneficentes, empresas e cidadãos e tem sede num pavilhão do Município, sito na Estrada Nacional 103 em Palmeira de Faro.
Esta «Loja Social» conta com a colaboração de um corpo de voluntários coordenados pelo Banco Local do Voluntariado e serve um conjunto considerável de famílias, de pessoas e até de instituições.
A Rede Social do Concelho de Esposende surgiu da necessidade de organizar a sociedade no seu todo e mobilizar pessoas e instituições para um trabalho profícuo em prol dos mais necessitados e de uma luta constante pela erradicação da pobreza e da própria exclusão social. Pretendeu-se criar uma rede de parcerias para interligar e coordenar o trabalho de todos, indivíduos, parceiros e sociedade civil.
A Loja Social foi apresentada pelo Município ao Núcleo Executivo da Rede Social que integra em rede um conjunto muito válido de parceiros sociais. Foi no dia 11 de Abril de 2011 que em Conselho Local de Ação Social foi aprovada a implementação da «Loja Social de Esposende». No dia 11 de Dezembro de 2011 foi inaugurada a «Loja Social», num espaço disponibilizado pelo Município, onde foi assinado um Protocolo de Cooperação, com 36 parceiros da Rede Social do Concelho de Esposende.
Trata-se de um conceito inovador que contempla uma rede de partilha [termo muito em voga nas redes sociais, em especial no facebook] e de solidariedade da comunidade esposendense em complemento a toda a política e ação social com o objectivo de potenciar os recursos e sinergias disponíveis nos vários parceiros e evitar a sobreposição de intervenções e campanhas, levando a melhores resultados.
Quem ficou a ganhar com esta atuação em grupo foram as famílias que mais facilmente têm acesso a bens de primeira necessidade, seja alimentação, vestuário, mobiliário e mesmo recuperação de habitações.
Há ainda a realçar o importantíssimo papel desempenhado pelos Voluntários inscritos no Banco Local do Voluntariado de Esposende, que colaboram em todas as atividades de angariação de recolha e armazenamento dos bens, de entre muitas outras tarefas.
ALGUNS NÚMEROS REFERENTES AO ANO DE 2013, PARA MELHOR PERCEBERMOS A IMPORTÂNCIA DA «LOJA SOCIAL» DE ESPOSENDE E DA COLABORAÇÃO DO BANCO LOCAL DO VOLUNTARIADO
Doações: 43.365 bens. A maioria foram alimentos (67.3%), seguidos do vestuário (21.5%) e do material escolar (3.6%); 42. 56% dos bens doados foram provenientes de doações por parte de associações, onde se insere o Banco Alimentar, seguindo-se as campanhas levadas a efeito pela Loja com 21.91%, e as IPSS’s com 17.07%.
Reciclagem: Foram encaminhados para reciclagem e consequentemente troca por alimentos 53.165kg.
Atribuições: Bens distribuídos a famílias carenciadas 38.404 bens, dos quais 62.7% foram alimentos, 27.1% vestuário, e em terceiro lugar o material escolar com 3.2%;
Trocas de bens: O número de trocas registadas em 2013 reflete um aumento de 191% comparativamente com 2012; 22.153 bens recebidos na Loja em troca de 10.407 bens levados;
Beneficiárias/os: A Segurança Social é a entidade gestora da maioria das famílias benificiárias atingindo os 41,1%, seguindo-se a Câmara Municipal com 39,1% e a Associação Esposende Solidário com 19,8%; Em 2013 registaram-se 258 famílias beneficiárias, verificando-se uma diminuição comparativamente com o ano anterior, na qual tinham sido apoiadas 304 famílias; O total de beneficiários em 2013 foi de 765, sendo que as faixas etárias mais representadas registam-se entre os 10-19 anos, seguida da dos 40-49 anos;
Atividade Voluntária: O número de participações de voluntárias/os que colaboraram em 2013 duplicou em relação ao ano anterior, passando de 74 para 148; Bem hajam os voluntários. O número de horas prestadas pelos voluntários aumentou entre 2012 e 2013 de 1.039,5 horas para 1.330 horas;
Afluência de pessoas: A afluência da comunidade à Loja Social foi registada pela entrada de 3.880 pessoas, quer para fazer doações, para proceder ao levantamento de bens, para proceder a troca de bens ou visitar as instalações.
CAMPANHA DE RECOLHA DE BENS: A Loja Social Rede Solidária em colaboração com os Parceiros levou a efeito várias Campanhas de Recolha de Bens Alimentares, sob o mote “Porque há causas boas, Seja Solidário!”, a campanha decorreu em todo o concelho, apelando à solidariedade da comunidade. Estas campanhas tem sido realizadas tanto nos hipermercados da cidade de Esposende (2 a 4 de Agosto de 2013), onde estão voluntários sensibilizando a comunidade para a adesão a esta ação de partilha e solidariedade, prosseguindo até ao final da data definida, como junto do comércio local em todas as Freguesias.
De registar ainda a realização de «Projetos Locais Empresarias para a Responsabilidade Social» entre os parceiros sociais. Tendo em conta os indicadores apresentados, é possível concluir-se que este projeto se tem vindo a afirmar na comunidade esposendense, constituindo-se um centro de recursos e de desenvolvimento de competências para a cidadania.
ESPOSENDE TAMBÉM CELEBROU OS 40 ANOS DO «25 DE ABRIL» COM EXPOSIÇÕES E COM A PUBLICAÇÃO DE UM LIVRO DE PENTEADO NEIVA «40 ANOS DE PODER LOCAL EM ESPOSENDE – PROMESSAS E PICARDIAS»
Sobre as celebrações do 40º aniversário do 25 de Abril, a nível nacional assisti mais uma vez a um programa no Parlamento cujo figurino nada evoluiu e com muitas intervenções saudosistas e pouco viradas para a realidade atual e para o futuro de Portugal e dos portugueses. Os militares festejaram no Largo do Carmo em Lisboa, onde contaram com a presença de Soares, Alegre e várias outras figuras nacionais descontentes com o atual estado de coisas. A ver se para o próximo ano mudam alguma coisa para cativar a juventude, restituir confiança e dar esperança! Em Esposende verificou-se uma atividade digna de registo, com a inauguração de uma exposição e a apresentação de um livro sobre o poder local editado pela Câmara Municipal, da autoria do historiador Dr. Penteado Neiva. Estive presente e gostei. As minhas felicitações ao Município e os meus parabéns ao autor pela excelência do trabalho apresentado. No Auditório Municipal realizou-se uma Assembleia Municipal extraordinária evocativa da data com vários discursos políticos, com toda a carga ideológica ao sabor das várias cores partidárias.
Aproveito para lançar daqui e desde já um desafio ao Dr. Penteado Neiva para que edite mais um livro dedicado ao poder local, mas agora focalizado nas Freguesias. Talvez para evocar os 45 anos de Abril.
PÁSCOA
Gostei da ideia da Junta de Freguesia da Vila de Forjães de abrir a sede da Junta ao compasso pascal. Pelo que soube, esta excelente iniciativa ter-se há revestido de grande solenidade e sucesso. As pessoas compareceram contribuindo assim para a manutenção de uma das maiores tradições religiosas do Minho. Nestes tempos em que muitas Paróquias começam a sentir dificuldades em mobilizar a comunidade para que neste dia abram as suas portas a Cristo ressuscitado, uma iniciativa destas ainda tem mais valor. Parabéns aos organizadores! Aproveito para felicitar também os paroquianos de Curvos que também vão mantendo com gosto e asseio esta tradição pascal, dando vida à comunidade.
CAMINHADA SOLIDÁRIA
Vamos todos participar este domingo, dia 27, na «Caminhada Solidária» organizada pelo Banco Local do Voluntariado de Esposende para comemorar o 5º aniversário do BLV, pretendendo sensibilizar a população para esta causa social. E já se inscreva como voluntário, dando um pouquinho do seu tempo, pode tornar felizes outras pessoas!

Mário Fernandes;
26-04-2014

Sem comentários: