domingo, 6 de abril de 2014

MAIS UMA CRÓNICA DE OPINIÃO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 05 ABRIL DE 2014




AS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL [IPSS’S E MISERICÓRDIAS] SÃO UM DOS MAIS IMPORTANTES ATIVOS DO CONCELHO DE ESPOSENDE E UM DOS PRINCIPAIS SETORES ECONÓMICOS

O programa do Município de Esposende «Março com Sabores do Mar» inclui desde o ano passado um concurso para avaliação das cantinas escolares – de escolas e Ipss’s, tendo concorrido mais de uma dezena de instituições.

Não vou aqui referir o concurso gastronómico em que competem os restaurantes porque esse já vai na sua décima edição e, por isso, já é por demais conhecido. Hoje quero abordar a temática social no nosso concelho, que engloba um conjunto significativo de instituições, muitas delas parceiras, pelo menos na Loja Social e na realização ou frequência de algumas ações e atividades. As minhas felicitações aos 14 participantes e um louvor aos que foram distinguidos.

É necessário alterar um certo paradigma que ainda vai vigorando em algumas das lideranças associativas. É preciso inovar, ver mais longe, antecipar e chegar primeiro, criar mais-valias e acrescentar valor à sociedade. Importante mesmo é apostar, tal como tem sido sugerido pelo Município em Conselho Local de Ação Social, presidido pela Srª Vereadora da Ação Social, Engº Raquel Vale e que vem desenvolvendo um magnifico trabalho, em programas de parcerias estratégicas, onde mais do que juntar instituições se pretende enriquece-las, acrescentar-lhe saber e experiência, tornando-as mais eficientes e com maior oferta de serviços e valências em benefício da qualidade final que é prestada aos utentes, às suas famílias, às próprias comunidades locais e ao concelho no seu todo.

A Carta Social e a Carta Educativa do concelho espelham a realidade concelhia em números, caracterizam a oferta existente, identificam os pontos fortes e os pontos fracos, sinalizam as mais-valias e… dão pistas para o futuro...
.../...

Ler na integra na edição em papel!
MF


Sem comentários: