sexta-feira, 5 de abril de 2013

CENTRO SOCIAL DE CURVOS VENCE CONCURSO GASTRONÓMICO DO MUNICÍPIO DE ESPOSENDE COM CANTINA ESCOLAR




Centro Social de Curvos vence Concurso Gastronómico XIV Edição “Março com Sabores do Mar” com Cantina Escolar


O Concurso lançado pelo Município de Esposende “Março com Sabores do Mar” já vai na XIV edição e este ano incluiu uma nova categoria a concurso, com as “Cantinas Escolares”, tendo o júri atribuído o primeiro prémio à cantina do CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE CURVOS, pelo prato “Bacalhau estendido com pimentos”.

A entrega dos prémios, dos diplomas e das lembranças do Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar” decorreu ontem - dia 4 de Abril, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, na cidade de Esposende, numa sessão que foi presidida por João Cepa, Presidente da Câmara Municipal de Esposende, onde foi também apresentado o projecto e assinado o contrato de empreitada do Centro de Informação Turística de Esposende a instalar no edifício sito na Av.ª Marginal, onde já funcionou o antigo posto de turismo. O auditório deste Fórum esteve repleto.

Na categoria da restauração, o Restaurante Senhora Peliteiro, de Fão, com o prato Linguado da Lota, foi o vencedor, recebendo também a menção honrosa com a marca “Inovação”. Em 2.º lugar, e com as menções honrosas “Qualidade do Serviço” e “Higiene”, ficou classificado o restaurante Varandas do Cávado, de Esposende, que concorreu com “Robalo gratinado com pasta de bacalhau, legumes glaciados e pudim de arroz selvagem”. O 3.º lugar foi atribuído a dois restaurantes: o Água Pé, de Esposende, que apresentou a concurso “Salada de lavagante com ouriços do mar” e que obteve também a menção honrosa “Ambiente, e o restaurante Rita Fangueira, de Fão, que concorreu com o prato “Misto de peixe ao fricassé com coroa de legumes” e que recebeu também a menção honrosa “Preço/Qualidade”.

A menção honrosa “Promoção” foi atribuída ao restaurante e pizzeria Siamo in Due, de Esposende e, com as menções honrosas “Acompanhamento/Vinhos” e “Acompanhamento/Guarnição” foi distinguido o restaurante Tio Pepe, de Fão, cuja cozinheira, Ludovina Barbosa, recebeu o Prémio Especial “Carreira” pela longevidade da sua actividade, cerca de trinta anos, ao serviço da restauração.

O júri decidiu atribuir o Prémio Especial “Jovem Cozinheiro Especial” a Pedro Martins Araújo, do restaurante Atlântico. O Prémio Jovem cozinheiro foi atribuído a Célia Sofia Soares, o 2º lugar foi para José Carlos Silva e o 3º lugar para Ana Carolina Torres.

Concorreram 25 restaurantes, 6 pastelarias, 5 quintas e várias Escolas e Instituições de Solidariedade Social concelhias.

O Presidente do Júri, João Leite Gomes, louvou a iniciativa e deixou o desafio para que na edição do próximo ano possam aparecer a concurso receitas com história. Referiu ainda que em sua opinião o Município de Esposende está muito à frente de Municípios vizinhos no que toca à promoção turística.

Usou da palavra Melchior Moreira, Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, para elogiar a Câmara Municipal de Esposende e o seu Presidente pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido em pról do concelho e de toda a região norte.

João Cepa finalizou a intervenções, agradecendo a todos os concorrentes, o júri, as instituições e as empresas, felicitando os vencedores e lembrando tudo o que o Município tem feito em prol do turismo e da economia do concelho e da região.


Auditório do Fórum Municipal de Esposende replecto para a entrega
dos Prémios do Concurso "Março com Sabores do Mar'2013"

Elsa Fernandes na presença do Júri, do Presidente da Câmara Municipal de
Esposende, Presidente do Turismo Porto e Norte e do Presidente da Junta
Freguesia de Curvos

Elsa Fernandes recebeu o 1º Prémio

Lá está no slide o 1º Prémio atribuido ao Centro Social de Curvos

1º Prémio Restauração - Restaurante Senhora Peliteiro de Fão

1º Prémio atribuido ao Centro Social de Curvos

Fórum Municipal Rodrigues Sampaio em Esposende

Fórum Municipal Rodrigues Sampaio em Esposende
«Março com Sabores do Mar'2013»


Estive presente e pude assistir a este momento marcante para o Centro Social de Curvos, que viu assim mais uma vez e de uma forma inequívoca, o reconhecimento público do trabalho que desenvolvem e da superior qualidade dos serviços que prestam à comunidade local e comunidades vizinhas.

Parabéns à sua directora, Elsa Fernandes e na sua pessoa todas as colaboradoras da Instituição Curvense.

MF


Sem comentários: