quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE LANÇA CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL PARA CONCEPÇÃO DO PARQUE DA CIDADE

Câmara Municipal de Esposende lança concurso público internacional para a concepção do Parque da Cidade.

Este Parque vai nascer na Zona ribeirinha de Esposende, no espaço compreendido entre o Centro de Actividades Náuticas e a Ponte de Fão.
É intenção da Autarquia dotar Esposende de um Parque Verde, requalificando e valorizando uma área que, actualmente, não se coaduna com as recentes intervenções de beneficiação da Zona Ribeirinha, até porque é uma das portas de entrada da cidade. Esta intervenção deverá, por outro lado, contribuir para reforçar a ligação da população ao rio.

Integrada na estratégia de requalificação da cidade e da valorização ambiental das margens do Rio Cávado, a intervenção deverá ter em conta as acções de requalificação já realizadas na frente ribeirinha de Esposende, as normas do PDM e as condicionantes locais. Pretende–se, pois, que as propostas englobem uma solução sustentável e focalizada na regeneração urbana e paisagística da zona e apresentem especial preocupação com a sustentabilidade, quer ao nível das opções construtivas, quer das opções paisagísticas.

O Parque da Cidade deverá integrar percursos pedonais e cicláveis em articulação com os existentes e previstos, nomeadamente a Ecovia do Litoral Norte e os Trilhos do Cávado, espaços para eventos ao ar livre relacionados com o rio e a prática de desporto informal, postos de interpretação ambiental e pontos de observação de avifauna. O espaço disporá também de parque de merendas e parque de estacionamento para auto caravanas, contemplando ainda sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano, incluindo pontos de recolha selectiva de resíduos

Podem candidatar–se exclusivamente equipas projectistas constituídas por profissionais independentes e empresas em nome individual ou societárias, habilitadas a exercerem a actividade de estudos e projectos de arquitectura. A proposta vencedora receberá um prémio de consagração no valor de 10 000 euros.

O regulamento do concurso poderá ser consultado online na plataforma electrónica www.compraspublicas.com ou directamente no Serviço de Atendimento da Câmara Municipal de Esposende, no horário de expediente, das 8h30 às 15h30. O prazo de entrega de propostas decorrerá até ao dia 30 de Abril de 2013. 

Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende submetida em quarta–feira, 02 de janeiro de 2013
MF

Sem comentários: