quinta-feira, 8 de novembro de 2012

EM DEFESA DAS FREGUESIAS!



A extinção de 11 das actuais 15 Freguesias do concelho de Esposende!


A extinção de 11 das 15 Freguesias do nosso concelho! O concelho de Esposende!

Quero iniciar esta minha reflexão, começando por fazer a minha declaração de interesses:

1.º) Sou presidente da Junta de Freguesia de CURVOS, ou seja, uma das 11 Freguesias que o Governo quer extinguir à força, contra tudo e contra todos, onde obviamente se incluem os próprios Fregueses visados;

2.º) Sou, desde sempre, como é do conhecimento público, pelas minhas intervenções e tomadas de posição, um defensor acérrimo das Autarquias Locais, pelo conhecimento, vivência e experiência que tenho, porque são órgãos de proximidade e prontidão no atendimento às populações, especialmente às mais vulneráveis, desprotegidas e carenciadas e porque são factores de desenvolvimento e progresso, criando e gerindo os equipamentos que são postos ao serviço das pessoas.

3.º) Pelas inúmeras funções que desempenho ou já desempenhei nas mais variadas instituições e associações concelhias, tenho a felicidade de conhecer muito bem o nosso concelho e por isso tenho um carinho especial por todas as 15 Freguesias, com todas as suas especificidades e riquezas individuais, bem como pelas suas populações.

Posto isto, aqui vai:

Discordo totalmente da extinção forçada [sim forçada, porque nenhum dos seus responsáveis democraticamente eleitos manifestaram a sua concordância] destas 11 Freguesias, porquê;

As populações não foram ouvidas, e se há tema que lhe diga respeito, este será porventura senão o mais, pelo menos um dos mais importantes de todos;

Porque ninguém conseguiu ainda provar-me um único benefício ou ganho que seja, com a liquidação destas 11 Freguesias;

Porque discordo totalmente dos critérios usados, quer dizer, da falta deles, pois a proposta conhecida, tal é a sua inconsistência [veja-se bem que 2 das novas Freguesias "Uniões", ficariam sozinhas a ter vinte e tal mil, dos trinta e quatro mil habitantes do concelho, ou seja 65% da população do nosso concelho em apenas 2 freguesias e no lado oposto, ficaríamos com Freguesias com apenas mil habitantes, mas que grande exemplo de hegemonia!], só pode mesmo ter nascido daquele típico método de escolha de campo para um qualquer jogo de futebol, com a moeda ao ar, e calhe a quem calhar;

Quero deixar bem claro que não é mais este ataque que me vai esmorecer, pois até que seja aprovada na Assembleia na Republica e seja promulgada pelo Senhor Presidente da Republica e até que entre em vigor, o que eu duvido, pois aguardamos a pronúncia do Tribunal Constitucional sobre a constitucionalidade desta Lei, vou continuar, se calhar com mais força ainda, a defender a minha e as demais 10 Freguesias, estas mesmas, que os “tecno-ignorantes” do terreiro do paço querem varrer do nosso mapa concelhio.

Quero ainda clarificar que o facto de quererem agregar Curvos e Palmeira de Faro, extinguindo ambas para criar uma nova, com a tal designação de “União de…” não me faria qualquer impressão ou constrangimento, nem existe aqui qualquer “handicap”, como alias também não existiria caso a agregação fosse com Vila-Chã, ou mesmo com a outra Freguesia com quem temos vizinhança, que é a Freguesia de Vila Cova. Estou mesmo convencido que da parte dos nossos vizinhos a situação seria reciproca.

Em Curvos damo-nos bem com todos os nossos vizinhos, aliás, fazemos disso ponto de honra, temos excelente relacionamento institucional, pessoal e inter-populacional, mas como não vemos justiça nesta decisão, nem benefícios com a esta agregação, queremos continuar a ser como até aqui, ou seja: A FREGUESIA DE CURVOS, com a nossa própria identidade e com o mesmo número de contribuinte de sempre, esse mesmo que nos querem roubar: 501.229.094.

Alias, eu quero aproveitar para me dirigir aos Palmeirenses, para que não restem dúvidas quanto ao meu posicionamento e ao posicionamento dos Curvenses, pelo menos da sua grande maioria;

Todos os Curvenses têm pessoas de sua amizade, amigas e amigos em Palmeira de Faro, muitos de nós até temos familiares, como é o meu próprio caso, onde tenho um irmão e demais família e pela minha esposa tias e tios e suas famílias, temos pessoas conhecidas a quem tratamos pelo próprio nome, com quem regularmente nos cruzamos e a quem dizemos bons dias e boas tardes, a quem damos um passe bem, ou seja, existe uma relação amistosa e mesmo de reciproca solidariedade. Nada disto está em causa, simplesmente não nos sentimos condicionados para legitimamente continuarmos, enquanto acharmos que isso pode ser possível e razoável a lutar contra a extinção da nossa Freguesia e por consequência contra a extinção da Freguesia de Palmeira de Faro.

Digo mais para que não restem equívocos, o relacionamento entre a Junta de Freguesia de Curvos, por mim liderada há mais de 10 anos e a Junta de Freguesia de Palmeira, presidida pelo meu caro amigo, Presidente Jorge Filipe são um excelente exemplo daquilo que deve ser o relacionamento institucional entre duas instituições; Baseado na seriedade e na lealdade e por isso irrepreensível.

Ainda ontem, em conversa pessoal com o Jorge falava-mos desta patifaria que nos querem fazer, manifestando mais uma vez a nossa discordância com a extinção das nossas 2 atuais Freguesias.

Tenho sido abordado por muitas pessoas, tanto autarcas, como cidadãos anónimos, Curvenses e não Curvenses e nesse seguimento vou aproveitar para partilhar consigo, uma abordagem de hoje mesmo, por uma pessoa, que segurando o Jornal de Notícias na mão, me questionou da seguinte forma:

"Então, tem algum jeito isto de quererem acabar com estas 11 Freguesias, para criar 5 novas e deixar aquelas 4 assim? Isto foi feito com base em que critérios e com que justificações?"

A minha resposta foi a mesma, aquela que sempre manterei inalterada e não poderia mesmo ser outra:

"Sabe, aquelas 4 Freguesias não são as que estão mal, aquelas 4, que são, Forjães, Antas, Vila-Chã e Gemeses estão muitíssimo bem assim, como sempre estiveram!

Errado está o facto de quererem acabar com as outras 11 Freguesias; Belinho, Mar, Marinhas, Esposende, Gandra, Curvos, Palmeira de Faro, Fão, Apúlia, Fonte Boa e Rio Tinto! 


Mas sabe, com a ajuda das populações havemos de impedir tal maldade e o nosso concelho, estou certo, há-de continuar a ter as actuais 15 meninas dos nossos olhos!"

É isto que devemos evitar a todo o custo, ter as pessoas revoltadas umas com as outras.

O nosso inimigo não é, nem será nunca a freguesia ao lado, nem nenhuma das outras 14, mas sim esta Lei que quer ilegitimamente extinguir algumas das nossas freguesias.

Aos Senhores Deputados de todos os partidos, pelo menos aos eleitos pelo nosso distrito, o distrito de Braga, envio-lhes daqui uma mensagem:

Reflictam muito bem naquilo que vão fazer no dia da votação e na forma como vão votar e não nos venham depois com desculpas esfarrapadas, do tipo, disciplina partidária, porque se um deputado nos diz;

"Eu estou do seu lado, do lado das populações locais, sou totalmente contra esta imposição e contra esta Lei, mas sabe, apesar de todos os avisos, o governo teima…”

Bem, este e estes senhores Deputados não têm outra hipótese que não seja votar contra! É o que eu espero, pois se não o fizerem significa que não são merecedores do lugar que ocupam e por isso nós, Esposendenses, vamos estar atentos e vamos registar com especial atenção o posicionamento dos senhores parlamentares, para que um dia ao voltarem a este concelho, saibamos recebe-los com a devida desatenção e desapreço.

Um obrigado muito especial para as muitas pessoas que se têm mostrado solidárias comigo e com a Freguesia de Curvos. Muito, muito obrigado a todos!

Curvos, Sempre;

Viva o Concelho de Esposende!

MF


Sem comentários: