domingo, 21 de fevereiro de 2010

A SEMANA EM REVISTA

Objectiva... mente;
uma imagem da semana!
Tragédia na Ilha da Madeira

"VIVÊNCIAS LOCAIS" EM CURVOS
Reuni com a Esposende Ambiente – Engª Anabela e Eng. Carlos do Carmo e uma responsável do Grupo de Teatro de Vila do Conde – Drª Filipa, para dar inicio ao trabalho que visa fazer o levantamento das vivências locais da Freguesia de Curvos. Este trabalho de investigação e pesquisa será desenvolvido na Freguesia de Curvos, durante os próximos quatro meses, devendo estar concluído até ao final de Junho. Em Julho realizar-se-á a apresentação do trabalho, com uma representação teatral, um registo em vídeo e em livro.

MAIS UM DESFILE DE CARNAVAL EM CURVOS
O Centro Social e Junta de Freguesia de Curvos organizaram um grande desfile de Carnaval, pelas ruas da Freguesia. Participaram mais de uma centena de pessoas, desde os mais pequenos aos mais idosos. Mascarados a rigor, desfilaram durante toda a manhã por ruas e vielas, perante o olhar de inúmeros curiosos com quem se iam cruzando. Parabéns à organização, pelo sucesso de mais esta magnifica actividade!

YOGA EM CURVOS
Esta Quinta-feira realizou-se mais uma sessão de yoga que contou com a participação de um número considerável de Curvenses. A participação continua a ser gratuita.

CONSTÂNCIO ELEITO VICE-PRESIDENTE DO BCE
O até agora Governador do Banco de Portugal bateu o concorrente Luxemburguês e o Belga. Que rico prémio, para aquele que em Portugal ficava surpreendido com tudo e com todos! Ficou surpreendido com o BPN, ficou surpreendido com o BPP, ficou surpreendido com o valor do défice, ficou surpreendido com a taxa de (des)crescimento, ficou surpreendido com a taxa de desemprego, e aos portugueses surpreendia-os diariamente, ao vir sugerir o aumento de impostos, substituindo-se e de que maneira ao Governo! É curioso saber que no BCE vai ter o pelouro da supervisão!

FUNDO DE FINANCIAMENTO DAS FREGUESIAS 2010
Em consulta ao Orçamento de Estado para 2010, pude tomar conhecimento dos valores que o Estado vai transferir para as Juntas de Freguesia durante este ano de 2010. No que toca ao Concelho de Esposende existem grandes disparidades entre as freguesias que recebem mais (74.878,00€) e as que recebem menos (26.326,00€). Como facilmente se pode verificar, consultando o quadro apresentado, as duas freguesias do concelho de Esposende que recebem menos verbas são precisamente as freguesias de CURVOS e Rio Tinto!

"I FEIRA DO LIVRO" NO CENTRO SOCIAL DE CURVOS
Encontra-se aberta ao público, de 17 a 28 de Fevereiro, nas instalações do Centro Social de Curvos, uma Feira do Livro, com o apoio Editora "Texto Editores".

CHOQUE DE COMBOIOS NA BÉLGICA
Este acidente ferroviário provocou 18 mortos e pelo menos 95 feridos. As primeiras investigações falam em erro humano, mas há também quem fale em falha mecânica e na falta de controlo automático de velocidade nos comboios.

MAIS UM PORTUGUÊS NA DIPLOMACIA EUROPEIA E MUNDIAL
O português Durão Barroso, presidente da EU, nomeou outro português, João Vale de Almeida para Embaixador da União Europeia em Washington.

JUSTIÇA DESPORTIVA SUSPENDE "HULK" E "SAPUNARU"
A justiça desportiva está a funcionar e isso e meritório. Claro que os “castigados” do chamado "caso do túnel da Luz" não terão ficado satisfeitos e deverão por isso recorrer. Uma coisa é certa, quem prevarica deve pagar por isso.

FERNANDO NOBRE CANDIDATA-SE A PRESIDENTE DA REPUBLICA
O Presidente da AMI - Dr. Fernando Nobre, candidata-se, segundo o próprio, em nome de uma imperativo moral, de consciência e de cidadania. Reputado cirurgião, presidente da AMI e autor de vários livros. É um Homem que admiro bastante, pela coragem, pela entrega e pela solidariedade para com os mais fracos, os mais pobres e os mais necessitados. Estamos habituados a ve-lo sempre na linha da frente, a enfrentar todo o tipo de adversidades e de catástrofes mundiais. Certo, certo, é que esta candidatura deverá provocar estragos na candidatura do Dr. Manuel Alegre e não só.

FACE OCULTA COM NOVAS ESCUTAS ESTAMPADAS NOS JORNAIS
É pena vermos o nome desse grande futebolista chamado Luís Figo, ligado a toda esta trapalhada. Para o bem de todos seria bom que fosse apurada toda a verdade para que aqueles que nada tem a ver com processos ilícitos ou pouco claros, possam ver o seu bom-nome reposto publicamente. Entretanto, o processo face oculta, vai provocando danos e há já um Administrador da PT que se demitiu.

PROJECTO LER+ NA ESCOLA EB1/JI DE CURVOS
"Lê para mim, que depois eu conto!” O Projecto "Ler+" foi apresentado ontem na Escola EB1/JI de Curvos e contou com a presença de dezenas de pais e encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1º e 2º ano. A presidir à Sessão esteve o Coordenador da Escola - prof. Jorge Sampaio, tendo ainda marcado presença, representantes de outros Departamentos, de Associações e Instituições. Os objectivos do projecto são conquistar leitores, promover o prazer da leitura, e Estimular o gosto pelo livro em idade precoce; Estimular o gosto pela leitura; Envolver toda a família em actividades de leitura, no sentido de promover a cultura do livro no seio da família; criar e promover hábitos de leitura, Criar uma comunidade de leitores, Contribuir para aumento dos níveis de literacia. Trata-se de um projecto com todos os ingredientes para atrair a atenção e o interesse dos pais e encarregados de educação, por isso mesmo, como pai, já confirmei a minha inscrição, para participar activamente. Como Autarca, estou convencido que este projecto poderá ser uma ajuda preciosa para a aprovação da instalação de uma Biblioteca Escolar na Escola EB1/JI de Curvos.

MARÇO COM SABORES DO MAR 2010
A Câmara Municipal de Esposende lançou o programa "MARÇO COM SABORES DO MAR", com o lema, Esposende a tradição e a inovação da nossa gastronomia!

JORNAIS DE ESPOSENDE NAS BANCAS
O "Jornal de Esposende" e o "Farol de Esposende", quinzenários locais, saíram para as bancas esta Sexta-feira.

CATÁSTROFE NA ILHA DA MADEIRA
Um fortíssimo temporal e chuvas torrenciais, levaram a morte e a destruição à ilha da Madeira. Esta catástrofe provocou a morte de mais de trinta pessoas e ferimentos em várias dezenas ou mesmo centenas de pessoas. Muitas casas destruídas e muitos Madeirenses desalojados. Envio daqui um abraço solidário para os Madeirenses, onde já tive a oportunidade de estar, em 2006 e de constatar tratar-se de pessoas simples, simpáticas e muito acolhedoras. Muita coragem, para a reconstrução da tão bonita Ilha que é a Madeira!

MF

Sem comentários: