sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE APRESENTOU PLANO ESTRATÉGICO PARA O TURISMO NO CONCELHO


PLANO ESTRATÉGICO DO TURISMO PARA "2009 / 2015"

A apresentação publica do Plano realizou-se no passado dia 10, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. A sessão foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende – Arq. Benjamim Pereira, acompanhado do Vereador prof. Rui Pereira e por uma Docente do Ipca. Participaram ainda nesta reunião as Vereadoras Engª Raquel e Drª Jaqueline, o Chefe de Gabinete da presidência - Arq. Manuel Losa, alguns Presidentes de Junta e alguns Deputados da Assembleia Municipal de Esposende.

Em termos muito superficial, aquilo que retive da breve apresentação, e da leitura do Plano, poderá resumir-se nos seguintes pontos:

Esposende apresenta uma localização privilegiada e o concelho tem um enorme potencial turístico, cujo desenvolvimento deverá assentar na Natureza, na Tranquilidade e no Mar, de forma a promover o desenvolvimento económico e social de todo o concelho. Verifica-se uma forte aposta da Câmara Municipal na promoção do concelho e a existência no Município de uma Agenda Cultural de excelência.

Neste estudo foram identificados constrangimentos vários, como a reduzida oferta hoteleira e respectiva qualidade, a divulgação de certos eventos, a sazonalidade, e vários outros.

No que toca a acções a concretizar para melhorar o desenvolvimento turístico;

  • Potenciar a "Natureza, Tranquilidade e Mar", identificados como atributos deste concelho;
  • Fomentar e apoiar uma hotelaria de qualidade;
  • Criar/registar pratos gastronómicos típicos do concelho;
  • Realizar actividades ao longo de todo o ano e descentraliza-las por todo o concelho;
  • Converter visitantes (de um dia) em turistas (que pernoitem no concelho);
  • Aumentar o número de turistas estrangeiros;
  • Fomentar a segmentação turística;
  • Alargar a oferta ao segmento sénior;
  • Valorização da relação/relacionamento dos habitantes e dos próprios comerciantes, com os turistas;
  • Etc., etc., etc.!
É um documento, que se encontra "em aberto", segundo a Câmara Municipal, à espera de sugestões que possam trazer mais valia qualitativa, no sentido de potenciar e valorizar os recursos naturais e especificidades locais, para afirmar Esposende e o seu concelho, como um destino turístico de eleição.

Como Autarca de Curvos, tenho ainda a referir como pontos de interesse, para a minha Freguesia, as bonitas paisagens verdejantes, a natureza, os jardins, o Miradouro do alto de Frossos, a divulgação do Património Arquitectónico, do Artesanato, das Quintas e Casas Senhoriais, de monumentos, das azenhas, dos espigueiros, dos marcos da Casa de Bragança, do Turismo de Habitação e do Turismo Rural, do micro-clima com óptimas temperaturas, mesmo no Inverno, dos citrinos, do mel e do vinho S. Cláudio, produzido e engarrafado na própria Quinta de S. Cláudio em Curvos. Freguesia sempre asseada, com ruas de pavimento em cubo, a condizer com a arquitectura circundante e caracteristica da região, e muito rica do ponto de vista da fauna e da flora.

Temos ainda a existência de uma Agenda Cultural, que promove a realização regular de actividades, como as Jornadas Desportivas no Verão e as Jornadas Culturais no Inverno e muitas outras actividades e festividades religiosas.

Estes, são alguns dos exemplos que podem e devem ser divulgados, potenciadores de atracção de turistas a Curvos, durante todo o ano.

Em Curvos, Viva a Natureza e a Qualidade de Vida!

MF

Sem comentários: