quinta-feira, 12 de maio de 2016

À CONVERSA COM HUGO DIAS DIRETOR DA ESCOLA PARTICULAR DE 1º CICLO "SEMENTES DA LIBERDADE"



HUGO DIREITO DIAS É PROFESSOR E DIRETOR DA “ESCOLA SEMENTES DE LIBERDADE” A ÚNICA ESCOLA PARTICULAR DE 1º CICLO NO CONCELHO DE ESPOSENDE

“…Aqui pretendemos entender o aluno como um todo… A criança precisa de uma rotina vivencial… Tudo isto funciona muito disciplinarmente… Potenciamos uma liberdade consciente e responsável, com respeito pela liberdade do outro... Nós fomos “beber” a pedagogias seculares e à essência da aprendizagem do ser humano, adaptando-as à realidade da Escola. Entenda-se realidade da Escola enquanto alunos, meio, etc. Por exemplo, Maria Montessori, Rudolf Steiner, Freinet e o Movimento da Escola Moderna... Não nos afunilamos numa pedagogia, pois na diversidade é que está a abordagem holística…”

Hugo Direito Dias nasceu no dia 30 de agosto do ano de 1982 na cidade de Braga, mas atualmente reside no concelho de Esposende. É casado com Adriana Moreira e têm duas filhas. A Cecília, com seis anos e a Júlia, com três.
Fez os seus estudos na cidade de Braga, tendo-se licenciado em Biologia e Geologia, na Universidade do Minho.

A sua atividade profissional, de professor, já passou por um conjunto significativo de estabelecimentos escolares públicos e privados. Deu aulas no Colégio João Paulo II, em Braga, na Escola Secundária das Taipas, em Fafe, na Escola Alcaides de Faria e atualmente na Escola que dirige, ou seja, a Sementes da Liberdade, onde neste momento nos encontramos a conversar. Entretanto ainda passou pelo TINBra, Teatro Infantil de Braga.

CARO DIRETOR, VAMOS FALAR UM POUCO DE SI, DOS SEUS GOSTOS PESSOAIS. O QUE É QUE GOSTA MAIS DE FAZER?
Aquilo que me dá mais prazer é ensinar e representar.
O QUE É QUE FAZ NOS SEUS TEMPOS LIVRES?
Essencialmente trabalho. Uso, por exemplo, algumas viagens de carro para ouvir música e inspirar-me para…o trabalho!
E HOBBYS?
Gosto de escrever. Já lancei, em conjunto com a professora Adriana, duas publicações. A Coleção DIUDINHO, com dois volumes. O I Volume chama-se “Lendas de Acreditar” e o II Volume “O Canto da Natureza”. Ambos foram editados pela Editora Alfarroba e contam as aventuras de um duende do tamanho do dedo mindinho. Já agora, as aventuras surgiram, justamente, enquanto lecionávamos. Tivemos necessidade de integrar na história conteúdos programáticos para os alunos aprenderem melhor.
QUAL É O SEU CLUBE E DESPORTO FAVORITO?
Não gosto de futebol.
MAS DE QUE DESPORTOS GOSTA, ENTÃO?
Hum… Na verdade, não gosto de praticar desporto.
O QUE É QUE ACHA DE ESPOSENDE?
É um misto equilibrado de desenvolvimento urbano e rural. Sem a azáfama das grandes cidades, mas com muitos locais aprazíveis. Gosto dos passadiços e das ciclovias da marginal. Conseguimos uma boa qualidade de vida.
E PORTUGAL?
Eu acredito no futuro de Portugal. Nós aqui na Sementes de Liberdade estamos a dar o nosso pequeno contributo.
E SOBRE OS ATENTADOS QUE VÃO ACONTECENDO NA EUROPA E NOUTRAS REGIÕES?
Sabe, vive-se numa guerra de valores. Os media enfatizam os atentados na Europa e noutras regiões, mas em Portugal também há outro tipo de atentados…A inversão de valores, o individualismo, a falta de um coletivo… Há um humanismo disfarçado.
E OS REFUGIADOS, PORTUGAL DEVE RECEBÊ-LOS?
Sim, devemos dar apoio, não se deve negar ajuda. Mas não podemos esquecer que a caridade deve começar em casa, há muitos cidadãos portugueses a precisar de ajuda, quer seja humanitária, financeira, etc.
QUAL É O SEU SONHO?
É ter e fazer a paz. E educar as minhas filhas com valores.
VAMOS AGORA FALAR DA “ESCOLA SEMENTES DE LIBERDADE”, A ÚNICA ESCOLA PARTICULAR DE 1º CICLO, NO CONCELHO DE ESPOSENDE
A Escola Sementes de Liberdade foi fundada no ano de 2013 e tem sede na Freguesia de Palmeira de Faro, Esposende. O primeiro ano de funcionamento foi o ano letivo de 2013/2014.
COM QUEM TÊM PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO?
Temos vários protocolos com algumas instituições de referência. Universidade do Minho, STOL, Centro Social da Paróquia de Curvos, Agrupamento de Escolas de Marinhas, Câmara Municipal de Esposende e UNESCO, entre outros.
CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE CURVOS
Com o Centro Social da Paróquia de Curvos ao nível de transportes e das refeições. Sempre que, no âmbito das nossas atividades no exterior precisamos de nos deslocar, recorremos a esta instituição. As refeições também são todas servidas pelo Centro. Além disso, colaboramos em atividades pontuais promovidas por ambas as instituições.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARINHAS
Com o Agrupamento de Escolas de Marinhas temos um protocolo para utilização do pavilhão gimnodesportivo. Deslocamo-nos uma vez por mês para a realização de práticas desportivas.
CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE
As parcerias com a Câmara Municipal de Esposende são cada vez mais frequentes, nomeadamente de cariz educativo, cultural e social. Com a Junta da UF de Palmeira de Faro e Curvos e, consequentemente, com a Câmara Municipal de Esposende temos o contrato de comodato, relativo às instalações. QUAL É O CUSTO DA RENDA? O contrato de comodato inclui a manutenção das instalações por parte da Escola Sementes de Liberdade, sendo que intervenções estruturais são colocadas à Câmara Municipal de Esposende.
O PRESIDENTE DA CÂMARA VISITOU-OS HÁ DIAS. DE QUE TRATOU ESSA VISITA?
É verdade. A visita serviu para o Senhor Presidente, a Senhora Vereadora da Educação e Cultura e demais Equipa, conhecerem melhor por dentro a realidade da Escola, suas vivências e necessidades. Serviu, ainda, para que os técnicos que acompanharam o Senhor Presidente se apercebessem da necessidade de proceder a uma intervenção ao nível da cobertura e alguns muros de vedação, com vista à conservação do referido edifício.
UNIVERSIDADE DO MINHO
Para além de já termos participado em conferências promovidas pela Universidade do Minho, temos estreitado relações. Para o próximo ano letivo, de 2016/2017, teremos cá professores estagiários que irão, com certeza, trazer o seu contributo. No ano letivo passado, tivemos uma parceria com o Departamento de Biologia que acompanhou a investigação científica com patos cá na escola e que nos valeu um prémio da Fundação Ilídio Pinho. Temos também na calha uma parceria com o Centro de Investigação em Educação desta Universidade e a Universidade de Vigo, na participação numa investigação sobre a promoção de materiais pedagógicos.
STOL
O STOL – Science Through Our Lives é uma organização tutelada pela Universidade do Minho e com a qual mantemos uma colaboração cada vez mais estreita. No ano passado acompanhou-nos também na monitorização dos parâmetros de observação dos patos do charco da Escola e este ano estreitamos relações com o Projeto “Ideias leguminosas”. Esta parceria já está a dar os seus frutos já que participaremos no Congresso SCICOM PT, sobre comunicação de ciência, com uma comunicação sobre a transmissão de conteúdos científicos através da Arte. Estamos inclusive a desenvolver um jogo de tabuleiro inédito que está a ser alvo de algumas reações muito positivas. 
UNESCO
Somos a única Escola do Norte com 1º Ciclo que faz parte da “Rede de Escolas Associadas da UNESCO”, para a realização de atividades de promoção da paz e da sustentabilidade. Participamos há cerca de duas semanas no 15º Encontro de Escolas UNESCO, com projeção europeia, que aconteceu na Figueira da Foz.
QUAL É, AFINAL, A CONTRAPARTIDA QUE A CÂMARA RECEBE DA ESCOLA?
Para além de levarmos Esposende fora de portas, como foi o caso deste congresso e o que irá acontecer em Lisboa, ajudamos a desenvolver o concelho e a promovê-lo. Realizamos um conjunto muito significativo de atividades. Levamos muitas delas ao Auditório Municipal. Fomos autores da narrativa turística que faz parte da edição do Guia Turístico Infanto-juvenil do concelho. Participamos no “Março com sabores do mar”, participaremos no Fórum da Educação. Realizamos atividades de promoção do Centro de Educação Ambiental, por exemplo, temos na calha o lançamento de um concurso literário integrado no Projeto “Ideias leguminosas” e o nosso painel de materiais reciclados, que apresentamos no Desfile de Carnaval, estará exposto no Mosteiro de Tibães, como um exemplo de trabalho educativo e pedagógico desenvolvido no concelho.
Fazemos um trabalho comunitário e social ao promovermos hábitos de alimentação saudável, ou seja, realizamos um conjunto de atividades que vão muito para além do que é a escola. Em outubro próximo apresentaremos um teatro de marionetas sobre as leguminosas, também em parceria com o CEA e Esposende Ambiente.
Para ter uma ideia, nós recebemos mensalmente uma média de 5 visitas de pessoas que gostariam de replicar esta escola noutros concelhos. Recebemos já visitas de pessoas da Madeira, Açores, Brasil e alguns países da Europa como Dinamarca, Inglaterra e França. Dizemos sempre que muito do que veem na Escola se deve ao facto de esta estar inserida num concelho com tantas potencialidades para este projeto educativo muito virado para a Natureza.
COMO FUNCIONAM AS VOSSAS VALÊNCIAS? E QUAL É O VALOR DAS MENSALIDADES?
Inscrição/Matrícula: 125€
Mensalidade: 220€x10 meses
Alimentação: 3€ por almoço
Prolongamento (das 17h30 às 19h00: 30€/mês ou 1,5/30 minutos)
Descontos: 12% sobre a mensalidade, para irmãos. 5% sobre o pagamento anual da propina
Períodos adicionais incluídos na mensalidade:
1 Semana nas férias de Natal
1 Semana nas férias de Páscoa
Atividades até 30 de junho
Atividades incluídas na mensalidade:
Artes – Plástica, Dramática e Expressivas
Movimento – Com uma aula mensal no polidesportivo do Agrupamento das Marinhas
Ciência e Ambiente – Horta, charco, atividades experimentais, etc.
Inglês – Do 1º ao 4º ano
Expressão Musical
Yoga
QUAL É O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO?
Das 08h30 às 19 horas. As aulas são das 09h às 17h30.
TRATANDO-SE DE UMA ESCOLA PRIVADA, QUEM SÃO OS PROPRIETÁRIOS DA ESCOLA?
Somos uma Associação sem fins lucrativos. Somos uma IPSS.
COMO É CONSTITUIDA A ATUAL DIREÇÃO?
Presidente: Hugo Dias
Vice-Presidente: José Lopes Dias
Tesoureiro: Carlos Rego
QUANDO TERMINA O PRESENTE MANDATO?
Este mandato iniciou este ano e termina em 2020.
QUEM É QUE PODE SER ASSOCIADO?
Quem quiser sê-lo. Basta que preencha uma ficha a solicitá-lo e seja admitido em reunião de direção.
QUAL É O VALOR DA JOIA E DA QUOTA ANUAL?
Não existe joia de entrada. O valor da quota anual é de 12 euros.
QUANTAS PESSOAS TRABALHAM AQUI?
Somos 6 pessoas.
QUANTOS TURMAS TÊM ATUALMENTE?
As turmas são criadas consoante o número de alunos e as idades. Atualmente temos 2 turmas. Uma turma com o 1º e o 2º anos, com um total de 11 alunos e outra do 3º e 4º anos, com 14 alunos. Temos 25 alunos. No primeiro ano iniciamos apenas com 5 alunos. De qualquer forma já passaram por aqui mais de trinta alunos. Há o mito de que a Escola recebe apenas alunos com Necessidades Educativas Especiais e alunos com problemas ou dificuldades de aprendizagem. Temos todo o tipo de alunos e com NEE são apenas 3, mantendo-se este número no próximo ano. Nada como conhecer a Escola por dentro para poder falar lá fora.
PELOS NÚMEROS QUE APRESENTA VÊ-SE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO EM APENAS 2 ANOS DE EXISTÊNCIA. DE ONDE SÃO PROVENIENTES OS VOSSOS ALUNOS?
Esposende, Vila do Conde, Viana do Castelo, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.
E PARA O PRÓXIMO ANO?
Para o próximo ano já temos 11 crianças matriculadas, maioritariamente do 1º ano. Isto quer dizer que, prevendo-se a saída dos 10 que estão atualmente no 4º ano, essas vagas já estão preenchidas pelas novas 11 matrículas. Como temos turmas pequenas, o número de vagas no momento é muito limitado.
QUAL É O VOSSO OBJETIVO EM TERMOS DE NÚMERO DE ALUNOS E DE TURMAS?
Gostávamos de ter de 15 a 18 alunos por turma. O nosso atual alvará permite-nos ter um total de 48 alunos.
E CRESCER. QUAIS SÃO AS VOSSAS PERSPECTIVAS?
O nosso objetivo é um dia abrir o 2º Ciclo. E, logo que possível, iniciar também com o pré-escolar.
QUAIS SÃO OS VOSSOS DOCUMENTOS ESTRATÉGICOS?
Regulamento Interno.
Plano Anual de Atividades.
Projeto Educativo.
MAS AFINAL O QUE É QUE VOS DISTINGUE DA ESCOLA PÚBLICA?
Já fomos ambos professores em escolas públicas e sabemos como é o seu funcionamento e a sua organização. Como curiosidade, posso dizer-lhe que a professora Adriana lecionou nesta escola precisamente no último ano em que ela foi publica. Depois encerrou e manteve-se encerrada, enquanto escola, até nós virmos para cá. Sabemos até das limitações que os professores têm nas Escolas, muitas delas com imensos alunos, poucos funcionários, etc. Preocupamo-nos muito com os alunos, ouvimo-los e aos pais, prestamos atenção aos pormenores e aos seus interesses. Usamos metodologias diversas adaptadas ao aluno, à turma e/ou à escola. Além dessa sensibilidade e atenção com os alunos, trabalhamos as áreas em interdisciplinaridade, há uma forte ligação da parte curricular com as Atividades de Enriquecimento Curricular, coisa que nas escolas públicas e mesmo em várias privadas não se verifica. Conseguimos, desta forma, que o conhecimento não seja compartimentado, promovendo uma educação integral e holística. Vemos o aluno como um todo e não estamos só centrados na parte cognitiva, mas também muito na parte pessoal, trabalhando a chamada inteligência emocional.
QUAIS SÃO, ENTÃO, OS VOSSO MÉTODOS DE ENSINO?
Nós fomos “beber” a pedagogias seculares e à essência da aprendizagem do ser humano, adaptando-as à realidade da Escola. Entenda-se realidade da Escola enquanto alunos, meio, etc. Por exemplo, Maria Montessori, Rudolf Steiner, Freinet e o Movimento da Escola Moderna. Não nos afunilamos numa pedagogia, pois na diversidade é que está a abordagem holística. Os alunos têm acesso a diversas técnicas, filosofias, formas de trabalho, etc. Por vezes, recorremos a aulas expositivas, como qualquer escola mais tradicional, outras vezes, abordamos as áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio, integradas em projetos, não descurando, as metas curriculares previstas a nível nacional e exigidas pelo Ministério da Educação. A Escola é, então, reconhecida pelo Ministério da Educação e qualquer aluno que a frequente obtém a certificação do 1º ciclo, tal qual qualquer outra escola da rede pública e privada do ensino particular e cooperativo.
Depois interligamos as áreas curriculares com as atividades de enriquecimento. É assim que se consegue o sucesso ao nível da produção de atividades e da aquisição de conhecimentos.
AQUI PRETENDEMOS ENTENDER O ALUNO COMO UM TODO. A CRIANÇA PRECISA DE UMA ROTINA VIVENCIAL. TUDO ISTO FUNCIONA MUITO DISCIPLINADAMENTE. Potenciamos uma liberdade consciente e responsável, com respeito pela liberdade do outro. Tudo na escola é decidido pelos alunos em assembleia escolar, sempre sob a orientação dos professores.
SÃO A FAVOR OU CONTRA AS PROVAS DE AFERIÇÃO?
Este ano são facultativas, mas nós optamos por realizá-las, pois necessitamos de aferir através de uma avaliação externa as práticas educativas da Escola. Não queremos, de todo, viver alienados da sociedade e do mundo. No próximo ano, os alunos sujeitos à prova serão apenas dois, pelo que decidimos fazer esta aferição já este ano. Além disso, a aplicação das provas num ano facultativo permite que o processo seja feito sem pressões e com a tranquilidade própria que damos aos momentos formais de avaliação e que já nos é característica. De qualquer forma, a aplicação das provas de aferição em nada se relaciona com os já abolidos exames de fim de ciclo, com os quais não concordávamos.
QUAIS SÃO OS FATORES QUE TÊM CONTRIBUIDO PARA O VOSSO SUCESSO?
Turmas reduzidas, interdisciplinaridade e a equipa educativa. Valorizamos as relações humanas e os valores sociais, até com alguma espiritualidade. Apostamos muito na gestão de conflitos entre os alunos e na orientação para a sua resolução, para que o consigam fazer de forma autónoma, com respeito por si e pelo outro. Há algo que nos é muito característico que é a facilidade com que expressamos e deixamos expressar as emoções na escola, pois as crianças têm uma pureza própria que a seriedade e responsabilidade dos adultos não pode, nem deve mascarar.
OS VOSSOS ALUNOS, APESAR DE SEREM AINDA NOVOS, TRAZEM TELEMÓVEL PARA A ESCOLA?
Não é permitido. Não podem trazê-los para a escola. Os pais têm os contactos da escola e há toda a facilidade caso queiram contactar connosco.
E A NÍVEL DE TECNOLOGIAS?
Não há qualquer sobrevalorização dos equipamentos informáticos. Entendemos que as crianças de hoje em dia já têm muito acesso à tecnologia e que devemos enfatizar outras competências.
COMO É QUE SABEM SE OS VOSSOS ALUNOS SÃO MENINOS FELIZES?
No final do dia não querem ir para casa e muitas vezes vão para casa num estado que reflete a liberdade e a felicidade com que estiveram na escola, isto é, com as roupas algo sujas e contando de forma entusiasta o que fizeram durante o dia.
COMO É O DIÁLOGO COM OS PAIS?
Existem reuniões periódicas, nomeadamente para a entrega dos registos de avaliação trimestral e desenvolvimento de atividades. O relacionamento é uma constante e a participação dos pais na vida da escola é muito ativa. Temos uma Comissão de Pais que colabora e incita à colaboração de todos em várias atividades.
QUAIS SÃO AS VOSSAS PRINCIPAIS RECEITAS? E DESPESAS?
As principais receitas vêm das mensalidades. Claro que depois realizamos atividades, como feirinhas e espetáculos que nos permitem algumas receitas. As maiores despesas são com os nossos recursos humanos e material didático.
COMO FOI QUE EQUIPARAM A ESCOLA, UMA VEZ QUE A RECEBERAM SEM QUALQUER MOBILIÁRIO?
Compramos algum e outro foi doado por amigos e empresas.
O QUE É QUE ESPERAM PARA O FUTURO?
Enquanto I.P.S.S., temos evoluído num caminho cada vez mais sólido. Aguardamos a abertura de candidaturas ao programa Portugal’2020, para avançar com uma proposta. Já fomos convidados para replicar este modelo noutros municípios, mas por enquanto pretendemos trabalhar aqui e tentar abrir o pré-escolar e o 2º Ciclo. Já fomos recebidos na Assembleia da República e enviamos ao Ministério da Educação solicitação para a celebração de Contrato de Associação, embora estejamos conscientes que esta nossa pretensão poderá não ser atendida tão breve quanto gostaríamos. Vamos continuar a trabalhar, para um futuro melhor.
NOTA FINAL
Por diversas razões, conheço a Escola Sementes de Liberdade desde que esta entrou em funcionamento. Conheço os seus principais responsáveis, prof. Hugo e Prof.ª Adriana, que alias estiveram à conversa comigo. Tenho assistido a muitas das suas atividades e tenho acompanhado a sua “caminhada”, para além de ter vários amigos com filhos na Escola. Felicito-os pela coragem e pelo trabalho desenvolvido e desejo-lhes as maiores venturas. Um abraço.
Mário Fernandes
07-05-2016






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