sábado, 28 de maio de 2016

À CONVERSA COM EDGAR MORAIS PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE ESPOSENDE





EDGAR MORAIS, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE ESPOSENDE, CAMPEÃ DISTRITAL DA DIVISÃO DE HONRA

“…Temos equipas Campeãs e estamos na luta para concretizar mais alguma… Os JUNIORES lutam para serem campeões de série e subirem da 1ª Divisão para a Divisão de Honra… Os JUVENIS Subiram da 2ª Divisão para a 1ª Divisão… Os INICIADOS lutam para serem campeões e subirem da Divisão de Honra para os Nacionais… E os SÉNIORES que foram campeões de série e subiram da Divisão de Honra para a PRÓ-NACIONAL…

…Nós herdamos um passivo, que temos vindo, lentamente a abater… O deve e o haver da presente época apresenta um saldo positivo…
A Gala este ano realiza-se no dia 8 de julho... É uma gala que envolve o mérito desportivo e o mérito escolar... Fomenta a união do clube, entre atletas, técnicos, diretores e associados...

…Este foi um ano que nos correu muito bem, as oportunidades apareceram e nós soubemos agarrá-las... Não foi fácil, mas conseguimos… Voltarei a estar no futebol certamente, seja a treinar ou a coordenar, porque é algo que adoro fazer e onde me sinto muito bem…

…O meu sonho, neste momento era ter um novo estádio, com melhores condições e campos de treino… E claro gostava de ter uma equipa nos campeonatos nacionais.”

Edgar Filipe Faria Morais Mendanha e Silva nasceu em Moçambique no dia nove de abril do ano de mil novecentos e setenta. Veio para Portugal, para Fão, com os seus pais, em mil novecentos e setenta e quatro, ano em que regressaram muitos portugueses, pelas razões por, todos conhecidas. É filho de Edgar Silva, falecido em 2001 e de Luísa Morais, professora aposentada e tem um irmão, que se chama Ricardo Morais e é radiologista, encontrando-se a trabalhar no Reino Unido.
É casado com Cátia Silva, professora do ensino secundário, a lecionar na escola EB 2/3 de António Correia de Oliveira, e tem 2 filhos. O Rodrigo, com 8 anos e a Carlota com 6 meses.
Edgar Morais é Agente de Seguros, atualmente a sua atividade profissional desenvolve-se no seu escritório na Vila de Fão. Um homem com grande versatilidade, que reside em Apúlia, trabalha em Fão e preside à Associação Desportiva de Esposende.

CARO AMIGO, EDGAR MORAIS, VAMOS FALAR UM POUCO DE SI, DO SEU PERCURSO E DOS SEUS GOSTOS.

O QUE É QUE GOSTA MAIS DE FAZER?
Gosto de vivenciar os momentos em família, que infelizmente não são assim muitos. E claro está, gosto de desporto, todo o tipo de desportos.

O QUE É QUE COSTUMA LER?
Leio a imprensa desportiva e alguns livros relacionados com o Desporto, nomeadamente com o futebol.

QUAL É O SEU CLUBE DE CORAÇÃO?
É o Futebol Clube do Porto, onde até fui sócio com lugar anual, mas hoje por razões óbvias sou da AD Esposende.

COMO VÊ A CIDADE DE ESPOSENDE?
É uma maravilha da natureza. Uma cidade que tem crescido muito, a nível do turismo e a nível desportivo. A Câmara Municipal de Esposende, e em especial a área do desporto tem realizado um trabalho excecional.
CONTE-ME COMO TEM SIDO A SUA CARREIRA DESPORTIVA
Fui jogador federado de futebol até 1997/1998. Iniciei na ADE na época 1983/84 como Juvenil. Na época seguinte segui para o Gil Vicente FC onde joguei até aos séniores. Acabei por assinar contrato profissional em 1988/89 com a duração de 3 anos pelo Gil Vicente FC, que na altura jogava na 2ª Divisão Nacional. Entretanto como fui estudar para a faculdade, o que me dificultava um pouco as coisas, pois os treinos eram diários e às vezes bidiários, e eu optei por deixar o futebol profissional, jogando mais pelos clubes ditos amadores. Após deixar de jogar, fui tirando os cursos de treinador de futebol, tendo completado o nível UEFA BASIC - Grau II. O futebol para mim é uma paixão, e eu não conseguia estar muito tempo afastado da “bola”.
TAMBÉM JOGOU EM CLUBES DO NOSSOS CONCELHO?
Sim. Joguei no Fão, onde fiz uma lesão bastante grave que me levou a efetuar várias operações ao joelho, no Antas e no Gandra onde terminei com 28 anos.
VAMOS FALAR AGORA UM POUCO DA HISTÓRIA DA ADE. CONTE-ME QUANDO E COMO FOI FUNDADA A ADE E NO FUNDO QUEM FORAM OS SEUS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS
A Associação Desportiva de Esposende Fundada em 27-11-1978, e teve os seguintes fundadores: Álvaro de Barros Ferreira; António Maria de Lima e Costa; António Pinto macedo; Carlos Lima Maciel; Emílio Henrique Moreira Velasco; Heitor Francisco Alves da Costa; João Batista Guerra; João dos Santos Ferreira; João Lima Nunes Novo; José Ferreira Laranjeira; José Novo dos Santos; José Pinto de Jesus Nibra; Manuel da Silva Ramalho; Manuel de Andrade Fial; Manuel Lamego Moreira; Paulo dos Santos Ferreira; Ramiro Alves de Miranda; Rui Manuel Rodrigues de Moura
UM CLUBE COM UM GRANDE PALMARÉS. CONTE-ME QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DA ADE
A Associação Desportiva de Esposende foi fundada em 27 de Novembro de 1978, por um grupo de esposendenses, para colmatar o desaparecimento do extinto Esposende Sport Clube e era constituído por os elementos a seguir descriminados: Manuel da Silva Pinto, Emílio Henrique Moreira Veloso, Álvaro de Barros Ferreira, Heitor Francisco Alves da Costa, João Baptista Guerra, José Ferreira Laranjeira, João Lima Nunes Novo, Paulo dos Santos Ferreira, Carlos Lima Maciel, José Novo dos Santos, Manuel de Andrade Fial, Ramiro Alves de Miranda, João dos Santos Ferreira, José Pinto de Jesus Nibra, Manuel da Silva Ramalho, Rui Manuel Rodrigues de Moura, António Pinto Macedo, Manuel Lamego Moreira e António Maria de Lima Costa.
O primeiro presidente da Associação Desportiva de Esposende e sócio fundador foi Heitor Francisco Alves da Costa, a que lhe seguiram, Dr. João Paulo Morais Castro Gomes, Júlio Artur Garcia Nunes, Engº, José Manuel Moreno Morais Castro, Abílio Gomes do Monte, Dr. António Nogueira Afonso Pereira, José Manuel Gomes Monteiro Pereira, João Manuel Reis de Carvalho, Manuel Miguel Ferreira da Silva, Prof. Carlos Manuel Lima Barros, José Alberto Torres Magalhães, Ricardo Nuno Loureiro Viana da Cruz, José Boaventura Marques Rego, Dr. João Carlos Martins Ferreira e Edgar Filipe Faria de Morais Mendanha e Silva.
A Associação Desportiva de Esposende conta atualmente com 1901 sócios inscritos, mas infelizmente nem todos pagantes.
A Associação Desportiva de Esposende é Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº. 265 de 12.11.93 – II Série).
Destaques desportivos: O clube ao longo da sua existência teve sempre o futebol como modalidade forte, e atualmente participa, em federados, nos escalões de Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados (2 equipas), Infantis (futebol de onze), Infantis (futebol de sete), Benjamins (2 equipas) e não federados nos escalões de Petizes e Traquinas a participarem no Campeonato Concelhio e em vários Torneios.
A Associação Desportiva de Esposende com a sua equipa principal foi campeã de série, da 3ª. Divisão Distrital (81/82), na época seguinte (82/83), foi campeã da 2ª. Divisão Distrital; em (83/84) foi campeã de série da 1ª. Divisão Distrital da AF de Braga, ascendendo assim à 3ª. Divisão Nacional. Aqui militou até (89/90), época em que se sagrou campeã da série “A”, passando a disputar o Nacional da 2ª. Divisão “B”, até (97/98), ano em que foi vencedora da Zona Norte da 2ª. Divisão “B”. Na temporada seguinte, passa a disputar o Nacional da 2ª. Divisão de Honra, atual 2ª. Liga, onde se manteve até (99/2000). Nessa época ficou classificada em 17º. Lugar, pelo que desceu de Divisão - (2ª. “B”), onde competiu nas épocas de (2001/2002) e (2002/2003), tendo nesta última descido à 3ª. Divisão Nacional. Destaque ainda para a época de (98/99), quando foi semifinalista da Taça de Portugal, depois de ter eliminado o Boavista, nos ¼ de final, em jornada memorável.
Nas últimas épocas a ADE militou na 3ª. Divisão Nacional e mercê de várias reestruturações na orgânica dos campeonatos organizados pela Federação Portuguesa e Futebol, a que se juntou a crise em Portugal, entre outras causas, viu-se relegada na época de (2013/2014) para a denominada Divisão Pró-Nacional, onde no final da época desceu para o Campeonato Distrital da Divisão de Honra da AF de Braga (2014/2015) e se manteve pelo que participa no referido campeonato presente época (2015/2016).
Nas Camadas Jovens, que sempre manteve em atividade, merecem destaque: foi campeã distrital da AF de Braga, em Juniores, na época (80/81), tendo por isso participado no Campeonato Nacional deste escalão na época (81/82); voltou a ser Campeã Distrital de Juniores na época de (2003/2004), pelo que participou no Nacional de (2004/2005), bem como no de (2005/2006). Também foi Campeã Distrital no escalão de Iniciados (Juniores “C”) nas épocas de (2002/2003) e (2004/2005) pelo participou em (2003/2004) e (2005/2006) nos respetivos campeonatos nacionais. Na época de (2014/2015) foi campeã de série da II Divisão de Iniciados estando a disputar na presente época (2015/2016) o Campeonato da I Divisão e também em Iniciados a equipa que disputou o Campeonato da I Divisão subiu ao Campeonato da Divisão de Honra que se encontra a disputar nesta época de (2015/2016).
Nas épocas de (2012/2013), (2013/2014) e 2014/2015) a Associação Desportiva de Esposende participou nos Campeonatos Nacionais de Futebol de Praia.
Ao longo dos 36 anos de existência da Associação Desportiva de Esposende já defenderem as cores do clube nomes sonantes no panorama desportivo nacional e internacional tais como “Peti” atual treinador do Boavista e “Orlando de Sá”, este oriundo das camadas jovens da ADE e a jogar atualmente no Slavia de Varsóvia.
Como modalidades extra futebol a ADE teve o Atletismo (cuja equipa participou durante anos em diversas provas nacionais e internacionais). O Basquetebol cuja equipa principal disputou durante quatro épocas o Campeonato Nacional da 2ª. Divisão “B” – Zona Norte. A secção de Basquetebol retomou a sua atividade na época de 2014/2015 estando na presente época de 2015/2016 a disputar campeonatos federados com duas equipas. O Karaté, o Bodybord e o Ciclismo/BTT que representaram as cores da ADE em vários torneios.
E EM TERMOS DO DIRIGISMO. COMO É QUE CHEGA À PRESIDÊNCIA DO ESPOSENDE?
Em 2009/10, vim para a ADE, como treinador dos Infantis e Coordenador da Escola de Futebol. Após vários anos na função de coordenador, fui desafiado em Julho de 2015 a constituir uma direção para dirigir os destinos da ADE, e aqui estou eu juntamente com os meus amigos na direção.
QUAIS FORAM OS PRESIDENTE COM QUEM TRABALHOU AQUI NA ADE?
O Ricardo Cruz, o José Rego e o João Ferreira.
ESTÁ NA PRESIDÊNCIA DESTE QUANDO? ATÉ QUANDO VAI ESTE MANDATO?
Estou desde julho de 2015, e este mandato terminará em 2018.
COMO SÃO CONSTITUIDOS OS ATUAIS ÓRGÃOS SOCIAIS?
DIRECÇÃO
Presidente: EDGAR FILIPE FARA MORAIS MENDANHA E SILVA
Vice-Presidente: NUNO RAFAEL COSTA JESUS FERREIRA
Vice-Presidente: PEDRO VITOR MARTINS PEREIRA
Vice-Presidente: JORGE ALEXANDRE MAIA AREIA
Secretário: RUI ANDRÉ OLIVEIRA 
Secretário Adjunto: DOMINGOS ALVES FIGUEIRAS
Tesoureiro: JULIO CÉSAR OLIVEIRA LOPES
Tesoureiro Adjunto: RICARDO DA SILVA BRIOTE
Vogal: ALBERTO DOURADO VEIGA
Vogal: ÁLVARO HENRIQUE VALENTIM VALE
Vogal: JOÃO PAULO RAMALHO FIGUEIREDO
Vogal: JOÃO EDUARDO LOUREIRO DE FARIA
Vogal: JOÃO LUIS REIS BARREIRA
Vogal: HILÁRIO DIAS MARTINS
Vogal: FILIPE EDGAR PENARROIAS PRIEGUE
Vogal: LUIS MIGUEL VILAS BOAS CUNHA
Vogal: MANUEL DA SILVA MACEDO CUNHA
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: ALBERTO FRANCISCO BARROS BERMUDES
Vice Presidente: JOÃO EDUARDO PINTO FELGUEIRAS
Secretário: JOSÉ BOAVENTURA MARQUES REGO
Secretário: MARIANA FERREIRA LOUREIRO
CONSELHO FISCAL
Presidente do Conselho Fiscal: JOAQUIM FERNANDO RIBEIRO AFONSO
Vice Presidente: FRANSCISCO MANUEL GUIMARÃES DE MELO
Relator: HUGO MANUEL DA SILVA ROCHA
E AS VOSSAS ESCOLINHAS. QUAIS SÃO OS ESCALÕES COM QUE TRABALHAM? E QUAIS OS ESCALÕES DA FORMAÇÃO?
Na Escolinha temos:
Petizes – Nascidos 2012 até 2009; Traquinas B – Nascidos em 2008; Traquinas A – Nascidos em 2007; Benjamins B – Nascidos em 2006; Benjamins A – Nascidos em 2005; Infantis B – Nascidos em 2004; Infantis A – Nascidos em 2003; Na formação temos: 2 equipas de Iniciados; Juvenis; Juniores e SÉNIORES.
QUANTOS ATLETAS ENVOLVEM TODOS ESTES ESCALÕES?
Mais de 250 jogadores.
E OUTRAS MODALIDADES?
Temos o basquetebol. Duas equipas federadas, as equipas de Sub-14 e de Sub-16, e temos os do mini basquetebol, Sub-12, envolvendo um total de +/- 80 atletas.
E FEMININO?
É um dos nossos objetivos termos o futebol feminino já na próxima época. Já começamos com treinos, a ver se em breve damos início à constituição de equipas para podermos participar nas competições federadas.
VOLEIBOL FEMININO PÓS-DESPORTO ESCOLAR
Já temos cerca de 20 jogadoras de vólei a treinar, no âmbito do programa “Pós-Desporto Escolar”.
E PARA O FUTURO QUAL É A VOSSA ESTRATÉGIA PARA ALÉM DESTA APOSTA NO FUTEBOL, NO BASQUETE E NO VOLEIBOL?
Vamos criar em breve mais duas modalidades: TRAIL, com uma secção de atletismo e o CICLISMO, apostando também nesta modalidade. Vamos fazer as coisas com calma, para que tudo aconteça de forma, a que as possamos suportar.
A ÉPOCA QUE AGORA TERMINOU FOI UMA ÉPOCA MEMORÁVEL COM A SUBIDA DE DIVISÃO DE VÁRIAS EQUIPAS DA ADE.
Sim temos equipas Campeãs e estamos na luta para concretizar mais alguma.
Os JUNIORES lutam para serem campeões de série e subirem da 1ª Divisão para a Divisão de Honra.
Os JUVENIS Subiram da 2ª Divisão para a 1ª Divisão.
Os INICIADOS lutam para serem campeões e subirem da Divisão de Honra para os Nacionais.
E os SÉNIORES que foram campeões de série e subiram da Divisão de Honra para a PRÓ-NACIONAL.
EM TERMOS DE EQUIPAS TÉCNICAS QUANTAS PESSOAS TRABALHAM NA ADE?
12 TREINADORES; 9 TREINADORES NAS ESCOLINHAS; 2 TREINADOR DE GUARDA-REDES.
E COLABORADORES?
Temos um administrativo, que é o Sr. Silveira e o Sr. Luís que trata das roupas e dos transportes.
QUANTAS VIATURAS POSSUEM PARA O TRANSPORTE DE TANTOS JOGADORES?
Temos três carrinhas para garantir o transporte dos atletas.
E O ESTÁDIO?
O Estádio é Municipal, mas temos um contrato de comodato. As grandes obras são realizadas pelo Município, a pequena manutenção é feita pelo clube.
QUANTOS GANHAM OS JOGADORES DA EQUIPA SÉNIOR?
Ganham prémios no caso de vitória.
E TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES?
Temos alguns casos, os mais falados são os do Orlando Sá e do Rafael Lopes, que sempre que forem transferidos o clube recebe uma pequena verba pela sua formação. Infelizmente hoje em dia, os clubes ditos grandes começam a pescar muito cedo os jovens com mais valor, e o clube acaba por não ver recompensado o investimento feito na formação desses mesmos atletas. É o futebol que temos….
E OS MIUDOS MAIS NOVOS QUE VALOR PAGAM PARA TREINAR E JOGAR NO CLUBE?
Pagam apenas um valor simbólico, porque temos que lhes fornecer equipamentos e temos os custos associados aos eventos organizados pela Escolinha, durante toda a época. Mas garantimos que ninguém deixa de jogar aqui, por não ter recursos financeiros, até porque há os padrinhos que atribuem bolsas a esses jogados mais necessitados.
QUAL É O VALOR DO ORÇAMENTO ANUAL DA ADE?
Anda em cerca de 80 mil euros.
QUAIS SÃO AS VOSSAS PRINCIPAIS RECEITAS? E DESPESAS?
As receitas provém da publicidade, dos protocolos com a Câmara Municipal de Esposende, as Antenas, o Bar, a bilheteira e outras atividades em que o clube participa, como a Feira Medieval, a Festa da Sardinha, etc.
As principais despesas são com a energia, a água, o gás, os transportes e as inscrições dos jogadores na Associação de Futebol de Braga.
QUAL É O VALOR DO BILHETE DE CADA ENTRADA NOS JOGOS?
Os homens 4€ e as senhoras 3€.
QUANTOS SÓCIOS TEM A ADE?
Pagantes devem andar na casa dos 250 sócios.
QUAL É O VALOR DAS QUOTAS?
É de 5€ por mês. Os jovens e as senhoras só pagam 3€ por mês.
QUAL É O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA DO CLUBE?
Está aberta ao público nos dias uteis das 15 às 20 horas, durante a semana.
A COR DO EQUIPAMENTO PRINCIPAL SOFREU RECENTEMENTE UMA ALTERAÇÃO. COMO É HOJE O EQUIPAMENTO OFICIAL DA ADE?
Camisola: Vermelha
Calção: Branco
Meias: Vermelhas
QUAL É A MEDIA DE ESPECTADORES POR JOGO NO VOSSO ESTÁDIO?
A média anda à volta dos 150 espetadores.
VAMOS FALAR AGORA UM POUCO DA GESTÃO DO CLUBE. COMO É QUE ESTÃO AS CONTAS DO CLUBE?
Nós herdamos um passivo, que temos vindo, lentamente a abater. Se me perguntar como estamos de conta corrente, digo-lhe que o deve e o haver da presente época apresenta um saldo positivo. Temos é alguns valores atrasados em divida, sendo o maior e mais significativo aquele que devemos à Associação de Futebol de Braga.
O CLUBE CHEGOU A TER BENS PENHORADOS E DÍVIDAS À SEGURANÇA SOCIAL ÀS FINANÇAS. ESSAS SITUAÇÕES ESTÃO TODAS RESOLVIDAS?
Felizmente, há muito que essas questões fazem parte do passado. Não temos qualquer valor em divida ao Estado, nem temos nenhum bem penhorado.
COM A ATUAL CRISE TALVEZ OS APOIOS ESCASSEI-EM, MAS E AS EMPRESAS DE ESPOSENDE NÃO APOIAM COMO APOIAVAM EM TEMPOS IDOS?
Apoiam, mas sempre com muitas limitações. O que nós gostávamos e esperamos é que os sócios vejam neste clube um clube sério, que vem desenvolvendo um trabalho muito importante na formação das nossas crianças, adolescentes e jovens e que leva o nome de Esposende longe. Que apostem em nós, porque se todos ajudarem seremos muito mais fortes e se tivermos mais recursos mais atividades podemos realizar. O clube não é dos diretores, nem dos atuais, nem dos anteriores, o clube é de todos, principalmente dos sócios.
QUANTO É QUE CUSTA O INICIO DE CADA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA?
Custa cerca de 15 mil euros. Só para a inscrição dos jogadores da equipa sénior na Associação de Futebol de Braga, são cerca de 5 mil euros e para equipamentos, material desportiva para as várias equipas, são cerca de 10 mil euros.
GALA DEPORTIVA ADE. EM QUE DIA SE REALIZA A GALA DESPORTIVA ADE DESTE ANO E EM QUE É QUE A MESMA CONSISTE?
A Gala este ano realiza-se no dia 8 de julho. É uma gala que envolve o mérito desportivo e o mérito escolar. Fomenta a união do clube, entre atletas, técnicos, diretores e associados. Nesta gala atribuímos sempre diplomas pela época desportiva e prémio escolar aos melhores alunos de cada ano, para os incentivar a estudar.
COMO CLASSIFICA A PRESENTE ÉPOCA, COM TANTOS SUCESSOS E A SUBIDA DAS EQUIPAS?
Este foi um ano que nos correu muito bem, as oportunidades apareceram e nós soubemos agarrá-las. Não foi fácil, mas conseguimos.
COMO É QUE UM FANGUEIRO CHEGA À PRESIDÊNCIA DA ADE?
Com toda a naturalidade. Ingressei no clube e fui fazendo o meu trabalho, e a partir daí as pessoas terão visto em mim uma boa solução e lançaram-me o desafio, que aceitei. Cerca de 80% dos membros da direção são de fora da cidade de Esposende, mas isso apenas significa que a ADE é um clube com grande dimensão.
SENDO UMA PESSOA QUE JOGOU, E SEMPRE ESTEVE LIGADO ÀS EQUIPAS TÉCNICAS, NO DIA EM QUE DEIXAR A PRESIDÊNCIA DA ADE O QUE PENSA FAZER?
Voltarei a estar no futebol certamente, seja a treinar ou a coordenar, porque é algo que adoro fazer e onde me sinto muito bem.
QUAL É O VOSSO OBJETIVO PARA A PRÓXIMA ÉPOCA?
Estabilizar a equipa SÉNIOR no PRÓ-NACIONAL e manter o rigor financeiro com que temos vindo a gerir o clube. Dar início às novas modalidades já referidas, como, Trail, Ciclismo e Voleibol Feminino.
Também estamos a preparar um novo website para o clube, para comunicar com os associados, os atletas e os simpatizantes.
QUAL É O SEU SONHO?
O meu sonho, neste momento era ter um novo estádio, com melhores condições e campos de treino pois tendo um só campo para tantas equipas é difícil. E claro gostava de ter uma equipa nos campeonatos nacionais. A título pessoal, o meu desejo é ver os meus filhos crescerem felizes e com saúde.
CARO PRESIDENTE, EDGAR MORAIS, QUE OPINIÃO TEM A CERCA DO «JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»? É NOSSO LEITOR?
"Costumo ler e tenho uma opinião muito positiva. É sempre muito importante termos no concelho de Esposende um meio de comunicação social escrita, com tanta importância como é o caso do "Jornal Notícias de Esposende", principalmente, porque para além de noticiarem o que cá se passa, ainda promovem as atividades eventos e instituições do nosso concelho. No fundo, promove Esposende. Aproveito, para, em meu nome pessoal e em nome da ADE, agradecer esta oportunidade que nos foi dada para chegarmos a todos os associados, simpatizantes e esposendenses. Continuem com este excelente trabalho."
NOTA FINAL
Conheço há muito tempo o Edgar Morais. Um “jovem” sempre ligado ao desporto, principalmente ao futebol.
Já esteve ligado às Associações de Pais, na Escola de Fão, já pertenceu à Comissão de Festas do Senhor do Bom Jesus de Fão, foi dirigente do Futebol Clube de Fão e também na política já desempenhou cargos de especial relevo, tendo sido Presidente da Assembleia de Freguesia de Fão.
Como se vê, um homem que sempre fez e faz questão de ter uma participação ativa nas instituições, despendendo muito do seu tempo e do seu saber em prol de coletividades, clubes e instituições.
Fiz questão de assistir ao último jogo da época, realizado este domingo, em Esposende e gostei de ver as bancadas cheias de adeptos e simpatizantes. Foi uma festa bonita (apesar da imerecida derrota), a contar com a presença de todas as equipas e atletas para a fotografia de “família”. A abrilhantar a festa esteve o Grupo de Dança do Centro Social de Curvos, com lindíssimas atuações, tanto no início como no intervalo do jogo. Os jogadores e o clube merece o carinho e o apoio de todos. Os meus parabéns.
Aproveito ainda para felicitar, para alem dos Campeões da ADE, a União Desportiva de Vila-Chã, que acompanha o Esposende na subida e o Futebol Clube de Marinhas e o Sport Clube de Forjães, por terem conseguido a manutenção. São estas as 4 Equipas do nosso concelho que na próxima época vão disputar o PRÓ-NACIONAL.
Felicito o meu caro amigo Edgar Morais, bem como a todo o clube pelos excelentes resultados conseguidos esta época e aproveito para lhes desejar, a todos, um nova época repleta de êxitos e novas conquistas.
Mário Fernandes
21-05-2016





Sem comentários: