sábado, 31 de outubro de 2015

ROTARY CLUB DE ESPOSENDE HOMENAGEOU MANUEL MARTINS LEDO COMO «O PROFISSIONAL DO ANO»





ROTARY CLUB DE ESPOSENDE HOMENAGEOU MANUEL MARTINS LEDO
O ROTARY CLUB DE ESPOSENDE homenageou o senhor MANUEL MARTINS LEDO, condecorando-o com o prémio “o profissional do ano”. A homenagem realizou-se esta terça-feira, dia 27 de outubro, no Hotel Suave Mar, em Esposende e contou com mais de 150 pessoas, de entre membros do Rotary de Esposende e de outros Clubes de concelhos vizinhos, convidados, familiares e amigos do homenageado.

Manuel Martins Ledo nasceu no dia 2 de agosto de 1929, na freguesia de Antas e reside na freguesia de Belinho, do outro lado da rua, no local onde nasceu. Fez a sua formação escolar na Escola Primária de Antas. Casou com 22 anos com a D. Maria Ermelinda Gonçalves Ferreira, de quem é viúvo há cerca de três anos. Tem três filhos; O José, a Vitória e o Manuel.

A sua profissão foi quase sempre agricultor. Uma vida difícil, que nos anos sessenta alternou com umas idas a França, onde trabalhou na construção civil. No ano de 1979, o seu nome aparece ligado à direção do [Banco] Crédito Caixa, com o cargo de relator do Conselho Fiscal. No ano de 1989 passou a presidir à Direção da Caixa Agrícola de Esposende. Altura em que decidiu diversificar a sua atividade, investindo na indústria de pré-fabricados de betão [fábrica de blocos de cimento], destinados à construção civil. O seu passatempo de eleição foi a caça. Atualmente, ainda exerce o cargo de vogal do Conselho de Administração da Caixa Agrícola de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende.

Mariz Neiva, presidente do “Rotary Club de Esposende”, presidiu à sessão, fazendo uma longa intervenção onde elogiou a vida do homenageado, uma pessoa simples, sem grande formação escolar, mas ao mesmo tempo um Homem de um grande caráter, integro e amigo de fazer o bem. O presidente do Rotary ainda aproveitou para dar a conhecer os projetos e a atividade do Rotary e para elencar os principais objetivos que estão na génese deste Club, que faz parte dos cerca de 33.000 clubes Rotários, presentes em mais de 200 países.

Um dos anteriores homenageados com esta mesma condecoração, o empresário Alberto Figueiredo, ex. presidente da Câmara Municipal de Esposende, pediu para usar da palavra para elogiar o trabalho do Rotary Club de Esposende e dos seus membros e para se dirigir ao homenageado da noite, tecendo-lhe rasgados elogios e adjetivando-o como um Homem simples, sério e muito trabalhador. Um homem bom, disse. Agradeceu ainda ao Rotary Club de Esposende estas condecorações, porque como disse, “É bom ver que alguém olha para aquilo que fazemos e reconhece valor ao nosso trabalho.” Também marcaram presença outros dois dos anteriores condecorados, António Teixeira, carteiro e Berta Castilho gerente dos Laticínios das Marinhas.

Em nome da família falou o neto mais novo, com 17 anos de idade. Referiu-se ao avô como um verdadeiro amigo, um Homem que sempre fez questão de ensinar através do seu exemplo de vida, alguém muito solidário, de quem dá gosto gostar.

O homenageado com o prémio “O Profissional do ano” fez uma emotiva intervenção, vindo ao de cima a sua simplicidade e o seu amor à vida. Agradeceu a todos: Ao Rotary, por se ter lembrado dele, à Caixa de Crédito Agrícola, cuja administração fez questão de marcar presença, a todos que com ele trabalharam, aos amigos e aos seus familiares.

Nesta cerimónia foi oficializada a entrada de três novos sócios para o Club Rotary de Esposende; Maria Cristina Oliveira, José Pereira e Mário Fernandes, a quem foi colocada na lapela a roda dentada de 24 dentes, símbolo Rotário.





MF


Sem comentários: