sexta-feira, 30 de outubro de 2015

À CONVERSA COM A ESCRITORA ESPOSENDENSE ILDA DANIELA



ILDA DANIELA CARDOSO LIMA AUTORA DO LIVRO «O MILAGRE ACONTECEU» PREPARA-SE PARA APRESENTAR O SEU SEGUNDO LIVRO
«A DIFERENÇA FAZ TODA A DIFERENÇA»
Ilda Daniela Cardoso Lima, nasceu na cidade de Esposende, no dia 1 de abril de 1984. “Nasci no dia das mentiras”, afirma a Ilda, numa grande gargalhada. Filha de pais “trabalhadores”, uma família simples, tem um irmão e uma irmã. Ele bombeiro e ela técnica empresarial.
Portadora de uma doença muito rara, o “Sindrome de Marfan”, que a tem obrigado a várias intervenções cirúrgicas e a muitos internamentos, não se deixou intimar. Tem sido uma verdadeira lutadora, uma mulher corajosa que tudo tem feito para viver uma vida normal e fazer tudo aquilo que mais gosta.
Concluiu o 12º ano de escolaridade, na Escola Secundária Henrique Medina, na área das tecnologias. Frequentou com aproveitamento vários cursos profissionais na Acib e noutras instituições de ensino e formação profissional.
Trabalhou durante 5 anos na Biblioteca Municipal de Esposende, onde fazia aquilo que gostava e onde recebi-a grandes elogios por parte dos leitores e frequentadores da biblioteca. O facto de não lhe terem renovado o contrato foi até hoje a maior deceção que teve. “Foi uma grande injustiça o que me fizeram, ao não me renovarem o contrato. Eu sei que as pessoas adoravam o meu trabalho. Ainda hoje, passo por pessoas na rua que me dizem “você era o encanto daquela casa”.
Superada essa situação não baixou os braços e atualmente para além da escrita, ocupa-se a fazer voluntariado na JUM em Marinhas. “Eu adoro o que faço, mas gostava de fazer ainda muito mais”.
GOSTOS PESSOAIS
“Gosto de passear e de conviver. Adoro ouvir as pessoas e de me divertir. Cada novo amanhecer é uma força diária que encontro. Gosto de muito de ouvir música e de cantar. Adoro cantar fado. O fado é uma terapia para mim.”
A ESCRITA
“A minha escrita, é uma escrita de emoção, de sentimento, da verdade, da transparência, da entrega e da partilha.”
DESPORTO
“Adoro tudo que tem a ver com as seleções nacionais.”
“EU SOU UMA APAIXONADA PELA VIDA”
“Sou uma apaixonada pela vida. Sou uma pessoa de Fé. Sem Deus não era nada do que hoje sou. Eu tenho provas disso.”
PARTICIPOU EM VÁRIOS PROGRAMAS TELEVISIVOS
“É verdade. Já fui convidada para participar em vários programas televisivos. Estive na TVI no programa de FÁTIMA LOPES, e no AGORA NÓS na RTP.
PERCURSO
2000 – Curso de Iniciação de Catequistas (Secretariado Arciprestal);
2001 – Curso de Informática (Núcleo de Informática Básica do Porto);
2002/3 – 12º Ano (Curso Técnológico de Administração – Escola Sec. Henrique Medina);
2003 – Curso Profissional de Secretariado de Direcção (Acib);
2005 – Técnica Administrativa durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, no serviço de Acção Social da Câmara Municipal de Esposende;
2005 – 2010 – Assistente Operacional da Biblioteca Municipal de Esposende;
2010/11- Curso de Acção Educativa (Acib);
2014 - Autora – O Milagre Aconteceu – Edições Vieira da Silva;
2015 - Co-autora nas Obras:
- A Essência do Amor Vol.III – Edições Vieira da Silva;
- VI Volume da Antologia da Poesia Portuguesa Contemporânea “Entre o Sono e o Sonho”- Chiado Editora;
- Poema-me “Colectânea de Vários Autores” - Lua de Marfim;
- Poesia para Pintar e ser Feliz – Lua de Marfim;
- Som de Poetas Colectânea de Poesias – Papel de Arroz Editora;
- Quando a Poesia Caminha:  Colectânea  -  Pastelaria Studios Editora;
- Contos ao Vento – Edições Vieira da Silva – Prosa;
- Poemário 2016 – Pastelaria Studios Editora – Apresentação brevemente;
ESCREVE POEMAS E TEXTOS MOTIVACIONAIS PARA VÁRIOS JORNAIS
“Escrevo essencialmente sobre motivação e sobre a vida. O Jornal Notícias de Esposende tem publicado com regularidade textos meus.”
ATUOU EM VÁRIAS NOITES DE FADO
“Tudo começou por uma inscrição na ACOFA de Braga e fui atuando em vários locais desde Esposende, Barcelos, Braga, Matosinhos etc... Ainda me recordo da minha participação num local especial, o enorme Auditório do Parque das Exposições de Braga... Ultimamente fiz parte do Grupo de Fados de Esposende e gostei muito, porque o fado é a minha música de eleição. Adoro cantar.”
MARINHAS SÉCULO XXI
“Fiz muitas atuações a convite da associação marinhense – Marinhas século XXI.”
PARTICIPEI NO 1º CORO DOS PEQUENOS CANTORES DE ESPOSENDE, DA PARÓQUIA SANTA MARIA DOS ANJOS, FUI FUNDADORA DO GRUPO DE JOVENS CRISTÃOS DE ESPOSENDE.”

VENCEU O CONCURSO DA CASA DA JUVENTUDE PARA O MELHOR POEMA DO DIA DOS NAMORADOS’2015
“Participei com um pseudónimo para não ser reconhecida.”
Poema Vencedor : “ENAMORADO”
Amar, ai amar é muito mais do que simples paixão...
Amar é algo que nos preenche a alma, 
Que nos aquece na calma,
Que nos fortalece de estação a estação...
Primavera, Verão, Outono e Inverno
E em nós vive a chama, que nos aviva sem procurar,
Surgindo num súbito momento pelo nosso luar.
Amar é provar a delícia do ser...
É despertar agradecida no querer ousar e brilhar, 
A cada novo raiar e único amanhecer... 
Amar é algo divino...
Amar é um paraíso pintado com mimo
E abençoado na simplicidade do ser humano,
No ser autêntico e vivo
Que se vê neste mundo, neste caminho.
Um Destino paralelo ao mais belo hino,
O hino que aquece o viver 
E une dois corações requintados. 
Esses que se demonstram entre olhares atentos
Na profundeza das emoções, 
Desvendada em sensações
Ai amar, amar...
Amar é encontrar-se sem medo,
É revelar-se em segredo
O desatino em turbilhão.
É ter o brilho no rosto,
E o coração composto
Entre o calor da nossa mão.
Amar é perder-se em loucura,
Deixar-se levar em afetos
No turbilhão da aventura.
Aventura que sacia
Aventura que estremece,
Aventura que em nós habita
E com amor acontece.
Amar é viver
Amar é saciar, 
Esta fome de querer 
Ter-te sempre a meu lado.
Meu Herói, meu doce,
Meu perfeito amado.
Amar é estar apaixonado,
Sentir esta avalanche 
E deixar-se guiar eternamente enamorado.
“O MILAGRE ACONTECEU”
É O TITULO DO SEU PRIMEIRO LIVRO QUE JÁ VAI NA 2ª EDIÇÃO
“Comecei a escrever por volta do ano 1998. Coleciono um conjunto de texto enorme que vou guardando e que um dia conto, se isso for oportuno, editar.
PORQUE É QUE ESCOLHESTE ESTE TÍTULO?
O título de “O Milagre Aconteceu” surgiu devido a eu sentir que a minha vida tem sido brindada com vários Milagres... M­ilagres que se foram formando, dia após dia. Uma menina que nasceu com uma patologia raríssima “síndrome de Marfan” e se foi adaptando com o tempo, às várias vivências pessoais e sociais.
“EU NÃO TENHO MEDO DE MORRER” MOSTRA UMA GRANDE MOTIVAÇÃO. O QUE PRETENDES TRANSMITIR?
“Existe uma expressão muito conhecida em geral “Carpe Diem, sim é isso mesmo... Eu amo viver intensamente cada segundo, gosto de brindar à vida com vida. Cada minuto e instante é mais uma vitória sentida, que me sacia com emoção e me eleva numa motivação de positivismo. Quero sempre caminhar em busca de novos horizontes com Deus e com quem amo.”
PARA QUANDO UM NOVO LIVRO?
“Primo pela qualidade e não pela quantidade... Continuo a escrever tanto poesia como prosa. Já tenho um conjunto de escritos que me permitem pensar num segundo livro. A ver vamos quando o lançarei... Atualmente escrevo mais sobre motivação.”
PRÉ-PUBLICAÇÃO: “DESLUMBRA-TE A VIVER”
Deslumbra-te diariamente
Abraça constantemente,
Sorri perfeitamente,
À aventura de viver o presente!
Quando abrires as portadas da tua janela
E sentires uma brisa, breve, leve e singela,
Lembra-te que o Mundo pode ser formado
Como uma tela em aguarela...
Tu podes ser pintor
Do mundo que te rodeia.
As cores são diferentes
E cada ser tem a sua ideia.
Idealiza o que queres
Não o que os outros te impelem,
Cria o que te apetece
Não o que outros te ditam.
Sê original, verdadeiramente sensacional !!!
Pega num pincel
Escolhe a cor ideal,
E deslumbra-te com luz
No teu trilho pessoal...
Com o pincel na mão,
A tela e o teu talento,
Dá largas à imaginação
O agora é o momento.
Tu és o protagonista,
Da tua própria conquista.
Não te esqueças!
Deslumbra-te a viver,
A Maravilhosa História do Teu Amanhecer.
ALGUMAS QUESTÕES DA ATUALIDADE
Qual foi o dia mais feliz da tua vida?
“São todos. Acredito que a felicidade está nos pequenos momentos que vivemos e sentimos emoção.”
E mais infeliz?
”O Mais infeliz foi a partir do momento, em que me acabou o contrato de trabalho e este não foi renovado. Senti que o meu chão caiu, ao saber que não iria trabalhar mais na Biblioteca Municipal... Enfim... A Vida é mesmo assim... Foram 5 anos e quando gostamos de algo, entregamo-nos de corpo e alma no que fazemos... Disso tirei uma grande lição...”
O QUE ACHAS DO PAPA FRANCISCO?
“É um Grande Homem, que age e contacta com a vida real, com as pessoas.”
ACHAS QUE O PAÍS ESTÁ A ATUAR BEM NA FORMA DE RECEBER REFUGIADOS DA ATUAL VAGA?
“O mundo é enorme e os portugueses também têm fome de apoio”.
O QUE ESPERAS DO FUTURO?
“Gostava de ver o mundo a dar outra atenção às pessoas portadoras de deficiência, que andam meias perdidas num emaranhado de leis e constantes decepções, relativamente à credibilidade das suas qualidades e capacidades por vezes muito mais eficazes, do que as pessoas ditas como “normais”. É necessária uma outra atenção e uma atitude diferente que apoie e valorize. Sei do que falo, pois gosto e faço por socializar com estes enormes seres dotados de um QI muito para além do imaginável... Não aceito a palavra de «coitadinho».”
UM CONSELHO?                       
“A união faz a força. Ninguém é perfeito e se todos fizermos um bocadinho melhor podemos mudar o mundo. Apaixona-te pela vida e serás parte da felicidade do mundo.”
UM SONHO?
“O mais importante é o presente. O que eu gostava de ver no mundo era mais igualdade, mais ação e menos palavras a quem de poder.”
NOTA FINAL
Ao concluir esta entrevista dei comigo a memorizar algumas das frases marcantes que a minha amiga Ilda Daniela me foi “debitando” durante esta nossa longa conversa. Apenas destaco cinco dessas frases para que melhor se perceba o alcance do seu pensamento e a intensidade do seu querer e da sua atitude firme, mas voluntariosa; “Não aceito a palavra «coitadinha»; “Sou apaixonada pela vida”, “ninguém é perfeito” e “a união é que faz a força”, “Não tenho medo de morrer, tenho fome de viver“. Não faria falta dizer mais nada para que facilmente se perceba que estamos a falar de uma jovem cheia de força, destemida e solidária. Alguém que faz das fraquezas a sua principal força e que vai lutar sempre, pela igualdade daqueles que sendo diferentes podem fazer a diferença… para melhor.
Bem-haja, Ilda Daniela e continua sempre assim, com toda essa energia contagiante e que o futuro te continue a sorrir. É bom ter amigos assim. Um abraço, forte.
Mário Fernandes
22-10-2015




Sem comentários: