terça-feira, 6 de outubro de 2015

À CONVERSA COM JOSÉ AMORIM PRESIDENTE DA CRUZ VERMELHA DE MARINHAS



JOSÉ MARIA VIEITAS DE AMORIM NA PRESIDÊNCIA DA “CRUZ VERMELHA DE MARINHAS” DESDE 2006
CRUZ VERMELHA DE MARINHAS COMEMORA ESTE FIM-DE-SEMANA 25 ANOS DE SOCORRISMO COM AS 1ª JORNADAS DE EMERGÊNCIA
José Maria Vieitas de Amorim nasceu em 9 de junho de 1951, na Freguesia de Fragoso, mas reside em Marinhas desde 1979, data em que se casou, Escrivão de direito, aposentado, passou por várias comarcas do norte, onde deixou muitos amigos. Casado com Maria do Sameiro Vassalo Abreu, professora, também aposentada. Têm duas filhas. A Carina, com 35 anos de idade, casada, socióloga com atividade na área da formação, prestes a partir em missão [com o marido e outros voluntários], pela ONG – Leigos para o Desenvolvimento, pelo período de um ano, em S. Tomé e Príncipe. A Sara Andreia de 28 anos, jurista linguista, a trabalhar no Tribunal de Justiça da União Europeia no Luxemburgo.
Um homem que tem dispensado muito do seu tempo, da sua experiência e do seu saber às instituições marinhenses. Presidente da Assembleia de Freguesia de Marinhas durante dois mandatos, fundador do Jornal Voz de Marinhas, simpatizante do Marinhas Futebol Club e presidente da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha desde o ano de 2006.
Vamos conhecer um pouco melhor, a título pessoal, este amigo que se destaca pelo gosto que nutre pelo associativismo e que faz questão de afirmar “Passei pela política, mas não sou político, nem a política entra na Cruz Vermelha de Marinhas”.
UM CLUBE
“Sou do Benfica, mas a nível local sou simpatizante e apoiante do Futebol Clube de Marinhas.”
ESCRITA E LEITURA
“Gosto de escrever e até tenho alguma coisa escrita. Fui um dos fundadores do Jornal “A Voz de Marinhas”, onde colaborei. Em termos de gostos pela leitura, gosto de ler sobre ciências sociais, o ocultismo e a investigação.”
TEMPOS LIVRES
“Adoro passear e apreciar a natureza. Gosto de sair, conviver com os amigos e viajar.”
HOBBY
“O meu hobby é o associativismo. Gosto de trabalhar nas associações, de dar o meu contributo.”
PRESIDENTE HÁ 9 ANOS
“Pertenço ao grupo dos fundadores. O primeiro presidente foi Sá Ribeiro e eu sucedi-lhe.”
JÁ VAI NO 3º MANDATO. SER PRESIDENTE NÃO CANSA?
“É verdade. Nove anos e o terceiro mandato. Isto só é possível porque gosto daquilo que faço, tenho muito gosto nesta “casa” e conto com uma equipa coesa, profissional e acima de tudo, muito unida. Tenho 4 vice-presidente, 1 tesoureiro e 3 vogais que, como eu, tudo fazem pelo crescimento desta instituição.”
Vice-Presidentes: Rafael Maranhão, professor; António Albino Faria, industrial; Maria Sameiro Vassalo Abreu, professora; Eva Capitão, enfermeira; Tesoureira: Carla Gomes, economista; Vogais; Liliana Cunha, técnica de anatomia patológica; Pedro Carneiro, engenheiro; e a Joana Maranhão, enfermeira.
DELEGAÇÃO DA CRUZ VERMELHA DE MARINHAS
Oficialmente fundada no ano de 1993, embora tenha existência informal desde 1990, ano em que se iniciou no voluntariado. Existem registos do primeiro juramento em Marinhas, datando de 08 de dezembro de 1990. Inicialmente Núcleo, hoje delegação, tem sede própria, sita na antiga escola primária de Marinhas, na rua de são Sebastião, com o n.º1.
QUANTOS ASSOCIADOS TEM A CRUZ VERMELHA DE MARINHAS?
“Contamos atualmente com cerca de 1.500 associados. Claro que nem todos são pagantes.”
EXISTE JOIA DE ENTRADA? QUAL É O VALOR DA QUOTA?
“Não existe joia de entrada, ou seja, para se entrar para sócio não é necessário nenhum pagamento. A quota anual é de 12 €uros, ou seja, apenas 1 €uros por mês. Esta quota é a mesma que se aplica na Cruz Vermelha Portuguesa.”
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS VOSSOS ASSOCIADOS?
“Os nossos associados tem acesso a todos os nossos serviços e usufruem de descontos em todos os nossos serviços.”
QUE TIPO DE DESCONTOS?
“Em média os descontos andam entre os 25% e os 30%, dependendo do tipo de serviço ou valência.”
VALÊNCIAS
ALBERGUE DE S. MIGUEL
LOJA SOCIAL
CLÍNICA MÉDICA E DENTÁRIA
ENFERMAGEM
SOCORRISMO
 “O Albergue de S. Miguel é uma das nossas mais recentes valências. Aqui no edifício sede funciona a receção, o registo e o passaporte. Também temos a enfermagem para eventuais necessidades dos peregrinos. No antigo campo de S. Miguel temos o edifico cedido pela Junta de Freguesia, onde temos o dormitório, arrecadação, lavandaria, kitchenette, sala de estar, internet livre, telefone, wc’s e 34 camas, para que os peregrinos possam pernoitar. Iniciamos com 14 camas, mas em maio passado aumentamos e hoje temos um total de 34 camas disponíveis. A procura tem aumentado e assim estamos a dar resposta a essa procura. OS PEREGRINOS PAGAM ALGUMA COISA POR ESTES SERVIÇOS? Os peregrinos não pagam absolutamente nada. Os serviços são prestados por nós, pelo nosso pessoal, apenas temos um protocolo com a Câmara pelo qual recebemos 1.100 euros por ano. Nesta valência contamos ainda com a parceria da Via Veteris, que sinaliza i identifica o Caminho [de Santiago].”
LOJA SOCIAL
“Esta Loja permite-nos ter autonomia em termos de emergência social. Trabalhamos na Rede Social e colaboramos com a Loja Social da Rede Social do Concelho, mas fazemos questão de também ter a nossa própria Loja. Isto porque assim estamos aptos a resolver os problemas dos mais necessitados a qualquer hora da noite e a qualquer dia da semana, não estando dependentes de horários de outros.” QUEM É QUE FAZ A SELEÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DOS VOSSOS BENEFICIÁRIOS? ”São os nossos próprios serviços.”
 ASSIM NÃO HÁ O RISCO DE SOBREPOSSIÇÃO DE AJUDAS? “Penso que não. As pessoas em regra, quando pedem é porque precisam.”
QUE PRODUTOS É QUE DISPONIBILIZAM NESTA LOJA?
“Disponibilizamos um pouco de tudo, desde bens alimentares, vestuário, mobília, livros e outros bens de primeira necessidade. Para além das ofertas, também aceitamos trocas.”

CLÍNICA MÉDICA E DENTÁRIA. COMO FUNCIONA?
“Iniciamos com ortopedia, enfermagem e medicina dentária e hoje já temos mais de uma dezena de especialidades, todas com excelentes profissionais e especialistas em cada área”. EM QUE HORÁRIO FUNCIONA A CLÍNICA? ”Funciona a cem por cento de segunda a sexta e ao sábado temos algumas das especialidades.”
ORTOPEDIA, CLÍNICA GERAL, MEDICINA DENTÁRIA, ANÁLISES CLÍNICAS, PSICOLOGIA CLÍNICA, NUTRICIONISMO, TERAPIA DA FALA, PODOLOGIA E ARTE-TERAPIA.
SÓ OS SÓCIOS A QUE TEM ACESSO A ESTES SERVIÇOS E ESPECIALIDADES?
“Não. A clínica está aberta a toda a comunidade. O que acontece é que os associados tem os direitos dos associados. Os tais descontos.”
E A ENFERMAGEM?
“A enfermagem foi a nossa primeira valência e é aquela que funciona também ao domingo.”
“TEMOS EXCLUSIVIDADE CONCELHIA NO TRANSPORTE DE HEMODIALIZADOS”
“Este é mais um dos serviços que nos garante uma grande atividade. Fazemos o transporte de todos os doentes do concelho, da especialidade de hemodiálise, para a Clínica Particular de Barcelos, no âmbito de um protocolo com o Ministério da Saúde.”
SOCORRISMO
“No ano passado fizemos cerca de 200 mil quilómetros no conjunto das atividades que desenvolvemos.COMO É QUE SE PROCEDE SE CHEGAREM A UM ACIDENTE 2 AMBULÃNCIAS: 1 DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE E UMA VOSSA? “Faz o serviço a que tiver chegado primeiro.”
QUAL É O TOTAL DO ORÇAMENTO ANUAL?
“Estamos com um orçamento anual de cerca de 150 mil euros.”
DE ONDE PROVÉM AS PRINCIPAIS RECEITAS?
“Dos protocolos que temos celebrados: Ministério da Saúde – INEM, Seguradoras e serviços particulares. Vivemos muito dos nossos benfeitores e beneméritos. Pessoas que nos ajudem das mais diversas formas. A todos estamos gratos.”
FROTA DE VIATURAS
“Temos 8 viaturas. 2 Ambulâncias de emergência e socorro, 4 de transporte de doentes e 2 de apoio à atividade.”
PESSOAL
“No nosso quadro de pessoal temos 5 colaboradores efetivos e mais 5 colaboradores não efetivos. Voluntários do corpo ativo são cerca de 40. Se acrescentarmos outros, como os órgãos sociais estamos a falar de 60 pessoas.”
CRUZ VERMELHA DE MARINHAS ESTÁ A COMPLETAR O SEU 25º ANIVERSÁRIO DE VOLUNTARIADO
1ª JORNADAS DE EMERGÊNCIA
Vão realizar-se as «1ª Jornadas de Emergência» no próximo dia 3 de outubro, no Auditório Municipal de Esposende. Com início às 08h30 e encerramento previsto para as 18h00 vai contar com um painel de temas e de oradores para abordar todas as temáticas da atualidade relacionadas com a emergência. Autoridades militares – GNR e Policia Judiciária, autoridades de Saúde – Centro de Saúde e INEM, Instituto de Medicina Legal.
“De referir também que habitualmente marcamos presença nos eventos realizados no Município, com uma tenda, onde procedemos a rastreios vários e à divulgação da nossa instituição. Ainda no fim-de-semana passado estivemos na “Festa do Pão” em Marinhas.”
PRESENÇA NA INTERNET E REDES SOCIAIS
Temos uma webpage [http://marinhas.cruzvermelha.pt/] onde damos conta da nossa atividade e também temos uma página no fecebok, por onde passa muito do que fazemos. É um excelente meio de divulgação que divulga e mantém a ligação à comunidade.
MISSÃO DA CRUZ VERMELHA. DESTA E DE TODAS
Constitui missão da CVP prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana. Para a concretização do seu objeto a CVP: Decreto-Lei nº 281/2007 de 7 de Agosto 12, a) Fomenta e organiza a colaboração voluntária e desinteressada das pessoas singulares e coletivas, públicas e privadas, nas atividades da instituição, ao serviço do bem comum e em especial em situações de acidente grave ou catástrofe; b). Colabora com outras entidades e organismos que atuem nas áreas de proteção e socorro e da assistência humanitária e social, sendo também, neste âmbito, auxiliar ou complementar dos poderes públicos, sem prejuízo da sua independência e autonomia e assegurando o respeito pelos símbolos, distintivos e emblemas da Cruz, Crescente e Cristal Vermelhos, nos termos das Convenções de Genebra e seus Protocolos Adicionais; c). Colabora com as autoridades de proteção civil em articulação com o sistema integrado de operações de proteção e socorro, de acordo com os princípios e as normas a que se encontra submetida e sem prejuízo da sua independência e autonomia; d). Colabora com os serviços de saúde militar, no âmbito da proteção aos militares feridos, doentes, náufragos, prisioneiros de guerra, às vítimas civis dos conflitos nacionais e internacionais e noutras situações decorrentes de estados de exceção, no quadro da ação do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e de acordo com as disposições das Convenções de Genebra e seus protocolos adicionais; e. Colabora com o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho na promoção dos direitos humanos, na difusão e ensino do direito internacional humanitário, bem como na difusão e aplicação das suas orientações. Dos Estatutos da Cruz Vermelha Portuguesa, com aplicação a todos os Núcleos e Delegações.
QUAL É A MAIOR NECESSIDADE DA CRUZ VERMELHA DE MARINHAS?
“É a construção de um parque com garagem para as ambulâncias. Já temos dialogado com a Câmara para que nos ajude na aquisição de um terreno, situado aqui a norte da nossa sede, mas a situação ainda não foi solucionada. Esta ´mesmo a nossa maior prioridade, porque assim temos as ambulâncias ao tempo o que leva a uma mais rápida deterioração das mesmas.”
PRINCIPAIS OBJETIVOS A MÉDIO PRAZO?
“Continuar a apostar na diversificação de serviços.”
QUE ESPERA DO FUTURO? QUANTOS MANDATOS CONTA FAZER MAIS?
“Eu quero criar condições para que se faça uma transição de continuidade. O que eu gostava era de ir preparando a sucessão e deixar a instituição bem equipada e com boa saúde económica e financeira.”
UM SONHO?
“CONSEGUIR SER UM POSTO P.E.M.”
E O QUE É ISSO?
“POSTO DE EMERGÊNCIA MÉDICA. ATUALMENTE SOMOS POSTO DE RESERVA.”
E O QUE É QUE ISSO SIGNIFICARIA DE TÃO IMPORTANTE?
“Significava que passávamos a ser chamados em primeiro lugar para as emergências da nossa zona.”
E QUAL É A VOSSA ZONA?
“A nossa zona deverá ser da freguesia de Marinhas para norte e mesmo as zonas limítrofes com os concelhos de Viana do Castelo e Barcelos.”
COMO É QUE SE PAUTA O RELACIONAMENTO COM O “PODER POLITICO”. JUNTA DE FREGUESIA E CÂMARA MUNICIPAL?
“Temos um excelente relacionamento como alias sempre tivemos com outros líderes, tanto na Câmara como na Junta de Freguesia. Aqui não entra nem política nem religião. Trabalhamos com quem a cada momento está nas instituições e mantemos sempre um relacionamento institucional da maior correção.”
CAMPANHA SOLIDÁRIA «JUNTOS SEM BARREIRAS»
“Recolha de tampinha para a aquisição de uma carreira de rodas, elétrica, para oferecer a um marinhense que sofrendo de doença grave, esclerose múltipla em estado avançado, precisa de uma cadeira para a sua mobilidade. Precisamos de cerca de 6 toneladas e já temos mais de 1 tonelada. Deixo aqui um apelo a todos os que possam e queiram ajudar para o fazer junto da nossa sede.”
O QUE ACHA DO CONCELHO DE ESPOSENDE?
“Esposende é o lugar mais aprazível do país, para tudo. Trabalhar, passear e passar férias. É um território onde se gosta de estar e conviver e onde a natureza é uma das grandes riquezas. Estamos perto de tudo, num local estratégico e onde felizmente não se deixou a construção estragar o ambiente.
BOAS NOTÍCIAS A TERMINAR
“VAMOS TER UMA NOVA AMBULÂNCIA ATÉ FINAL DO ANO”
“Contamos apresentar uma nova ambulância, uma Renault Master de 9 lugares/7 cadeiras de rodas, para reforçar a nossa oferta no transporte de doentes.”
UMA ÚLTIMA QUESTÃO. O QUE ACHA QUE DEVE SER FEITO NESTA QUESTÃO DOS REFUGIADOS?
“Considero que devemos ter uma política de abertura para acolhermos alguns dos refugiados deste drama humano. A nível da Cruz Vermelha estamos totalmente disponíveis para colaborar com as entidades em tudo aquilo que esteja ao nosso alcance.”
OBRIGADO, PRESIDENTE!
Caríssimo Amigo, Presidente José Amorim, muito obrigado pela simpática receção que me fez na sua distinta instituição, bem como pela visita guiada e pela agradável conversa que tivemos. Fiquei a conhecer muitíssimo bem esta insigne instituição marinhense, as suas instalações e a sua grande atividade.
Um homem que conheço há muito, das muitas vezes que nos cruzamos em reuniões e eventos, cada um com as suas responsabilidades em instituições e associações de utilidade pública. Tal como fez questão de lembrar também tive o prazer de em tempos os ter recebido na Freguesia de Curvos, no âmbito de visitas ali realizadas.
Que a Cruz Vermelha de Marinhas continue a trilhar o seu caminho em prol da comunidade e que a sua presidência mantenha toda a dinâmica que lhe é caraterística.
Desejo-lhes, a todos, órgãos sociais e associados, as maiores felicidades e os maiores sucessos.
Mário Fernandes;
01-10-2015




Sem comentários: