quinta-feira, 11 de junho de 2015

À CONVERSA COM O MOTARD ESPOSENDENSE PAULO GONÇALVES CAMPEÃO DO MUNDO DE RALIS





MOTARD ESPOSENDENSE PAULO GONÇALVES CAMPEÃO DO MUNDO DE RALIS
“Os últimos três anos foram os melhores da minha carreira”
Paulo da Silva Gonçalves nasceu a 5 de Fevereiro de 1979 em Esposende. É casado com Sofia Gonçalves e tem dois filhos, a Érica, com 7 aos e o Ruben com 4, e mora na freguesia de Gemeses no concelho de Esposende.
Filho de mecânico de motos manifestou desde bem cedo o gosto pelos veículos de 2 rodas, principalmente os motorizados.
Presença assídua na oficina do pai, de quem foi ajudante, tomou gosto ao acelerador, fazendo questão de testar as motos que iam sendo reparadas. Estamos perante um homem que soube abraçar um sonho, que lutou por ele e que tem conseguido ser o melhor dos melhores. Paulo Gonçalves fala com gosto da sua terra e faz questão de levar o bom nome do nosso concelho a todo o mundo. Volta cá sempre que pode e não dispensa o convívio com os familiares e os amigos. Desta conversa que tive a honra e prazer de ter com o campeão esposendense, ficou bem patente a simplicidade de um homem de garra que sabe bem o que quer e para onde vai e que apesar da sua vida tão ocupada, numa atividade tão intensa, não dispensa importantes gestos de solidariedade e de altruísmo. Parabéns, Paulo.
Vamos então às curiosidades e às revelações do meu entrevistado de hoje;
GOSTOS PESSOAIS
CLUBE: “Sou benfiquista.”
MÚSICA: “Gosto de ouvir música. Ouço muito o rádio.”
DESPORTOS: “Pratico desportos náuticos, especialmente no verão. Também de gosto de andar de bicicleta, embora a minha paixão não precisava sequer de o referir são as… motos.”
“Gosto de jogar poker. Esta é outra das minhas paixões.”
A FAMÍLIA
Paulo Gonçalves vê na família, esposa e filhos os seus principais apoiantes, “aqueles que incondicionalmente me acompanham e me dão motivação.”
INÍCIO DE CARREIRA… MOTARD
O gosto pelos veículos motorizados de 2 rodas vem de bem cedo. Paulo Gonçalves lembra-se de aos 6 anos de idade frequentar a oficina de motos do pai. No final do 5º ano, com 11/12 anos já fazia corridas com as motos que se encontravam na oficina. Dos 12 aos 17 anos esteve na oficina com o pai, onde ajudava nas reparações.
Em 1991 começou a participar nas primeiras provas, nas Zundap’s, numa pista em Perelhal. Ao domingo também já saia de motorizada.
A primeira corrida “a sério”, foi no ano de 1991, no mote junto ao Avenal, tendo logo aí obtido um honroso 8º lugar da geral.
Em 1997 passa a ter uma estrutura profissional, em Coimbra, na MOTOGOMES, a mesma equipa portuguesa da altura. Durante a semana estava em Coimbra e vinha a casa ao fim de semana. Começou a ter um vencimento e com as despesas pagas pela equipa. Os prémios também já ficavam todos para o Paulo Gonçalves.
Em 1993 obtém a 1º vitória no Campeonato Nacional de Iniciados 80cm3. Campeão Nacional com 14 anos de idade.
A partir daqui foi sempre a competir e a vencer, totalizando neste momento várias dezenas de primeiros lugares – MEDALHAS DE OURO e muitas outras medalhas e pódios.
PAULO “SPEEDY” GONÇALVES?
A alcunha SPEEDY surge no ano de 1997, numa brincadeira com amigos motard’s, em Lisboa. Foi num encontro com Luís Serra que surge este título, por comparação com aquela personagem do ratinho mundialmente conhecido, muito corajoso, muito esperto e muito veloz [o Speedy Gonzales]. “Soou-me bem, gostei e assim ficou.”
MELHOR MOMENTO DA CARREIRA
“Sempre que venço, vivo momentos de grande alegria. Já a título pessoal o nascimento dos meus 2 filhos representam 2 dos momentos mais felizes que já vivi.”
MOMENTO MAIS DRAMÁTICO
Uma imagem que correu mundo: Uma moto a arder e um piloto ajoelhado e com as mãos na cabeça.
O incêndio da moto no Dakar, em 2014, foi o momento mais triste. Estava a fazer uma excelente prova e ali acabou-se tudo.
“Després tramou Paulo Gonçalves na lama do Dakar'2012”
Este terá sido um dos principais títulos que correu mundo no Dakar de 2012. Paulo Gonçalves desvaloriza, o que só realça ainda mais a admiração que temos por ele. Tratou-se de uma atitude de um verdadeiro campeão. Foi solidário, ajudou um seu concorrente direto, que por sua vez, vendo-se com o caminho livre, não retribuiu a ajuda, deixando o Paulo para trás.
CONCORRENTES NACIONAIS DE RESPEITO
Joaquim Rodrigues, Hugo Santos e César Peixe de entre vários outros pilotos de enorme qualidade e com provas dadas.
CONCORRENTES INTERNACIONAIS
“O meu colega de equipa, JONH BARREDA e o MARK COMMA, são neste momentos os 2 pilotos que comigo vão comandando ao mais alto nível as melhores provas do mundo.”
GRANDE PRESENÇA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS… FACEBOOK
A presença de Paulo Gonçalves no facebook faz-se notar pelos milhares de fãs de todo o mundo. É frequente verem-se elogios e palavras de incentivo em várias línguas e mesmo de colegas e concorrentes.
Paulo Gonçalves afirmou-me que a gestão de uma das páginas é da responsabilidade da própria equipa “FanPage”, onde tem mais de 25 mil «gostos» e da página mais pessoal, que gere, mas onde rapidamente atingiu o limite de «gostos» que são 5 mil. Neste momento já ultrapassa os 30 mil fãs.
“OUVIR O HINO NACIONAL, DEIXA-ME OS PÊLOS EM PÉ”
“Vencer é sempre bom e não é só pelos prémios. É por tudo que cada vitória significa. Ao vencer vejo recompensada na perfeição toda a entrega, empenho e profissionalismo que ponho nesta atividade, que é uma atividade extremamente exigente e muito desgastante. Mas uma das principais recompensas das vitórias que me levam ao pódio é o momento em que é ouvido o hino de Portugal.”
“CORRER MUNDO É BOM, PORQUE FAÇO O QUE GOSTO”
“Competir a este nível é de uma grande exigência, porque me obriga a viajar muito, a estar ausente do país e de casa, mas como faço o que gosto sinto-me recompensado. E depois, hoje a distância também já não é o problema que era há tempos, porque graças às novas tecnologias, em especial o Skyp, é possível falar diariamente com a minha família.”
O SEU FILHO VAI SER PILOTO?
“Só se ele quiser mesmo. Eu não vou fazer nada para o influenciar. Se tiver que ser, será e terá todo o meu apoio.”
ESPOSENDE?
“Adoro Esposende. Para viver não há melhor. Só o vento a que causa alguns transtornos. Aqui temos tudo: Rio, mar e montanha. Somos um concelho pequeno, mas aqui temos de tudo. A cidade de Esposende é bonita e segura.”
CONDECORADO PELO MUNICIPIO DE ESPOSENDE
O Município tem-se mostrado atento aos feitos e conquistas dos seus munícipes e a prova-lo estão as condecorações atribuídas ao nosso campeão do mundo.
MOTARDS ESPOSENDENSES REALIZARAM-LHE UMA HOMENAGEM
Os motards Esposendesnes, amigos do Paulo realizaram uma volta ao concelho, de moto, em homenagem ao nosso campeão. A esta homenagem juntou-se a Câmara Municipal de Esposende e muitos outros pilotos da região norte. Tenho que referir com todo o gosto que também participei, na minha LotusV5, nesta homenagem que passou por todas as 15 freguesias do concelho, cuja caravana foi liderada pelo próprio Paulo Gonçalves. A terminar, na Zona Ribeirinha de Esposende, houve lugar à entrega de mais uma condecoração e uma lembrança, entregues por Benjamim Pereira, edil esposendense.
UM CAMPEÃO… SOLIDÁRIO
Paulo Gonçalves não é se abstrai da sociedade onde vive e das dificuldades por que passam muitas pessoas, principalmente as mais vulneráveis. A demonstrá-lo está a campanha que desenvolve em prol da Associação AMAR21, uma Instituição de Solidariedade Social e dos seus utentes e familiares.
MAIS UMA TITULO NO «DESAFIO RUTA 40» ESTA SEMANA NA ARGENTINA
Paulo Gonçalves acaba de vencer mais uma prova mundial, o «DESAFIO RUTA 40», na Argentina, a primeira prova da competição Dakar Series 2015 que serviu de preparação para a próxima edição do grande Rali Dakar.
O esposendense campeão do mundo, que é o piloto português oficial da equipa Honda foi o mais rápido no conjunto das 5 classificativas que se realizaram durante a semana passada. A vitória foi clara e inequívoca, tendo conseguido uma vantagem final de 19 minutos e 08 segundos para Javier Pizzolito, segundo classificado e também piloto da marca Honda.
“Tudo correu muito bem, vencemos e provámos estar num bom caminho com a Honda CRF 450 Rally. Liderei desde o primeiro dia, venci uma etapa e estive sempre nos lugares do pódio nas restantes. Estou muito satisfeito. Tivemos aqui etapas muito duras, exigentes a todos os níveis, foi um verdadeiro teste para o próximo Dakar”. Referiu Paulo Gonçalves no final da prova.
PRÓXIMAS PROVAS
Cumprida esta primeira prova da edição de 2015 do Dakar Series, que terá ainda mais duas rondas, uma no PERU e outra na URUGUAI, Paulo Gonçalves regressa agora à Europa onde no início do mês de junho participará em mais uma ronda do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno na SARDENHA de 6 a 12 de Junho.
CHILE: Finais de Agosto
MARROCOS: Finais de Outubro
“O MEU SONHO É VENCER O… DAKAR”
“É a única vitória que me falta no currículo. Na última prova esteve quase, terminei em segundo lugar”. E eu acrescento que se não se tivessem verificado um conjunto de azares, a vitória já podia muito bem ter acontecido este ano. Estou certo que a consagração total de Paulo Gonçalves deve estar para acontecer. A prová-lo está a recente vitória, com grande classe, do Dakar Series corrido na Argentina esta semana.
ATUAL EQUIPA DA HONDA «HRC» É A MELHOR EQUIPA DO MUNDO. A RIVAL DIRETA É A KTM
Desde que Paulo Gonçalves assinou pela Honda, conseguiu alcançar as maiores conquistas como piloto de ralis. De onde destaco a conquista do título de Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno em 2013 e, mais recentemente, conseguiu ser vice-campeão na edição de 2015 do Rali Dakar.
Paulo Gonçalves é um dos maiores especialistas mundiais de sempre, dos ralis todo-o-terreno.
EQUIPAS POR ONDE PASSOU
MGB MOTOS – BARCELOS
MOTOGOMES – COIMBRA [Durante 6 anos]
GÁSGAS – ESPANHA [2 anos]
RPM – PAULO MARQUES – FAMALICÃO [1 ano]
MOTO GARRANO – BARCELOS [3 anos]
BIANQUI-PRATA [2009 E 2010]
SPEED BRAIN – ALEMANHA [2011, 2012 E 2013]
HRC – HONDA – DESDE FINAIS DE 2013
PALMARÉS DE EXCELÊNCIA DO CAMPEÃO DO MUNDO
2015
- 2º Classificado no Rali Dakar
2014
-Vice-campeão do Mundo de Ralis Cross Country
2013
- Campeão do Mundo de Ralis Cross-Country
- 1º Classificado no Rali de Marrocos
- 1º Classificado no Rali dos Sertões/Brasil
- 6º Classificado no Rali Ruta 40/Argentina
- 2º Classificado no Rali da Sardenha/Itália
- 2º Classificado no Rali do Qatar
- 2º Classificado no Rali Abu Dhabi/Dubai
2012
- 10 º Classificado Rali Argentina/Chile/Peru
- 4º Classificado no Campeonato do Mundo de Ralis
2011
- Campeão Alemão de Cross Country
2010
- Campeão Nacional Todo-Terreno classe TT3
- Vice-campeão nacional de Cross Country
2009
- 10 º Classificado a geral no Rali Argentina Chile
- 2º Classificado na classe 450cc no Rali Argentina Chile
- 1º Classificado na classe Super Produção amadores no Rali Argentina Chile
2008
- Campeão Nacional de Motocross Elite
- Campeão Nacional de Supercross classe 450c
2007
- Campeão Nacional de Supercross SX1
- Campeão Nacional e Supercross Elite
- 23 º Classificado no Rally Lisboa Dakar
2006
- 25 º Classificado no Rally Lisboa
- Vice-campeão Nacional de Supercross classe SX2
- Campeão Nacional de Motocross classe MX2
2005
– Campeão Nacional Enduro classe 450cc
- Vice-campeão Absoluto de Enduro
- Medalha de Ouro nos Six Days Of Enduro
2004
– Campeão Nacional de Enduro 250cc – 2 Tempos
- Vice-campeão absoluto de Enduro
- Medalha de Ouro nos Six Days of Enduro
2003
– Campeão Nacional de Enduro + 250cc 4 Tempos
2002
- Campeão Nacional de Motocross de 250cc
- Campeão Nacional de Motocross Absoluto
- Campeão Nacional de Supercross
- Campeão Nacional de Enduro classe 4 Tempos
– Vice-campeão Mundial de Enduro Juniores
- Medalha de Ouro nos Six Days of Enduro
- Vice-campeão Nacional de Enduro Absoluto
2001
- Campeão Nacional de Motocross de 250cc
- Campeão Nacional de Motocross Absoluto
2000
- Campeão Nacional de Motocross de 250cc
- Campeão Nacional de Motocross Absoluto
- Vice-campeão Europa 250cc
- 3º Classificado no campeonato Nacional de Supercross
1999
- Campeão Nacional de Motocross de 250cc
1998
- Campeão Nacional de Motocross de 250cc
- Campeão Nacional de Supercros
- 3º Classificado no campeonato Europeu de Motocross
1997
- Campeão Nacional de Motocross 125cc Sub18
- Campeão Nacional de Motocross 125cc Open
- Campeão Nacional de Supercross
- Vice-campeão Nacional de Motocross de 250cc
1993
- Campeão Nacional de 80 cc
1991
- Início na competição
NOTAS FINAIS
O Paulo ainda me confessou, já no final de conversa, com um sorriso nos lábios que quando fez 18 anos foi tirar a carta de moto, tendo reprovado na prova prática, por falta de… equilíbrio! Bem, ou a mota era pesada de mais, ou o Paulo muito fraquinho, ou o examinador não percebia nada do que estava a avaliar. Certo, certo é que era ali que estava aquele que viria a ser o maior de todos os motard’s, primeiro a nível nacional e agora a nível mundial. O Paulo atingiu um patamar só ao alcance de gente de exceção e excelência.
Parabéns, meu caro amigo Paulo, por tudo que tens conseguido, por não esqueceres a tua terra, Gemeses e o nosso concelho de Esposende. Segue em frente e o DAKAR vai ser teu, disso tenho a certeza absoluta. Um abraço, bem forte, as maiores felicidades e o desejo de que mantenhas sempre vivo esse teu espirito combativo, altruísta e solidário.
Mário Fernandes
30-05-2015




Sem comentários: