segunda-feira, 22 de junho de 2015

À CONVERSA COM PEDRO ROCHA CHEFE DOS ESCUTEIROS DE ESPOSENDE





PEDRO ROCHA ESCUTEIRO HÁ 26 ANOS ATUAL CHEFE DOS ESCUTEIROS DE ESPOSENDE
ESCUTEIROS DE ESPOSENDE – AGRUPAMENTO 301 - CELEBRAM O SEU 46º ANIVERSÁRIO
Pedro Miguel Ribeiro Rocha nasceu no Porto, tem 36 anos, é casado, tem um filho e vive em Esposende desde 2006. É bancário em Esposende e chefe do Agrupamento 301 dos Escuteiros de Esposende. Quem o conhece e com ele priva, sabe que se trata de uma pessoa de “trato fino” e com uma postura irrepreensível. Alguém que gosta mesmo daquilo que faz, que é solidário e que se entrega totalmente às causas que abraça. Um líder nato, que conduz com mestria os projetos em que acredita.
Vamos então fazer um pouco de história, descobrindo as vivências, os gostos e o caminho percorrido pelo meu entrevistado de hoje. Vamos conhecer os seus projetos, o que o move e ainda desvendar os seus… sonhos.
ESCUTEIRO DESDE OS 10 ANOS DE IDADE
Nascido no Porto e aí a viver cedo se iniciou no escutismo. Com 10 anos de idade ingressou no Agrupamento 304 de Santo Ildefonso, na qualidade de «lobito» [mais à frente já vão perceber o que é que isto significa], tendo transitado posteriormente para o Agrupamento 7 da Paróquia da Sé, também na cidade do Porto. A mudança de agrupamento devem-se unicamente ao facto de o primeiro ter entrado em inatividade. Já no segundo Agrupamento, o da Sé, estagiou para dirigente, demonstrando desde logo o amor ao escutismo e às suas causas e o interesse por continuar ligado a este movimento que considera de especial importância no desenvolvimento da sociedade e na formação do ser humano.
A CHEGADA A ESPOSENDE
A chegada de Pedro Rocha a Esposende tem a ver com o facto de ter conhecido uma jovem esposendense, com quem se veio casar. Nas conversas preparatórias, tidas com o P.e Delfim Fernandes, houve que referir a vivência católica e a participação ativa nos Escuteiros.
Claro está que o Pároco de Esposende – P.e Delfim, atento, logo lhe lançou o desafio para o relançamento do Agrupamento 301 de Esposende, que se encontrava inativo acerca de 5 a 6 anos.
Pedro Rocha foi refletir e eis que aceita o desafio. Integra um pequeno grupo que acaba por ir estagiar no Agrupamento 813 de Marinhas, que assim apadrinha a reativação dos Escuteiros de Esposende.
EM 28 DE SETEMBRO DE 2008 FOI OFICIALMENTE RELANÇADO O ESCUTISMO NA CIDADE DE ESPOSENDE
No ano de 2007 reabrem inscrições para a admissão aos escuteiros. Passado cerca de um ano, reunidas as condições há que dar corpo à equipa e pô-la a funcionar. No dia 28 de setembro do ano de 2008, com cerca de 38 elementos é apresentado publicamente o agrupamento 301 de Esposende com a celebração das primeiras promessas.
Na chefia do grupo, como não podia deixar de ser, está Pedro Rocha, que havia sido incansável na preparação do grupo e na criação de condições para dar início às atividades.
Pedro Rocha está na chefia do agrupamento de 2007 a 2010. Em 2010 o agrupamento passou a ser chefiado por Margarida Praia que cumpriu o mandato de 2010 a 2013. Em 2013 Pedro Rocha volta a ser eleito para a chefia, no mandato que vai até 2016.
GOSTOS PESSOAIS
CLUBE: “Sou portista, até porque nasci no Porto e ai vivi grandes alegrias proporcionadas pelas grandes vitórias que o Porto tem conseguido.”
MÚSICA: “Gosto muito de ouvir música de todo o tipo, embora goste ainda mais da música ritmada e que transmite alegria.”
DESPORTOS: “Desde sempre que gostei muito de futebol, que ainda hoje jogo semanalmente, enquanto amador. Na atualidade as modalidades que mais pratico são a corrida e a caminhada.”
LEITURA: “Gosto de ler e de escrever.”
A FAMÍLIA É A PRINCIPAL BASE DE APOIO
Para ser escuteiro, com as responsabilidades que sempre tenho vindo a assumir, é preciso contar com uma família que seja tolerante, especialmente com o tempo que dispensamos à causa e que também adira um pouco a esta missão. No meu caso, considero mesmo que a família tem sido o elemento determinante para que eu possa cumprir esta missão.
PEDRO ROCHA LIDEROU EM ESPOSENDE O PROGRAMA NACIONAL “LIMPAR PORTUGAL”
Sendo a natureza uma das vossas causas foi fácil abraçar um desafio que ia ao encontro dos objetivos dos escuteiros?
“CASTOR ASTUTO”
É habitual os escuteiros adotarem um Totem Pessoal “pseudónimo”, tal como o veio a fazer Pedro Rocha. Escolheu “Castor Astuto” a que associou uma imagem criada por um amigo ilustrador. Este nome significa que passou pela patrulha “Castor” e “Astuto” está relacionado com as suas próprias caraterísticas pessoais e a sua personalidade.
PLANOS DE ATIVIDADES E ORÇAMENTOS
“Os planos de atividades e os orçamentos são aprovados anualmente, obedecendo sempre ao plano trianual apresentado pela direção no início de cada mandato.”
Qual é o valor anual movimentado? “Temos um orçamento anual que ronda os 9 a 10 mil euros.”
De onde provem as principais receitas? “As nossas receitas provêm essencialmente de duas formas: Uma fatia vem das quotas pagas por cada escuteiro e dos pais que custeiam parte de cada atividade e o restante de campanhas de angariação de fundos.”
Qual é o valor da quota anual? “O valor da quota anual do ano escutista em vigor é de 25€.”
QUANTO CUSTA SER ESCUTEIRO?
“Ser escuteiro não custa nada e custa muito. Não custa nada, basta querer. Para isso é necessário comungar dos nossos objetivos e professar a religião católica. Quanto a custos financeiros digamos que o uniforme, a mochila e demais equipamento individual pode rondar os cem euros, dependendo da qualidade desses materiais extra uniforme.”
O UNIFORME É TODO IGUAL?
“O uniforme é todo igual, porque é o uniforme do CNE – Corpo Nacional de Escuteiro e está sujeito a regulamento. O que distingue os agrupamentos é a insígnia de cada agrupamento usada no braço. O lenço tem igualmente uma insígnia da região a que pertencemos, neste caso, a de Braga.”
FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES
A formação para dirigentes tem um período de duração de 3 anos e incide sobre várias temáticas, sendo de salientar as relações interpessoais, a liderança pelo exemplo o respeito pelo próximo e pela natureza, bem como a vivência da sua Fé.
DOS ESTATUTOS DO CORPO NACIONAL DE ESCUTAS
O Corpo Nacional de Escutas (CNE) - Escutismo Católico Português é uma associação de juventude, sem fins lucrativos, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros. O CNE afirma-se movimento da Igreja Católica e está ciente das responsabilidades que lhe advêm deste facto, bem como daquelas que resultam da Hierarquia. Pretende contribuir para a formação de cidadãos capazes de tomarem uma posição construtiva na sociedade, aptos a participarem na constante transformação do mundo à luz do Evangelho, segundo a doutrina católica. O CNE não se identifica com qualquer ideologia partidária nem com o poder constituído e integra-se na Organização Mundial do Movimento Escutista, com expressa aceitação da sua Constituição Mundial. São associados do CNE todos os indivíduos maiores de seis anos que tenham feito a promessa escutista. Para a admissão à promessa escutista é condição necessária estar-se na disposição de cumprir fielmente, segundo o grau de maturidade próprio da idade respetiva, os Estatutos e Regulamentos do CNE Para a promessa de dirigentes é ainda necessário ter bom comportamento moral e cívico. Os dirigentes do CNE professam e praticam a religião católica. Para a consecução dos fins educativos do CNE, os associados repartem-se, quanto à idade, desenvolvimento e função, em diferentes secções e categorias definidas em regulamento. Corpos Gerentes, Organização Territorial e Níveis. O CNE está organizado em quatro níveis: nível nacional; nível regional; nível de núcleo e nível local, que é o Agrupamento.
«F.A.C.E.I.S.» FINALIDADES EDUCATIVAS
O escutismo desenvolve uma ação constante ao serviço da juventude, em fidelidade a um modelo de desenvolvimento integral da pessoa humana, nas suas dimensões física, afetiva, caráter, espiritual, intelectual e social.
O Desenvolvimento do Carácter: Ser capaz de escolhas autónomas e responsáveis; de as assumir até às últimas consequências.
O Desenvolvimento da Criatividade: Aprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo.
O Desenvolvimento do Sentido dos Outros: Respeitar o seu semelhante, aprender a viver em comunidade, em Democracia.
O Desenvolvimento Físico: Tornar-se responsável pelo seu corpo, crescendo e vivendo em harmonia com ele.
O Desenvolvimento do Sentido de Deus: Reconhecer Deus na obra da Criação, na história vivida em comum.
O ESCUTISMO
“O ESCUTISMO É PARA TODOS e tem um Programa e um Método Educativo.”
Ao nível das unidades locais, terrestre ou marítimas, o CNE distribui os seus membros de uma forma etária:
Lobitos
Na idade de Lobito (6 – 10 anos), o importante é brincar com os outros, no meio da alegria e da imaginação. O Lobito gosta de inventar jogos, gosta de brincar, de colecionar toda a espécie de coisas. A sua curiosidade é inexcedível.
Exploradores/Moços
Os Exploradores/Moços (10 – 14 anos) estão na idade de querer descobrir o mundo e a vida; é a idade da aventura, dos projetos fabulosos, dos heróis invencíveis. O Escutismo propõe-lhes a “Aventura”/”Expedição”, verdadeiramente decidida em comum e vivida por todos, na qual a pessoa de um herói é ao mesmo tempo um desafio e o cimento necessário à coesão do grupo.
Pioneiros/Marinheiros
Entre os 14 e os 18 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo e, com eles, “ajudar a transformar o mundo”.
Caminheiros/Companheiros
A partir dos 18 anos, os jovens encontram-se numa encruzilhada: a esperança e o desejo de encontrar um lugar no mundo dos adultos vêm chocar com a angústia e o medo de não o conseguir. É a idade das grandes opções. Através da autonomia progressiva em relação ao grupo, da aceitação de responsabilidades para com os outros, o Escutismo propõe-lhes, aos 22 anos, uma verdadeira “partida” para a vida construtiva e livre na sociedade dos Homens.
A “PROMESSA” ESCUTISTA
“Prometo pela minha honra, e com a graça de Deus, fazer todo o possível por; Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria; Auxiliar os meus semelhantes em todas as circunstâncias; Obedecer à Lei do Escuta.”
OS 10 ARTIGOS DA “LEI DO ESCUTEIRO”
1º A honra do Escuta inspira confiança; 2º O Escuta é Leal; 3º O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa ação; 4º O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas; 5º O Escuta é delicado e respeitador; 6º O Escuta protege as plantas e os animais; 7º O Escuta é obediente; 8º O Escuta tem sempre boa disposição de espírito; 9º O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio; 10º O Escuta é puro nos pensamentos, palavras e ações.
ESCUTISMO MUNDIAL É LIDERADO PELO PORTUGUÊS JOSÉ ARMANDO GONÇALVES
O Chefe Nacional Atual é Norberto Correia e tomou posse em 4 de Janeiro de 2014 em Fátima. O Chefe Regional é Hugo Cunha. O Chefe João Armando Gonçalves é atualmente o presidente do comité mundial da Organização Mundial do Movimento Escutista, sendo o primeiro português a ocupar o cargo equivalente a “Chefe Mundial” o que só pode orgulhar os portugueses, em especial os escuteiros portugueses.
O ESCUTISMO NO CONCELHO DE ESPOSENDE
Existem atualmente 4 grupos ativos:
AGRUPAMENTO 82 MAR; AGRUPAMENTO 301 ESPOSENDE; AGRUPAMENTO 813 MARINHAS e AGRUPAMENTO 1296 FORJÃES.
Também já existiram Agrupamentos em Palmeira de Faro, em Apúlia e em Fão. Em Apúlia existem as “GUIAS DE PORTUGAL”, sendo na prática um grupo de escutismo mas só com a participação feminina.
OS AGRUPAMENTOS DO ARCIPRESTADO DE ESPOSENDE PERTENCEM AO «NÚCLEO CEGO DE MAIO» DA PÓVOA DE VARZIM
O Núcleo Cego de Maio existe há 90 anos e integra os Agrupamentos dos arciprestados de Esposende, da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, com que reunimos regularmente e com quem interagimos em inúmeras atividades, promovidas e /ou dirigidas aos escuteiros do Núcleo.
“FRATERNIDADE NUN’ALVARES”
É como que uma associação que acolhe os elementos que passaram pelo escutismo e que por diversos fatores não conseguem permanecer no escutismo ativo. Em Esposende esta associação tem-se mostrado muito ativa e ainda há poucos dias, realizaram um encontro/jantar de confraternização e de evocação do 46º aniversário da criação do Agrupamento de Escuteiros de Esposende.
PARCERIAS
Temos um conjunto de entidades parceiras, que privilegiamos e com a ajuda das quais ou em prol delas realizamos algumas das nossas atividades.
Os parceiros institucionais são a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, com quem colaboramos sempre que somos solicitados e nos é possível enquadrar a ajuda como “oportunidades educativas” para os nossos escuteiros Estas entidades também nos ajudam, principalmente na logística das nossas atividades, onde se incluem alguns transportes. Também colaboramos com a REDE SOCIAL e a LOJA SOCIAL.
UM APELO
Convido os pais e as mães a incentivarem os seus filhos a integrar o movimento escutista. Venham até nós para perceber o nosso trabalho, as nossas atividades e os objetivos que perseguimos. O escutismo não é um passatempo, é uma escola de vida que complementa todas as outras formas de educar a criança e o jovem, com regras e objetivos claros no progresso de cada um.
O SONHO DE PEDRO ROCHA É…
“O meu sonho é ter uma sede para este agrupamento. Atualmente, tal como aliás vem vindo a acontecer estamos instalados em duas salas contiguas ao Salão paroquial de Esposende, mas estas não reúnem as melhores condições para a prática das atividades que regularmente realizamos. Espero muito sinceramente que este sonho posso um dia ser uma realidade. Para tal temos vindo a solicitar ao Município a cedência de um espaço mais adequado e condigno.”
PRÓXIMA ATIVIDADE
“A nossa próxima atividade vai ser o ACAMPAMENTO DE AGRUPAMENTO a realizar nos dias 11 e 12 de julho no Campo Escutista de Ronfe em Guimarães.
Aproveito para referir que a nossa última atividade enquanto agrupamento foi um passeio/peregrinação a Fátima no passado mês de abril. Esta peregrinação foi aberta à comunidade, tendo contado com a participação de alguns familiares e amigos dos escuteiros.”
NOTAS FINAIS
Conheci Pedro Rocha, que veio enriquecer o meu núcleo de amigos, no ano de 2009. Pedro Rocha era chefe dos Escuteiros de Esposende e apareceu a liderar em Esposende o programa nacional organizado pela sociedade civil com a designação de «Limpar Portugal” e pretendia realizar uma jornada nacional de limpeza da mata e da floresta nacional. Participei enquanto munícipe e presidente de Junta realizando uma ação na freguesia de Curvos e colaborando com o grupo concelhio.
Depois disso criamos uma relação de amizade que viria a beneficiar as instituições que liderávamos: Os Escuteiros de Esposende e a Junta de Freguesia de Curvos. Começamos a realizar atividades conjuntas. Cedi várias vezes as instalações da Junta para a realização de atividades e lembro-me pelo menos de um acantonamento [dentro de espaços abrigados/fechados] e um de acampamento [em tendas], com “pedy-paper’s” e outras atividades. Apercebi-me da dinâmica do grupo, do excelente relacionamento entre chefes/responsáveis e os escuteiros. Cito o meu entrevistado de hoje “SER ESCUTEIRO É PARA TODOS” porque concordo com esta sua afirmação, mas já ser dirigente, com este entusiasmo, esta entrega e esta paixão já não é para qualquer um. Um obrigado muito especial ao meu caro amigo Pedro Rocha por mais esta agradável conversa e por tudo o que tem feito pela nossa juventude e pela comunidade.
Continue assim e conte comigo para o que precisar.
Um abraço, forte.
Mário Fernandes

13-06-2015


Sem comentários: