segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

DESPORTISTAS E COLETIVIDADES DE ESPOSENDE DINTINGUÍDOS PELO MUNICÍPIO

FOTO RETIRADA DO FACEBOOK DO MUNICÍPIO DE ESPOSENDE

As minhas felicitações para todos os agraciados nesta V Edição da Gala do Desporto do concelho de Esposende; Atletas, dirigentes, clubes, coletividades e associações.


"Na 5.ª Gala de Mérito Desportivo, que decorreu no domingo, no Auditório Municipal de Esposende, a Câmara Municipal de Esposende distinguiu 60 atletas, 20 técnicos e 14 equipas, que, ao longo da época desportiva 2013/2014, se destacaram em diferentes modalidades, reconhecendo ainda o mérito e a excelência do projeto Desporto Escolar na modalidade de Badminton da Escola Básica António Correia de Oliveira e o projeto de inclusão do Agrupamento de Escolas das Marinhas. O Prémio Carreira foi entregue a Paulo Martins, técnico principal da equipa de seniores femininos do Centro Social da Juventude de Mar, pela sua dedicação ao Andebol e Desporto concelhio ao longo de muitos anos. 
Na cerimónia, que lotou completamente a sala, foram assinados os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo entre o Município e a Federação Portuguesa de Canoagem, Associação de Futebol de Braga, Associação de Basquetebol de Braga, Associação de Patinagem do Minho e Associação de Andebol de Braga. Dada a impossibilidade dos seus dirigentes estarem presentes nesta cerimónia, serão, posteriormente, assinados os protocolos com a Federação Portuguesa de Surf, a Federação Nacional de Karaté de Portugal e a Federação Portuguesa de Taekwondo. 
Através destes Contratos-Programa, a Autarquia suportará, na época 2014/2015, o pagamento das taxas de filiação, inscrição, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação nas associações ou federações das respetivas modalidades. Este modelo de apoio às associações e clubes desportivos do concelho tem contribuído para incentivar a prática desportiva junto dos mais novos, promovendo as diversas modalidades com prática federada. Assim, na modalidade de Andebol é abrangido o Centro Social da Juventude de Mar; no Basquetebol a Associação Desportiva de Esposende – Secção de Basquetebol e no Futebol são apoiadas a Associação Desportiva de Esposende, o Centro Social Juventude de Belinho, o Clube de Futebol de Fão, o Desportivo Recreativo Estrelas de Faro, o Forjães Sport Clube, o Futebol Clube de Marinhas, o Gandra Futebol Clube, a Associação Juvenil “Fintas” e a União Desportiva de Vila Chã. Na modalidade de Hóquei em Patins e Patinagem, o Município apoia o Hóquei Clube de Fão, na Canoagem a Associação Rio Neiva, o Clube Náutico de Fão e o Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, sendo que no Karaté é contemplada a Associação de Karaté de Apúlia, no Taekwondo é apoiado o Taekwondo Clube de Esposende, e no Surf é abrangido o CICS – Esposende Surf Team. 
O Presidente da Associação de Andebol de Braga, Manuel Moreira, saudou a Autarquia pelo fomento da modalidade no concelho, nomeadamente através do apoio ao Centro Social da Juventude de Mar, clube que “engrandece o concelho de Esposende, terra que muito tem feito em prol do desporto e do andebol feminino, em particular”, assinalou. 
O Vice-Presidente da Associação de Basquetebol de Braga, Carlos Azevedo, fez votos para que a cooperação iniciada na presente época desportiva seja profícua e contribua para fomentar a modalidade no concelho, através dos estabelecimentos de ensino e clube local. 
O Presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, expressou palavras de apoio e reconhecimento à Câmara Municipal pelo apoio “determinante” que tem vindo a prestar às associações e clubes do concelho, contribuindo para fomentar e promover a atividade física. Realçou ainda o facto de o concelho ter recebido, nos dois últimos anos, etapas do Campeonato Nacional de Futebol de Praia. 
Em representação da Associação de Patinagem do Minho, o Presidente Adjunto Nuno Azevedo expressou uma palavra de apreço à Câmara Municipal pela política desportiva que tem vindo a desenvolver, destacando que, para além da promoção do desporto, está a contribuir também para a formação cívica dos atletas, incutindo valores como a solidariedade e a tolerância. 
Do mesmo modo, o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, saudou a Autarquia pelo “papel ativo” no plano da promoção do desporto, seja no apoio aos clubes do concelho, seja pela parceria com o organismo que dirige, por via da qual, Esposende acolheu importantes eventos de canoagem de mar, notou. 
“Um momento de festa, de homenagem e de confraternização da comunidade desportiva do concelho”, foi como o Presidente da Câmara Municipal classificou a Gala de Mérito Desportivo, deixando agradecimentos a todos quantos contribuíram para a realização do evento. 
Benjamim Pereira assinalou que a política desportiva do Município assenta em três pilares, um dos quais é o apoio às instituições, seja por via destes contratos-programa, seja através dos serviços do Centro Municipal de Medicina Desportiva ou mesmo na ajuda à aquisição de viaturas. O investimento em infraestruturas desportivas, traduzido na construção e na requalificação de equipamentos, é outro dos vetores, referiu o Autarca, dando nota das mais recentes intervenções efectuadas, que totalizaram um investimento de 1,4 milhões de euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal. Outra das apostas do Município passa pela realização dos mais variados eventos desportivos, seja de âmbito local e regional, como de dimensão nacional e até internacional, procurando, a par da promoção do desporto, catapultar o Município em termos turísticos. Benjamim Pereira salientou, contudo, que todo este trabalho é fruto de uma gestão financeira rigorosa, assente na definição de prioridades. 
Nesta gala que premiou o mérito desportivo, o Presidente da Câmara Municipal fez questão de destacar o trabalho, a dedicação e o empenho dos dirigentes desportivos, considerando que o sucesso dos atletas e das equipas também é obra deles. Assinalando a diversidade da prática desportiva existente no concelho, felicitou todos os distinguidos, notando o tão elevado número de campeões num concelho da dimensão de Esposende. “Vocês são, claramente, a imagem de Esposende”, afirmou Benjamim Pereira, acrescentando que “é um enorme orgulho ter gente com a vossa fibra neste Município”. A terminar, deixou ficar o apelo a todos os atletas, treinadores e dirigentes para que continuem a trabalhar com a mesma determinação, para alcançarem novas conquistas. 
A Gala de Mérito Desportivo foi abrilhantada por momentos de dança, pautados por muito ritmo, cor e alegria, protagonizados pelas Academias de Bailado de Esposende, PraxiStudio e Ás do Saber, e contou com o apoio da Escola Profissional de Esposende e da empresa municipal Esposende 2000." Notícia da CME


Bem-hajam por tudo que fazem pela formação, pelo desporto e pela nossa juventude.

MF


Sem comentários: