segunda-feira, 5 de maio de 2014

MAIS UMA CRÓNICA DE OPINIÃO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» [03.05.2014]



«PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE» [EX. APPLE] DEVER-SE-IA SIMPLESMENTE CHAMAR «PARQUE NATURAL DE ESPOSENDE»
ESPOSENDE ELEGEU MAIO COMO O MÊS DO AMBIENTE, DA BIODIVERSIDADE E DO TURISMO DA NATUREZA
A Câmara Municipal de Esposende elegeu este mês de Maio como o mês especialmente dedicado ao turismo na natureza, com um conjunto enorme de realizações durante todo o mês. Destaco aqui duas das principais atividades, como sendo: As visitas guiadas ao Parque Natural do Litoral Norte do dia 5 a dia 16 e a exposição de fotografia de Carlos Palma Rio e de Fernando Lopes do dia 2 ao dia 31, patente no Centro de Informação Turística [Posto de Turismo] de Esposende.
Do programa do Município saliento as seguintes atividades: de 02 a 31 uma Exposição de «Maios» e uma Exposição de fotografias da Natureza; no dia 10 uma Campanha de Limpeza no Estuário do Rio Cávado, pelo Município, Esposende Ambiente, parceiros locais e voluntários; no dia 17 um Workshop de fotografia por Carlos Palma Rio; do dia 5 ao 16 visitas guiadas ao Parque Natural de Esposende, território de grande biodiversidade e riquezas naturais e paisagísticas; No dia 17 uma conferência sobre o Turismo de Natureza, com a participação da Câmara Municipal da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, do Parque Natural de Esposende, de uma empresa do concelho e do fotógrafo de natureza João Cosme.
Trata-se de um programa ambicioso, virado para o Turismo da Natureza para promover, potenciar e valorizar as riquezas do nosso concelho: património histórico, fauna e flora, percursos temáticos e gastronomia.
Quero felicitar o Município de Esposende, na pessoa do Senhor Vereador do Desporto, Prof. Rui Pereira pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido na área desportiva, recreativa e de lazer, com uma dinâmica que tem trazido a Esposende inúmeros turistas e visitantes e pelo sucesso obtido, como são caso disso o recente Luso-Galaico, os BTT’s, os torneios, as caminhadas e as muitas atividades fluviais, que em permanência se vão realizando na foz do Rio Cávado.
Uma referência também, porque é de toda a justiça, para salientar o excelente trabalho de várias pessoas que tem vindo a promover a fauna e a flora do nosso concelho, com excelentes trabalhos de fotografia, como, Carlos Palma Rio, Fernando Lopes, Aires Pires e João Jacques. Trata-se certamente de um trabalho de enorme paciência e minucia, porque é necessário encontrar o local ideal e esperar pelo momento mágico, ou seja, aquele exato momento em que as aves ou os animais posam para a objectiva! Continuem a divulgar as Vossos magníficas imagens, seja no «facebook» e outras redes sociais, seja em exposições ou em livros, para que todos possamos usufruir das mais belas imagens do Parque Natural de Esposende e da sua fauna e flora.
PELO PARQUE NATURAL DE ESPOSENDE
Numa visita ao PNLN aprofundei os meus conhecimentos acerca deste Parque que permite a Esposende a utilização desse grande “slogan” que caracteriza muito bem o nosso território «ESPOSENDE UM PRIVILÉGIO DA NATUREZA».
Assim, temos o mar, as praias e as dunas; As praias estendem-se pela nossa costa atlântica desde a Foz do Rio Neiva, na Freguesia de Antas até ao limite do concelho a sul, na Vila de Apúlia, num percurso de cerca de 16,5 Km. Estas praias de areia fina têm sofrido a evasão de seixos o que as tem tornado de difícil acesso e utilização. No passado Domingo, enquanto participava na Caminhada Solidária do BLVE, numa passagem pela praia de Suave-Mar, fiquei positivamente surpreendido, pois a existência de seixos já é residual e o areal está quase normalizada, o que permite desde já antever uma boa utilização para o veraneio que está prestes a iniciar-se.
A restinga do Cávado; Entre as águas do atlântico e o estuário do Cávado, na zona ribeirinha de Esposende, mesmo em frente à cidade; Os estuários; O do Cávado de grande diversidade de fauna e flora e o do Neiva também com um conjunto enorme de espécies, ambos a proporcionar magníficas paisagens e a transmitir grande harmonia; O pinhal; É essencialmente constituído por pinheiros bravos; O caniçal; temos a tão falada lagoa da Apúlia que apresenta um bonito colorido proporcionado pela vegetação tão diversificada e pela envolvência dos campos de cultivo. As flores são também aqui um importante pólo de atração, pela sua multiplicidade e pela mistura de cores que enriquece a paisagem; As masseiras; Constituídas por parcelas de cultivo de morfologia bastante irregular localizados imediatamente a seguir ao cordão dunar, com grande irrigação e com muito colorido. Encontramos estas masseiras a sul do concelho, em Apúlia; Miradouros; Aqui podemos incluir locais que nos permitem vislumbrar lindíssimas paisagens, como são caso os Montes de são Lourenço, de Sanfins e da Senhora da Guia e de Curvos, porque não!?
A questão, que nem sequer é nova, já debatida na CME, na AM e em vários fóruns, prende-se com o facto de, estando o Parque Natural do Litoral Norte compreendido exclusivamente no território do nosso concelho, porque é que o mesmo não se designa de «PARQUE NATURAL DE ESPOSENDE» pois assim passava a ser designado de uma forma mais exata e mais facilmente lavava o nome do nosso concelho mais longe?
«BEM-VINDOS A BEIRAIS» A DISTINGUIR-SE DO LIXO TELEVISIVO QUE REINA NA TV PORTUGUESA!
Uma referência muito positiva para esta série nacional que retrata as diferenças entre o interior e o litoral, entre a cidade e a província.
Temos hoje um conjunto de programas, de onde destaco algumas “telenovelas” de produção nacional que mais parecem contos do outro mundo, com histórias macabras, com malfeitores de toda a ordem, onde aparecem filhos a querer assassinar mães, mães a tudo fazerem para “liquidar” os seus próprios filhos e por ai fora. Outros há que se distinguem pelo mau humor e pela destruição de certos valores de sã convivência, civismo e cavalheirismo. Se ainda ao menos este lixo passa-se nas sessões da meia-noite, deixando o olhar e a atenção dos mais novos livres destas trágico-comédias, só ao alcance de mentes iluminadas!
Bem, mas voltando a «Beirais», trata-se de uma excelente aposta da RTP em produção nacional com muito humor e excelentes atores. O Ambiente é bem giro e as vivências diárias ilustram muita da realidade do dia-a-dia em muitas terras do nosso interior. A Associação Recreativa, o café, a mercearia, a loja, a oficina, a residencial, a GNR e os seus dois agentes bem populares, o cabo Júlio e o agente Vitor, a Igreja e o padre Justino, a rádio, o autocarro, a Escola, o cabeleireiro e a agência funerária com os seus dois “cromos” e muitas outras figuras típicas, como a Olga e, claro, a Junta de Freguesia e a sua presidente, que substituiu o presidente eleito! Vale a pena ver!
Mário Fernandes;
03-05-2014

Sem comentários: