sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

PORQUE HOJE É SEXTA «PROVA ORAL» NA ESPOSENDE RÁDIO

17 de Janeiro de 2014

De manhã, às 08:40 em directo e às 18:40 em diferido


Caríssimas e Caríssimos;

Vai ser votado hoje no Parlamento um Projecto-Lei, da autoria da JSD, para a realização de um REFERENDO sobre a co-adopção de crianças por homossexuais.

Sou totalmente contra a realização deste referendo, essencialmente por duas ordens de razões:
Em primeiro lugar, sou contra porque considero que não se trata, nem de longe nem de perto, alias, antes trata-se de uma real necessidade, nem de uma efectiva prioridade para o nosso país.
Em segundo lugar, porque não vejo necessidade de alteração da legislação vigente sobre esta matéria.

Quero desde já reafirmar, e aqui abro uns parênteses, para dizer que a minha participação nesta crónica semanal tem dois objectivos, o primeiro é dar a minha opinião e o segundo comentar acontecimentos, por isso aqui vai, dizia eu que nada tenho, nem contra os homossexuais, nem contra a própria co adopção de crianças por homossexuais, embora confesse que me faz alguma confusão a existência de uma família em que a criança ou crianças, não tenham uma mãe e um pai, mas duas mães ou dois pais. Como já referi considero que a actual legislação já responde a estas situações, como o provam algumas situações de co-adopção que se tem vindo a tornar do conhecimento publico.

Como acontecimentos desta semana com sinal menos, destaco o desinvestimento do governo na saúde e na educação, reconfirmado pelas mais recentes notícias, que na saúde denunciam o aumento das listas de espera nos hospitais e de unidades de saúde com insuficiência de recursos, quer materiais quer humanos e mesmo de medicamentos; e na educação com a redução de cerca de um terço das bolsas de investigação com a consequente saída de Portugal de pessoas altamente qualificadas.

Como negativo, ainda o resultado de um estudo que nos vem dizer que em Portugal, quanto mais ricos e instruídos menos solidários. Apetece-me dizer: Valham-nos os remediados!

Em contra-ponto com os referidos acontecimentos negativos, quero realçar como positivo, ou seja com sinal mais dois temas, por coincidência da área desportiva;

A bola de ouro, que é a segunda ganha por Cristiano Ronaldo, a confirmar a excelência deste jogador e do próprio futebol nacional e mesmo do desporto português, com atletas campeões mundiais em várias modalidades;

Um outro acontecimento que quero aqui destacar, é a conferência de imprensa do português Vitor Pereira, ex. treinador dos Dragões, dada na Arábia Saudita, em que o português se impôs, não se deixando amedrontar, mostrando assim que os portugueses honram o seu país, seja onde for, estejam onde estiverem.

Para este fim-de-semana, para além das inúmeras actividades desportivas, destaco uma peça teatral a levar à cena amanhã, pelas 22 horas, no Auditório Municipal em Esposende, intitulada «A verdadeira história de Robinson Crusoe e de sexta-feira» no âmbito do 5º Encontro de Teatros, organizados pelo Gaterc.

E já agora, agasalhem-se bem que o dia de hoje promete chuva e frio!

Bom fim-de-semana, um abraço e até à próxima.

MF


Sem comentários: