sábado, 11 de janeiro de 2014

MAIS UMA SEXTA MAIS UMA «PROVA ORAL» NA ESPOSENDE RÁDIO


ASSIM VAI PORTUGAL E O MUNDO!

Caras e Caros;

Quero começar pelo caso que ontem veio a público sobre um doente que esperou dois anos por um exame, uma colonoscopia. Este caso veio por a nu aquilo que há muito se previa:

As restrições financeiras, cegas, estão a por em causa a saúde dos portugueses!

Temos uma saúde para ricos, que podem ir às clínicas privadas e outra saúde para os pobres que são obrigados a esperar eternamente para serem atendidos e quando o são, muitas vezes já vão tarde. O Estado que já não actua na prevenção, deixou também de servir na cura e tratamento da saúde das portuguesas e dos portugueses.

A questão é que graças a erros do passado, de vários governos e governantes, como o injustificado investimento em alcatrão, em estádios de futebol, em parcerias público-privado, em swaps e muitas outras inutilidades e negócios ruinosos como os submarinos e outras mais, por tudo isto estamos hoje a passar por momentos dramáticos e a descorar aquilo que de mais importante e prioritário devia ser atendido que são áreas como a saúde e a educação.

A saúde e a educação são duas áreas onde o estado tem que ser criterioso, como em tudo, mas deve investir de forma a que as pessoas não sejam descriminadas, nem fiquem privados dos serviços a que têm direito,

Tivemos a morte desse grande mito que foi o Eusébio e a decisão da sua ida para o Panteão Nacional. Concordo, por tudo quilo que ele represente mas discordo da forma como está a ser feito, muito à pressa e muito à bruta. Isto só acontece porque estão todos [partidos políticos, governo e outros agentes] a querer ser populares à boleia deste grande homem que foi o Eusébio. Deixem o Eusébio e paz e tentem como ele fazer algo de útil pela nação.

De ontem a triste notícia da desistência do nosso Paulo Gonçalves do Dakar, pelo infortúnio do acidente seguido de incêndio da sua moto. Um obrigado muito especial para o Esposendense pelo profissionalismo, entrega e solidariedade [ao contrário daquilo que fizeram com ele] sempre presente nesta prova. Para o ano lá estará, sempre com o nosso apoio.

Do Vaticano mais uma notícia a surpreender-nos, sim a surpreender-nos, com o Papa Francisco a desmontar uma igreja demasiado formar e piramidal. Acabam vários títulos, como monsenhor, o que me parece muito bem, pois aproxima a igreja dos seus fiéis, do povo, das pessoas em geral. Bem-haja!

De ontem também tivemos a ida de Portugal aos mercados, ou seja, pedir mais dinheiro emprestado, com o governo a embandeirar grande sucesso da operação. Os juros a pagar por Portugal ficaram nos 4,657%, mas segundo apurei a vizinha Espanha fez operação semelhante e os seus juros terão ficado a 2,382%, por isso que não compreendo o sucesso de Portugal, se a Espanha só vai pagar cerca de metade dos juros? Já não percebo nada de números, ou então não vejo onde está o sucesso "propagandeado" pelos nossos governantes!

Alias, continuo a não perceber a inacção da União Europeia, que empresta aos Bancos a 1%, para que estes emprestem aos Estados Membros a valores 4, 5 e 6 vezes superiores. Porque é que o Banco Central Europeu não empresta directamente aos Estados Membros?

Para este fim-de-semana vamos ter uma agenda cultural rica, com vários espectáculos teatrais e com fados.

Um bom fim-de-semana, um abraço e até à próxima.

MF


Sem comentários: