sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PORQUE HOJE É SEXTA «PROVA ORAL» NA ESPOSENDE RÁDIO

Caras e Caros ouvistes,
Caros Amigos;

Chegou-nos ontem à noite a notícia da morte de Nelson Mandela. É a morte de um Homem que marcou o mundo e que mudou a história da humanidade, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e solidária.

Vinte e sete anos preso, mas sem nunca se deixar vencer nos seus princípios, lutando contra a discriminação racial no seu país e no mundo.

Foi o primeiro presidente negro da África do Sul, onde acabou com o Apartheid, tornando-se um autêntico ícone, um exemplo e um farol para todo o mundo. Foi com toda a justiça, galardoado com o prémio nobel da paz.

A humanidade deve muito a este Homem, por isso não poderia deixar de lhe dedicar estas palavras, fazendo-lhe assim a minha justa e merecida homenagem. Obrigado, Nelson Mandela, por tudo que fez pela humanidade. A sua «obra», alicerçada no respeito e na defesa dos direitos humanos, levou-o a derrotar o racismo e imortalizou-o! Mandela foi um Homem extraordinário e deveria ser seguido pelos actuais senhores e senhoras do mundo, como os «Obama’s e as Merkel’s», para acabarem de vez com esta «guerra» económica e financeira, com este «apartheid» a que têm sujeitado muitos outros países, onde se inclui Portugal.

Esta semana, tivemos o governo português a concretizar duas privatizações de duas empresas públicas; Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e os CTT.

Os Estaleiros Navais, porque têm tido prejuízos crónicos;

Os CTT, porque sempre têm dado lucro ao Estado!

Afinal em que é que ficamos?

Numa mesma semana vende-se porque dá prejuízos e vende-se porque dá lucros?
Acho que ninguém compreende, pelo menos eu não consigo compreender com que critérios, se é que existem, se regem as privatizações!

No caso dos Estaleiros, temo pelas centenas de postos de trabalho e nos CTT, temo pela qualidade do serviço, pela confidencialidade, pela prontidão, pelo proximidade e pelo rigor.

De ontem ficamos a conhecer os vencedores e os premiados do concurso gastronómico «Sabores do Campo – Esposende’2013»: O Restaurante Senhora Peliteiro arrecadou o primeiro prémio, tendo ficado em segundo lugar o Restaurante Água Pé e em terceiro o Restaurante Camelo. Foram ainda contemplados com menções honrosas os Restaurantes Varandas do Cávado, Bar da Praia e Siamo in Due. Parabéns a todos; Organização, participantes e premiados!

No passado dia cinco celebrou-se o «Dia Internacional do Voluntariado». Deixo aqui uma palavra de especial carinho e agradecimento a todos aqueles que fazem voluntariado, principalmente aos voluntários do nosso concelho, pela disponibilidade e tempo que dão em prol de outros.
Parabéns ao Banco Local do Voluntariado de Esposende e a todos os seu membros, nos quais me incluo, embora com pena minha, com pouca actividade.

Hoje de tarde vamos poder assistir, quem puder, claro, ao sorteio dos grupos para o Mundial de Futebol a jogar no Brasil no próximo ano, onde, para orgulho de todos nós, vai marcar presença a Selecção Portuguesa. Boa sorte para o sorteio e mais ainda para a própria fase final.

De hoje até domingo, a Feira do Fumado tradicional no Largo Rodrigues Sampaio, a partir de amanhã, no Largo do bombeiros, uma pista de gelo a servir de excelente atracção turística.

Este Sábado, Álvaro Maio apresenta no Auditório Municipal de Esposende o seu mais recente livro «Fragmentos». Parabéns ao meu caro amigo Álvaro Maio pela excelência desta publicação.

No dia onze, comemora-se o segundo aniversário da Loja Social de Esposende, a quem aproveito para felicitar pelo magnífico trabalho desenvolvido em prol dos mais desprotegidos e necessitados. A actual crise económica e financeira têm agravado as dificuldades das famílias, que assim se vêem obrigadas a socorrer-se das valências desta Loja. Tem valido a enorme generosidade de muitos, pessoas e empresas. Bem-haja ao conselho Local de Acção Social, a todos os seus parceiros e benfeitores.

Termino com uma sugestão musical para o fim-de-semana: O novo disco de Pedro Abrunhosa «Contramão». Excelente!!!

Bom fim-de-semana, um abraço, e até à próxima!

MF


Sem comentários: