domingo, 15 de dezembro de 2013

FUNDAÇÃO MATA DO BUSSACO VENCEU PRÉMIO PORTUGAL CIDADÃO DA FUNDAÇÃO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA E A TSF



Realizou-se esta tarde a entrega dos prémios «PORTUGAL CIDADÃO'2013». A gala realizou-se no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto e contou com a participação do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares, do presidente da Mota-Engil, António Mota, do ex-comissário europeu António Vitorino, e da presidente do Conselho de Curadores da Fundação Manuel António da Mota, Manuela Eanes.

O primeiro prémio foi atribuído à «Fundação Mata do Buçaco» que se dedica à gestão do património natural e edificado da mata nacional e nos últimos anos destacou-se pela sua "atuação ao nível da conservação da biodiversidade do património natural sob a sua gestão e pela sua política de responsabilidade social", explica a Fundação Manuel António da Mota.
Essa política envolve "diversos públicos" e promove o "voluntariado nas atividades de conservação" e a sensibilização para a importância do património da Fundação Mata do Bussaco no contexto regional e nacional. O organismo visa a recuperação, requalificação e revitalização, gestão, exploração e conservação de todo o património, natural e edificado da Mata Nacional do Buçaco, que atualmente ocupa 105 hectares e possui cerca de 250 espécies de árvores e arbustos. No seu perímetro encontram-se, nomeadamente, o conhecido Palace Hotel do Bussaco e o Convento de Santa Cruz.

Foram distinguidas também a Associação CAIS, a Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade, a Câmara de Odivelas, o Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira, a Fundação Odemira, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a RUTIS - Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, a Startup X - Associação e a Universidade de Aveiro.

A quarta edição do Prémio Manuel António da Mota associou-se às iniciativas que concorrem para "impulsionar o debate sobre a cidadania europeia e a divulgação dos direitos de cada um enquanto cidadão europeu".

A Fundação Manuel António da Mota instituiu em 2010 o prémio com o objectivo de reconhecer anualmente organizações e personalidades que se destaquem nos vários domínios de actividade.

O vencedor foi contemplado com a quantia de 50.000 euros e os restantes 9 finalistas com 5.000 euros cada.




Estive presente e gostei muito desta gala, pelos objectivos, pelas intervenções e pelos excelentes momentos musicais.

MF


Sem comentários: