terça-feira, 10 de setembro de 2013

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ESPOSENDE REUNIU EM SESSÃO ORDINÁRIA

Intervenção de Mário Fernandes - Assembleia Municipal - 09.09.2013

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia e demais membros da Mesa;
Ex.mo Senhor Presidente da Câmara;
Exmas Senhoras e Senhores Vereadores;
Caras e Caros Colegas Deputados;
Prezado público;
Cá estamos a despedir-nos de mais um mandato autárquico de quatro anos. O meu terceiro; Três vezes consecutivamente eleito para a presidência da Junta de Freguesia de Curvos, proporcionaram-me 12 anos de presença nesta Assembleia Municipal, com a participação em 56 Sessões, apenas tendo faltado a uma única e por motivos de força maior. Na minha Freguesia, participei em todas as reuniões da Junta de Freguesia, cerca de duzentas e participei em todas as Assembleias de Freguesia, sem excepção, ou seja, estive nas 54 sessões, prestando contas, levando esclarecimentos, ouvindo e respondendo a todas as questões colocadas pelos Membros da Assembleia e pelos Curvenses e público em geral;
Estou de consciência tranquila por tudo aquilo que fiz, sempre em defesa dos Curvenses e dos Esposendenses em geral. O interesse público esteve sempre presente nas minhas intervenções, nas minhas participações nas várias comissões e grupos de trabalho e sempre que representei esta Assembleia. Tudo fiz para dignificar este órgão e os seus membros, bem como o Município de Esposende. Sempre dei o meu melhor; por isso que estou convencido que não é por mim, nem pela minha actuação, que os políticos Portugueses gozam actualmente de tão má fama e dão, muitas vezes, tão péssima imagem!
Vejamos os casos da extinção de Freguesias e da limitação de mandatos, para os presidentes de Junta e de Câmara; O que se está a passar no que toca à extinção de Freguesias é um vexame para o poder local democrático, uma afronta às populações e ao próprio interesse de Portugal;
A limitação de mandatos é um desrespeito para com todas aquelas e todos aqueles que desinteressadamente tudo têm feito pelas suas Freguesias e Municípios.
Nesta questão da limitação de mandatos, a imagem que está a ser dada é de um total desnorte, provocado por um Parlamento que legislou a limitação para os outros, esquecendo-se de se auto limitarem a si próprios, dando o seu exemplo, e a acrescer à trapalhada ainda legislou de uma forma dúbia, deixando o país numa enorme confusão, com as Portuguesas e os Portugueses a assistirem a uma autêntica “trapalhada”, criando desigualdades e injustiças, para com aqueles que tentando cumprir a lei, embora discordando dela, não se recandidataram, sentindo-se agora prejudicados, caso as Candidaturas de outros, em iguais circunstâncias venham a ser permitidas. Ora ficamos a saber, esta Sexta-feira que afinal também estas candidaturas eram possíveis. Na verdade, parece estarmos num país onde tudo é possível e onde o «chico-espertismo» parece leva sempre a melhor.
A minha maior decepções deste Mandato, tem a ver com o aquilo que eu considero ter sido uma falta de oposição desta Assembleia para com o governo, na questão da Lei da Extinção de Freguesias. Continuo a achar que deveríamos ter respondido de uma forma bem mais enérgica ao desrespeito a que fomos votados, uma vez que aprovamos por unanimidade a nossa oposição, não tendo a mesmo sido considerada pelo Governo, nada se fez, ficando-nos pela aceitação;
Como positivo, o debate salutar, a troca de ideias e de argumentos com elevação e o respeito por todos os grupos políticos.
Um obrigado muito especial ao senhor Presidente da Câmara, João Cepa, pela forma sábia como geriu o nosso concelho durante estes cerca de catorze anos.
À Câmara Municipal quero deixar o meu testemunho de um trabalho muito positivo, muito proactivo, de grande respeito e consideração para com os Autarcas das Freguesias e o meu reconhecimento pelo excelente trabalho em prol do desenvolvimento harmonioso do nosso concelho, em especial pelos investimentos realizados na Freguesia de Curvos.
O mais simples, para mim, era, estou contra a extinção da minha Freguesia, por isso, ponto final.
Não optei por essa via, que seria a via mais fácil: Estou e estarei contra a extinção da minha freguesia, continuarei a lutar pela sua restauração, mas sei viver num sistema democrático e aceitar as decisões tomadas pelos órgãos democraticamente eleitos e por isso respeito a sua legitimidade. Acontece que isso não me impediu de, discordando, recorrer às vias judiciais, para impugnar a extinção da minha Freguesia e respeitando os prazos e o ritmo das instituições judiciais, continuarei a aguardar a decisão ou decisões que vierem a ser tomadas, mantendo a esperança numa vitória que acredito deverá acontecer, ainda que demore tempo, desde que não seja todo o tempo do mundo.
Por isso, faço parte de uma solução de governo, apresentada ao eleitorado, para o território da Freguesia de Curvos, em União com a Freguesia de Palmeira de Faro, por forma a continuar a contribuir para o desenvolvimento da minha terra e pela qualidade de vida e de bem- estar de todos os Fregueses, sem excepção.
Quero deixar uma palavra de agradecimento, em primeiro lugar aos meus colegas deputados, presidentes de Junta, Joaquim Rosmaninho e António Carlos pela confiança que em mim depositaram, para liderar a bancada independente e a solidariedade sempre presente;
Agradecer também à Mesa e aos demais deputados pela elevação do debate e pela deferência com que sempre trataram esta bancada.
Agradecer a todos os deputados municipais, através dos seus líderes, deputados Penteado Neiva, Enes Abreu, Berta Viana e Manuel Carvoeiro.
Caros colegas, não saio de vez, até porque conto cá vir, sempre que for oportuno, em representação da nova União, caso sejamos eleitos é claro, e porque conto manter a minha actividade cívica da mesma forma, activa, em prol de um concelho cada vez melhor!
Podem contar a continuar comigo!
Saio como entrei: de cabeça erguida e de consciência tranquila, pela sensação do dever cumprido, mas mais enriquecido, por tudo que aqui aprendi, pelos conhecimentos que adquiri, e por alguns bons exemplos a que aqui assisti.
Por tudo que acabo de referir, o meu muito obrigado e um… até já!

Mário Ferreira Fernandes
Presidente da Junta de Freguesia de Curvos e Deputado Municipal
Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, Esposende, nove de Setembro de 2013.


Sem comentários: