sexta-feira, 15 de março de 2013

PORQUE HOJE É SEXTA MAIS UMA "PROVA ORAL" NA ESPOSENDE RÁDIO

Muito Bom dia!

Caríssimas e Caríssimos;

Esta quarta-feira tivemos a eleição do Cardeal Argentino Jorge Mário Bergoglio, como novo Papa, o “Papa Francisco”;

Pude assistir em directo, através da televisão, ao anúncio da escolha do conclave, e à primeira reacção de espanto, pela aparente avançada idade do escolhido, logo que ouvi as primeiras palavras do sumo pontífice fiquei bem impressionado, essencialmente pela naturalidade e pela espontaneidade, numa intervenção de improviso, que eu tanto admiro.

Temos assim o primeiro Papa da América Latina, que na sua primeira aparição publica;

Curvando-se perante os milhares de fieis que enchiam a praça de S. Pedro e os milhões que como eu, por todo o mundo assistiam, deu grande prova de humildade e de simplicidade.

Um Jesuíta, com nome de Franciscano, sobre quem recai uma enorme responsabilidade, pela delicadeza dos temas com que a igreja se depara, como;
As migrações mundiais;
O aumento da idade da esperança de vida;
A coabitação igualdade entre povos e civilizações. Tudo isto a levar o mundo a um novo paradigma, e ainda;
O celibato dos padres, que no meu entender deveria ser facultativo;
O papel das Mulheres na Igreja, que deverá ser muito mais interventivo;
O papel dos leigos;

E depois temos ainda temas bem quentes, como a pedofilia, que deve ser definitivamente erradicada da igreja. Da Igreja e da sociedade.

Espero sinceramente que este se venha a confirmar como um Papa que reanime os Cristãos e que reforce um diálogo construtivo com as outras igrejas e confeições religiosas de forma a tornar o mundo melhor.

Tenho que afirmar que me impressionam todos aqueles que nas redes sociais logo vieram criticar tudo no novo Papa. Mal ele foi anunciado, já muita gente o criticava. Deixemos de ser “os profetas” das desgraças e esperemos que o Papa Francisco se revele e se manifeste e depois sim, cá estaremos para “avaliar” a sua actuação. Já agora, não podemos ignorar que nem tudo, se calhar até uma grande parte, do que se vê nas redes sociais e na própria comunicação social é verdade.

Continuando a falar da igreja, algumas palavras acerca da homenagem que vai ter lugar este domingo em Palmeira de Faro ao saudoso Padre José Pires Afonso, carinhosamente tratado pelos seus amigos e pelas próprias comunidades, por Padre Zé.

HOMENAGEM AO “PADRE ZÉ” - O HOMEM E O SACERDOTE
Nascido a 28-11-1916, faleceu a 19-03-1988 e encontra-se sepultado no cemitério paroquial de Vila-Chã.

Felicito a organização, Junta e Câmara e confirmo desde já a minha presença nesta homenagem a realizar este domingo de tarde, dia 17 de março de 2013.

O Vilachanense Padre “Zé” José Pires Afonso, nascido precisamente na casa paredes meias com a casa dos meus pais, na rua do Chouso em Vila-Chã, onde também eu nasci, foi um grande homem, pessoa amiga do seu amigo e amigo dos mais necessitados.

À sua faceta sacerdotal, sempre se manteve fiel à terra e aqui refiro-me um duplo sentido; à terra onde nasceu e à terra no que toca à produção agrícola. Principal dinamizador do pomar da "mata" com a produção de maças em grandes quantidades, manteve sempre uma ligação à terra. Aqui possibilitou a muitos jovens uma ocupação salutar na apanha de maças, compensando-os sempre pelos serviços prestados, embora o fossem praticamente a título de ocupação de tempos livres. Habituou-nos a vê-lo conduzir o seu “velhinho” Peugeot quase sempre com a mala a abarrotar de sacos com legumes provenientes das suas propriedades agrícolas.

Fica aqui a minha homenagem! Bem-haja, "Padre Zé" como tão carinhosamente era tratado, por tudo que fez pelas comunidades de Palmeira de Faro e de Curvos, onde também foi pároco!

Esta semana foi apresentado pela Câmara Municipal de Esposende, o livro “O chef vai à Escola” editado em colaboração com cinco instituições concelhias;
O Centro social de Curvos;
A Escola de Areia – Apúlia;
A Escola de Fonte Boa;
Centro Escolar de Fão, e a
APPACDM

Este livro está excelentemente ilustrado, contém muitos desenhos realizados pelas crianças das escolas, fotos e receitas de iguarias locais, confeccionadas com a colaboração dos Chefes:

Paula Peliteiro, Daniela, Ilda Costa, Elisa la Fuente e Ivo Loureiro.

Parabéns a todos os intervenientes e já agora uma sugestão ao Município, para que disponibilize este livro a todas as bibliotecas, incluindo as escolares, às IPSS’s e a todos os estabelecimentos escolares do concelho e claro está às próprias Juntas de Freguesia.

Daqui a poucos minutos vamos ter o senhor Ministro das Finanças a anúnciar as conclusões de sétima avaliação da Troika ao programa de ajustamento em Portugal, embora saibamos desde já, que terá sido decidido o prolongamento de mais um ano para o cumprimento das metas do défice, o que me parece manifestamente insuficiente, mas com um ano atrás de outros ou outros, lá vamos andando de adiamento em adiamento, bem como mais um ano para o corte dos tais quatro mil milhões de euros na despesa fica do Estado, este talvez vá para as calendas!

Para este fim-de-semana, para além da já referida homenagem ao Padre José Pires Afonso, temos na Casa da Juventude a apresentação do livro infantil “Na dinastia dos verdes”, penso que é o terceiro da escritora Alice Costa.

Bom fim-de-semana para todos,
Um abraço;
E… até à próxima!
Prova oral de 13 de março de 2013.

MF



Sem comentários: