sexta-feira, 15 de março de 2013

HOMENAGEM AO SAUDOSO PADRE JOSÉ PIRES AFONSO




HOMENAGEM AO “PADRE ZÉ”
O HOMEM E O SACERDOTE

Felicito a organização e confirmo desde já a minha presença nesta merecida homenagem, a realizar este domingo de tarde, dia 17 de março de 2013.

O Vilachanense Padre “Zé” José Pires Afonso, nascido precisamente na casa paredes meias com a casa dos meus pais, na rua do Chouso em Vila-Chã, onde também eu nasci, foi um grande Padre, pessoa amiga do seu amigo e amigo dos mais necessitados, alguém que sempre lutou pela justiça e pela igualdade.

À sua faceta sacerdotal, como curiosidade, sempre se manteve fiel à terra e aqui refiro-me um duplo sentido; à terra onde nasceu e à terra no que toca à produção agrícola. Principal dinamizador do pomar da "mata" com a produção de maças em grandes quantidades, manteve sempre uma ligação à terra. Aqui possibilitou a muitos jovens uma ocupação salutar na apanha de maças, compensando-os sempre pelos serviços prestados, embora o fossem praticamente a título de ocupação de tempos livres. Habituou-nos a vê-lo conduzir o seu “velhinho” Peugeot quase sempre com a mala a abarrotar de sacos provenientes das suas propriedades agrícolas.

Nascido a 28-11-1916, faleceu a 19-03-1988, encontrando-se sepultado no cemitério paroquial de Vila-Chã.

Fica aqui a minha homenagem! Bem-haja, "Padre Zé", como tão carinhosamente era tratado, por tudo que fez pelas comunidades de Palmeira de Faro e de Curvos!

Um abraço a todos os seus familiares, em especial ao seu irmão Padre António, pároco de Palme.

MF


Sem comentários: