segunda-feira, 18 de março de 2013

HOMENAGEM AO PADRE JOSÉ PIRES AFONSO COM FORTE PARTICIPAÇÃO POPULAR

Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, na sua intervenção


PADRE JOSÉ PIRES AFONSO
HOMENAGEADO ESTE DOMINGO

A homenagem, a título póstomo, ao P.e Zé, contou com a presença de familiares, amigos e das próprias comunidades paroquais de Palmeira de Faro, Curvos e Vila-Chã.

às 15 horas teve inicio uma eucaristia em memória ao saudoso P.e Zé. A aucaristia foi presidida pelo Arcipreste e pároco de Palmeira de Faro e Curvos, P.e Armindo e contou com a concelebração do P.e Avelino Peres Filipe, P.e António Neiva e P.e António Pires Afonso, irmão do homenageado. O celebrante, P.e Armindo, lembrou o P.e Zé como um Homem bom, que fez um percurso sempre do lado dos mais desprotegidos e sem grande atenção aos aspectos materiais.

No final da missa foi inaugurada uma estátua P.e Zé, em tamanho real, instalada a poente da Igreja e da residência paroquial. Aqui verificaram-se discursos do escultor, Mendanha, do Presdiente da Junta de Palmeira de Faro, Jorge Filipe e do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa. Todas as intervenções foram no sentido de inaltecer as caracteristicas humanas, o espirito de ajuda e de altruismo do homenageado.

De seguida foi inaugurada em exposição de fotografias, explicada pelo historiador Penteado Neiva, lembrando o P.e Zé como um padre com grande conhecimento e cultura e simultaneamente com um especial gosto pela terra, por muitos conhecido pelo P.e "lavrador" pela importância que sempre dedicou à agricultura, tanto como produtor como dinamizador do Grémio da Lavoura, atual Cooperativa Agrícola de Esposende.


Intervenção de P.e António Pires Afonso irmão do homenageado

Descerramento da estátua do P.e Zé

Historiador Penteado Neiva explica paineis expostos

Gostei de participar nesta homenagem ao Padre Zé. Uma justíssima homenagem, a lembrar um percurso de vida exemplar.

Um abraço para todos os famíliares.

MF


Sem comentários: