![]() |
Livraria Lello - Rua dos Clérigos - Porto |
A Livraria Portuense “Livraria Lello” foi considerada a terceira mais bela do mundo e classificada como património mundial. Esta noticia fez-me recordar uma visita que fiz há vários anos a esta livraria.
Esta semana aproveitei uma (das muitas) idas ao Porto, para revisitar esta magnifica livraria que se situa na Rua dos Clérigos.
A “Lello” é um verdadeiro ex-líbris da cidade invicta e as suas instalações encontram-se numa edificação talvez única em todo o mundo.
Ao entrarmos na livraria, sentimo-nos envolvidos por um óptimo ambiente, muito acolhedor, onde pontificam muitos livros e variadíssimas outras publicações, envolvidas por uma decoração absolutamente maravilhosa. Na entrada, uma sala sumptuosa, com uma galeria que dá acesso a uma escada ornamental, que nos leva ao primeiro andar. Aí encontramos algumas mesas que servem para a exposição dos livros e para rápidas leituras. Os bancos são em madeira, revestidos a couro e as estantes a toda a altura desta sala perfazem o espaço interior, que guarda muitas memórias do passado, com inúmeras publicações e exemplares únicos.
Podemos ainda ver os bustos de alguns homens das letras, como, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro.
No tecto, um amplo vitral com desenho da conhecida divisa, «Decus in Labore» slogan da Lello.
A fachada da Livraria também é muito rica, com lindíssima ornamentação, composta por rendilhados, aos quais ninguém fica indiferente.
Comprei três livros, dois infantis e um de literatura.
Vale bem a pena visitar! Em Portugal (e no Porto) também temos lindíssimo património e bonitas edificações, com invulgar excelência e monumentalidade!
MF
1 comentário:
Ja la fui e realmente vale a pena.
Além dos bons livros que la se encontram, desfrutar do local, que é uma das maravilhas do Porto.
Bjinho,
Enviar um comentário