domingo, 26 de setembro de 2010

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CURVOS REUNIU EM SESSÃO ORDINÁRIA

SALÃO NOBRE DA SEDE DA JUNTA DE CURVOS

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CURVOS
SESSÃO ORDINÁRIA

Informação escrita do Presidente da Junta de Freguesia de Curvos, na Assembleia de Freguesia de Curvos, Sessão Ordinária de 24 de Setembro de 2010;
Pretende-se apresentar aqui a actividade da Junta de Freguesia de Curvos, bem como todas as actividades e obras realizadas em Curvos, tanto pela Câmara Municipal, como pela Esposende Ambiente e Esposende 2000, no período que compreendido entre a última Assembleia, realizada em 30 de Junho p.p. e a presente data:

OBRAS EM CURSO
- Pavimentação da Travessa de S. Miguel;
- Pavimentação do Beco da Liberdade;
- Preparação do terreno do Parque Empresarial de Curvos;
- Reparação do Caminho Florestal de Vilar.

AMBIENTE E ESPAÇOS VERDES
- Manutenção de todos os espaços verdes da Freguesia;
- Limpeza geral do espaço florestal a poente da sede da Junta;
- Limpeza geral e criação de espaço verde no pinhal existente no Jardim de Infância;
- Criação de novos espaços ajardinados.

EDUCAÇÃO / SOLIDARIEDADE / FESTIVIDADES
- Fornecimento de material e higiene e expediente à Escola e ao Jardim-de-Infância.
- Limpeza regular dos espaços envolventes à Escola Básica e ao Jardim-de-Infância.
- Apoio às actividades do Centro Social – Deslocações, comemorações, festas.
- Apoio à Comissão de Festas de S.Torcato e S. Miguel 2010.
- Apoio ao Cortejo realizado pela Paróquia.
- Cedência de instalações do polidesportivo à Comissão de Festas de S. Torcato e S. Miguel.
- Apoio à Paróquia.
- Apoio às actividades da Comunidade de Inserção Social de Curvos.
- Apoio ao Grupo de Jovens.
- Apoio aos Grupos Corais.
- Apoio aos Grupos Desportivos.
- Apoio à Associação de Pais da Escola EB1/JI na realização de actividades.

VIAS DE COMUNICAÇÃO E OUTRAS OBRAS
- Tem-se procedido á limpeza e manutenção de todas as ruas e caminhos, bem como da E.M. N. 305;
- Reparação e limpeza de aquedutos;
- Limpeza geral do ribeiro a sul do cemitério.

TERCEIRA IDADE
- Transporte às Piscinas – uma vez por semana – terças-feiras.
- Transporte ao Ginásio – uma vez por semana – quintas-feiras.
- Transporte à praia nos meses de Julho e Agosto.
- Transporte a passeios e visitas.
- Apoio na Festa do Idoso com a ida ao Santuário de Fátima.

JORNADAS DESPORTIVAS DE CURVOS 2010
A Junta de Freguesia de Curvos realizou mais uma edição das Jornadas Desportivas de Curvos – Curvos em Movimento 2010, com as seguintes actividades:
• III Grande Prémio de BTT
• Futebol Masculino - Feminino - Infantil
• 24 Horas non stop
• Caminhada com Yoga
• Cicloturismo
• Badminton

PROTOCOLO COM A ACIB PARA CEDÊNCIA DE INSUFLÁVEIS
Realizamos mais uma vez um protocolo com a ACIB para a cedência de insufláveis de apoio às Jornadas Desportivas de Curvos.

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO ENVOLVENTE E EDIFICIOS DE APOIO AO POLIDESPORTIVO
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende presidiu, no dia 8 de Agosto, à cerimónia de inauguração do arranjo da envolvente e do edifício de apoio ao Polidesportivo de Curvos.
João Cepa referiu que a obra representa "mais um passo na requalificação da zona central da freguesia" e assinalou que a Câmara Municipal fez um "investimento considerável" nesta intervenção, que entendeu da maior importância, sobretudo pela mais-valia enquanto equipamento que se destina a ocupar de forma saudável e correcta os tempos livres dos jovens. O Autarca acrescentou que este investimento se soma a outros recentemente concretizados em Curvos, entre os quais a beneficiação da Escola do 1º Ciclo e do Jardim–de–infância e o alargamento das redes de água e de saneamento. "É mais um objectivo cumprido", referiu o Presidente da Câmara Municipal, anunciando, para breve, a criação da Biblioteca Escolar de Curvos e a implementação de um Parque Empresarial, "um projecto único no concelho, destinado à deslocalização de pequenas e médias empresas concelhias, de forma a melhorar as suas condições de trabalho".
João Cepa aproveitou a oportunidade para apelar à união de esforços no sentido de concretizar aquele que será o "projecto prioritário" para a freguesia, a construção do novo Centro Social. O Autarca aludiu à actual conjuntura para dizer que "as condições socio–económicas vão agravar–se e haverá necessidade de reforçar o apoio social".
Visivelmente satisfeito pela inauguração de "um espaço de excelência", o Autarca de Curvos quis sobretudo agradecer à Câmara Municipal pelo investimento efectuado e pela "confiança" depositada na Junta de Freguesia, que supervisionou a empreitada. Mário Fernandes agradeceu também os investimentos efectuados pela Câmara Municipal no último ano, nomeadamente as obras de requalificação da rede viária e do cemitério.
Ao acto inaugural, seguiu–se a visita às instalações do edifício de apoio ao Polidesportivo e à exposição de trabalhos artesanais de dois artistas curvenses – Senhor Celestino e esposa D. Filomena, culminando a cerimónia com a entrega de prémios do III Prémio de BTT de Curvos, pelo Presidente da Câmara Municipal.

REUNIÃO COM SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA
Reunião com Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende em 4 de Agosto, para análise às obras em curso na freguesia e finalização do programa de Inauguração dos espaços envolventes ao Polidesportivo e edifícios de apoio.

VOLUNTARIADO JOVEM PARA VIGILÂNCIA DA FLORESTA DE CURVOS
- Realização do programa de 15 de Julho a 15 de Setembro, com a ocupação de 12 jovens.

RUVEN CIRCUS EM CURVOS
Cedência de espaço público a título gratuito ao Circus Reven para actuação junto ao Polidesportivo. Dia 7 de Julho.

VOLUNTARIADO JOVEM ATL DE CURTA DURAÇÃO
Desporto, Ciência e Tecnologia em Curvos. Realização de ATL, com a ocupação de vários jovens. De 2 a 27 de Agosto de 2010.

BIBLIOTECA ESCOLAR PARA CURVOS
Encontra-se em fase de instalação, tendo já sido colocada uma professora na Escola para a instalação e gestão da Biblioteca Escolar.

TEÁTRO MANDRÁGORA COM LENDAS DA MINHA FLORESTA EM CURVOS
Dia 17 de Julho realizou-se um espectáculo teatral em Curvos, sobre usos, costumes e tradições da nossa terra. Este projecto aliou o Património Cultural ao património Imaterial, juntou as tradições ao espaço e lugar das memórias. Através de diversas entrevistas realizadas na freguesia de Curvos, a diferentes pessoas (Sr. José Maria Eiras, Sr. Álvaro, D. Augusta, Sr. Celestino, Presidente da Junta, etc.,), cuja idade marca a sua narração como património cultural, foi-se ampliando o espectáculo "Lendas da minha Floresta". Este projecto, construído com a Esposende Ambiente, o Municipio de Esposende e a Junta de Freguesia de Curvos, tentou-se dar-lhe um carácter simbólico, no sentido em que se considerou estar-se assim a devolver ao público o património que este nos entregou, ao partilhar em entrevistas históricas da cultura, das crenças, dos hábitos, da economia e da dinâmica social de cada lugar sobre a sua relação com a floresta. A representação teatral, retratou na perfeição usos e costumes de Curvos, pela maioria dos presentes recordados e de óptima memória. O espectáculo foi realizado pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora e teve a interpretação e representação de Clara Ribeiro e Filipa Alexandre.

GNR REALIZOU UMA ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO CONTRA O BANDITISMO
Sede da Junta de Curvos, no dia 5 de Agosto. Uma equipa da GNR - Guarda Nacional Republicana, do Destacamento de Barcelos/Esposende, deslocou-se à sede da Junta de Freguesia de Curvos, onde desenvolveu uma Acção de sensibilização à população mais idosa da Freguesia, no sentido de a alertar para casos de banditismo, de furto e de roubo. A Junta de Freguesia divulgou a acção junto da população, disponibilizou a Sede da Junta de Freguesia para a realização da Palestra e desenvolveu a logistica do transporte dos idosos até à sede da Junta, bem como a viagem de regresso às suas casas. Esta acção foi muito positiva, pois esclareceu e alertou a população, para que não caiam no logro dos bandidos, e para que saibam como evitar furtos e roubos, tanto nas suas casas, como de objectos pessoais. Chama-se a isto actuar na prevenção!

Em projecto:
- Construção do Parque de Compostagem de Curvos.
- Construção do Parque Empresarial de Curvos.
- Instalação da Biblioteca Escolar na Escola EB1/JI de Curvos.

Em agenda:
- 18 de Setembro: Desfolhada Tradicional na Quinta de S. Miguel em Curvos;
- 26 de Setembro: Caminhada com Yoga.

Curvos, 15 de Setembro de 2010.
O Presidente da Junta de Freguesia de Curvos;

MF

Sem comentários: