domingo, 18 de janeiro de 2009

CURVOS PARTICIPOU NAS "VIAGENS FUTURISTAS À LIXOTECA"


LIXOTECA ESTEVE EM CURVOS COM AS "VIAGENS FUTURISTAS À LIXOTECA"

A LIXOTECA esteve na Junta de Freguesia de Curvos, na passada quarta-feira - dia 14 durante a manhã e foi visitada pela Escola, pelo Jardim-de-Infância e pelo Centro Social de Curvos.

Tratou-se da primeira visita da LIXOTECA Itinerante ao concelho de Esposende, numa acção promovida em conjunto pelo Município de Esposende, pela SUMA, e que contou com a colaboração da EAmb e da Junta de Freguesia de Curvos.

A principal temática é a dos resíduos. Trata-se de uma viatura de grandes dimensões decorada e transformada num veículo futurista, com o interior repleto de suportes multimédia e actividades de exploração sensorial, onde a fantasia e as práticas ambientais dão as mãos para sensibilizar e educar miúdos e graúdos para a preservação do Meio Ambiente.

A ligação entre as temáticas dos resíduos sólidos urbanos e da limpeza urbana com os conteúdos curriculares e os saberes cívicos proporciona momentos de verdadeira “realidade virtual”. Transmitindo a ideia base do projecto: ser um “bom produtor” de lixo é apenas uma das vertentes de praticar a cidadania activa.

É um projecto único em Portugal;

- É um programa de sensibilização e educação ambiental que recorre a uma forte componente multimédia para gerir e promover aprendizagens a partir de um contexto lúdico-pedagógico;

- Visa desenvolver competências cívicas face ao objecto atitudinal "resíduos sólidos urbanos";

- Trabalha todas as questões relacionadas com a produção e deposição de lixo na perspectiva da gestão partilhada de responsabilidades;

- Destina-se a crianças entre os 5 e os 10 anos de idade;

- Funciona em regime de itinerância, tendo para o efeito todas as condições logísticas de autonomia (gerador de electricidade, toldo para protecção solar, equipa pedagógica, ..);

- Abrange 30 sujeitos por sessão para 60 minutos de exploração multimédia e sensorial;

- Consolida-se em 4 unidades móveis de sensibilização;

- Suporta-se em 12 diferentes CD's Interactivos, para 6 fases de projecto;

Esta visita da Lixoteca a Curvos, proporcionou um manhã muito divertida a todas as crianças e adolescentes de Curvos, que tiveram a oportunidade de participar neste propecto divertido e educacional.
MF

Sem comentários: