quarta-feira, 15 de outubro de 2008

OE 2009 MAIS ELEITORALISTA ERA IMPOSSÍVEL


OE 2009
Conhecido que está o OE para 2009, surgiram logo as reacções dos vários partidos. Claro está que os partidos da oposição, da direita à esquerda criticam duramente este orçamento. O partido que sustenta o Governo, esse elogia-o e diz-nos ser este o OE possível, olhando à actual "crise económica".

Não vou fazer comentários profundos, até porque não conheço o documento por inteiro, nem sou especialista em finanças públicas.

Pela análise que faço, ainda que superficial, como já referi, uma coisa é bem clara: Orçamento mais eleitoralista era impossível.

Mas a verdadeira razão que me faz escrever sobre este OE, prende-se mesmo com a verba destinada ao Poder Local, ou seja, às 4.258 Freguesia do país.

Este OE destina 0,16 % à totalidade das 4.258 Freguesias! Isto é uma indignidade, principalmente vindo de quem passa o tempo a apregoar a delegação de competências, a importância do trabalho desenvolvido pelos autarcas de proximidade, etc., etc., etc!!!

Mais do que falar, importante seria agir e neste caso a acção seria transferir para as Freguesias, as verbas necessárias ao exercício condigno de um verdadeiro poder local.

MF

Sem comentários: