domingo, 13 de janeiro de 2019

I GALA DE MÉRITO DA JUNTA DA UNIÃO DE FREGUESIA DE PALMEIRA DE FARO E CURVOS



I GALA DE MÉRITO DA UF DE PALMEIRA DE FARO E CURVOS


Realizou-se este sábado à noite, no Auditório de Palmeira de Faro, a I GALA DE MÉRITO da UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PALMEIRA DE FARO E CURVOS E O CONCERTO DE ANO NOVO. O Auditório mostrou-se pequeno para tão grande enchente. Marcaram presença várias centenas de pessoas que quiserem assistir a um espetáculo absolutamente memorável.

Viveu-se um momento histórico, por várias razões, nomeadamente, pelo soberbo espetáculo musical, proporcionado pelo Coro dos Pequenos Cantores de Esposende de pelo Coro Ars Vocalis; pela maior enchente de sempre de Auditório e ainda e muito pela realização desta I Gala de Mérito. Pretendeu-se premiar o mérito, agraciando todos quantos no último ano se destacaram em várias áreas e levaram perto e longe o bom nome destas Freguesias; Palmeira de Faro e Curvos. Um ato de gratidão e ao mesmo tempo um incentivo para todos os demais Palmeirenses e Curvenses, principalmente para os mais Jovens, para que percebam que para nós o mérito é algo que merece ser louvado, lembrado e enaltecido.

Estamos gratos pela presença de tão grande número de pessoas, agradecemos a todos quantos contribuíram para o sucesso desta Gala, damos os parabéns aos vinte e cinco agraciados e deixamos um agradecimento muito especial aos dois coros que tão bem animaram e aqueceram esta noite. Obrigado Helena Venda Lima, muito obrigado Carlos Pinto da Costa, Diogo Zão e todos os demais elementos dos Coros. Muito obrigado aos meus colegas da Junta, Fernando Cruz e Manuela Viana, pela solidariedade e apoio incondicional. Obrigado ao P.e Armindo pela cedência das instalações, ao António Ferreira da TVESPOSENDE e ao Luís Eiras da ESPOSENDEALTRUÍSTA, pela cobertura mediática e transmissão para todo o mundo.

Vivemos hoje uma noite memorável, que me deixou de coração cheio e com um orgulho enorme. Presidir a esta União de Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, trabalhar em prol dos Palmeirenses e dos Curvenses é da maior honra e prazer que podem imaginar.

CERTIFICADOS MÉRITO
A Junta da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, reunida em sessão Ordinária de 28 de Dezembro de 2018, deliberou, por unanimidade, atribuir o Certificado de Mérito da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, às individualidades que se seguem, pelos relevantes êxitos obtidos nas mais variadas áreas, desde o desporto, a cultura, o voluntariado e o associativismo;


MÉRITO DESPORTIVO

Gonçalo Silva - Jogador futebol Iniciado – Campeão Distrital – futebol 11
Bruno Cunha - Jogador futebol Iniciado – Campeão Distrital – futebol 11

Duarte Cunha - Jogador futebol Infantil – Campeão Distrital -futebol 7
Tomás Faria - Jogador futebol Infantil – Campeão Distrital -futebol 7

Débora Martins - Jogadora de Futebol feminino – Seleção Distrital Feminina
Lara Ferreira - Jogadora de Futebol feminino – Seleção Distrital Feminina

Mariana Sá - Jogadora de Basquetebol - Campeã
Débora Fernandes - Jogadora de Basquetebol - Campeã

José Pedro Boaventura - Jogador de Badminton – Campeão Troféu Escolar

António Silva - Treinador futebol – Campeão Distrital futebol 11
Pedro Ribeiro - Treinador de Futebol – Organização Jornadas Desportivas
Rui Moreira - Treinador Futebol do Desportivo Recreativo Estrelas Faro

Ricardo Mendes – Por várias vezes Campeão Nacional de Basquetebol em Desporto adaptado. Um exemplo de superação, de dedicação e de entrega.

João Ribeiro - Campeão nacional, europeu e campeão do Mundo de Canoagem. O João é um orgulho, que tem levado a nossa bandeira por todo o mundo, deixando a sua marca como um verdadeiro profissional que ambiciona sempre mais e melhor.


MÉRITO CULTURAL
MÉRITO ASSOCIATIVO
MÉRITO VOLUNTARIADO

Américo Pereira Martins, Dr., na Categoria Associativismo, pelos relevantes êxitos obtidos na Presidência da Direção do Lions Clube Esposende. Este Clube tem-se destacado no desenvolvimento de causas sociais, como a luta contra a cegueira e a nível local é um parceiro social que colabora em inúmeras campanhas sociais, como é exemplo disso a campanha de fornecimento de medicamentos a famílias carenciadas.

José Cardoso Faria, na Categoria Associativismo, pelos relevantes êxitos obtidos na Presidência da Direção do Rotary Club de Esposende. Este Clube destaca-se pelo desenvolvimento de campanhas solidárias, tanto a nível global como local, sendo exemplo disso o apoio a bolsas de Estudo para estudantes do ensino superior, estando neste momento a apoiar vários estudantes universitários de Palmeira de Faro e de Curvos. De referir o apoio à construção de habitações, como já aconteceu um Curvos, onde, como agradecimento consta da toponímia a “Rua dos Rotários”.

Paulo Cunha, Eng.º, na Categoria Cultural, pelos relevantes êxitos obtidos com a instalação do MUSEU MOTOM na Freguesia de Curvos. Um Museu único a nível mundial que traz até Curvos visitantes de todo o mundo divulgando e promovendo as nossas freguesias, colocando-as num roteiro mundial dos apaixonados do motociclismo.

Celestino Ferreira, na Categoria Cultural/Artesanato, pelos relevantes êxitos obtidos com a produção de trabalhos em madeira, de miniaturas do património edificado do concelho de Esposende e de outros concelhos. Este artesão Curvense já realizou inúmeras exposições, tanto em Curvos como em Esposende e em diversos pontos do país, frequentando feiras de artesanato por todo o norte do país, levando longe o nome da Freguesias.

Sara Cristina Martins Rodrigues, na Categoria Voluntariado, pelos relevantes serviços prestados ao serviço do voluntariado, nomeadamente ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Esposende. Com esta distinção, pretende-se também distinguir esta nobre instituição Esposendense, que acaba de completar os 128 anos de vida e que tem desenvolvido um magnífico trabalho no socorro, na emergência, no combate a fogos, na defesa de pessoas e de bens.

Odete Boaventura, Dr.ª, na Categoria Cultural, pelos relevantes êxitos obtidos na escrita e na publicação de obras literárias de reconhecido valor e interesse. A Doutora Odete tem obras publicadas, e referencia à freguesia de palmeira de Faro, incluindo o seu último livro intitulado “Ave, Eva”.

Carlos Rosa, Dr., na Categoria Associativismo Profissional, pelos relevantes êxitos obtidos na Presidência da Direção da Associação Portuguesa dos Distribuidores de Materiais de Construção. Há ainda a destacar a sua disponibilidade no apoio à Rede social de Esposende, através da sua participação nos Órgãos Sociais da Associação Esposende Solidário.

Licínio Lopes, na Categoria Associativismo Desportivo, pelos relevantes êxitos obtidos na direção do Desportivo Recreativo Estrelas de Faro. O Lícino é talvez o símbolo máximo do Desportivo Recreativo Estrelas de Faro de onde nunca saiu e a tudo tem resistido.

P.e Mário Rodrigues, na Categoria Educação/Cultura, pelos relevantes êxitos obtidos na direção do Colégio Menor da Diocese de Braga. O P.e Mário tem desenvolvido um excelente trabalho, tanto ao nível social e comunitário, como educacional, na qualidade de Diretor do Seminário Menor de Braga, recentemente condecorado pelo senhor Presidente da República.

Jorge Manuel Martins de Faria, Prof., na Categoria Cultural, pelos relevantes êxitos obtidos na escrita e na publicação de obras literárias de reconhecido valor e interesse, nomeadamente “Os Pecados do P.e José Pilar”, a “Casa dos Malditos” e mais recentemente os “Garimpeiros do Volfrâmio”.

E POR FIM…

Helena Isabel Venda Lima, Dr.ª, na Categoria Cultural/Musical, pelos relevantes êxitos obtidos na direção do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e na Escola de Música de Esposende. Alguém Com uma dedicação exemplar que se entrega de corpo e alma, na formação musical destes jovens, contribuindo, com o seu exemplo para uma boa formação humana de todos, quantos tem ensaiado, ensinado e formado.
2018-01-12
Mário Ferreira Fernandes
Presidente da Junta de Freguesia
União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos
















Sem comentários: