segunda-feira, 1 de agosto de 2016

À CONVERSA COM JOÃO PEDRO LOPES AUTOR DO LIVRO "OLEAR A GERINGONÇA"



JOÃO PEDRO LOPES ACABA DE EDITAR O SEU PRIMEIRO LIVRO «OLEAR A GERINGONÇA», NÃO EXCLUI UMA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DO CDS DE ESPOSENDE MAS O APOIO AO REGRESSO DE JOÃO CEPA À CÂMARA É TOTAL

“…Benjamim Pereira não está talhado para este lugar... Deslumbrou-se um pouco com o lugar, mas não conseguiu nunca adaptar-se a ele. Terá até criado boas expetativas, naqueles que o elegeram e em muitos outros esposendenses, mas ficou muito aquém e as pessoas já perceberam da sua incapacidade de liderar e de fazer…

…Politicamente a oposição não existe e eu, como não dependo da Câmara nem dos seus favores, falo livremente…

…Discordo totalmente da parceria com a Universidade do Minho para a Estação Rádio-Naval de Apúlia e para o Forte de São João Batista…

…Apúlia é um diamante por delapidar. Está mais cuidada, mas apenas 10% das suas potencialidades estão exploradas….

…Não estou contente com a União de Freguesias. Acho-a prejudicial. Não há qualquer integração...

…Fui presidente da Juventude Popular de Esposende… Candidato à Junta de Freguesia de Gemeses e à Câmara Municipal de Terras de Bouro…

…Não sou autor de nenhum blogue anónimo. Mas sou leitor regular e se fosse autarca teria uma certeza, os colaboradores da autarquia não estão com ele e por isso se divertem a deixar que se saiba tanto. Chego a preocupar-me com o que leio…

O JNE tem à data de hoje uma dimensão inimaginável. E não me refiro aos 1.000 exemplares impressos ou 5.000 leitores que essa tiragem pode gerar. Refiro-me ao espaço de notícia, só comparável ao "Independente" nos idos tempos de Paulo Portas. E muito se deve a pessoas como o Mário que alimentam rubricas com a nobreza destas suas entrevistas.”

João Pedro Lopes nasceu em França, no dia 14 de fevereiro do ano de 1978. É filho, único, de João Batista e de Rita, ambos funcionários públicos. Casado com Laura Oliveira, tem duas filhas, a Maria João, com 9 anos e a Maria Rita com 5. Reside em Apúlia, mesmo em frente ao mar. O seu nascimento acontece em França, uma vez que os seus pais e os seus avós para aí haviam emigrado. João Pedro Lopes e os seus pais já regressaram a Portugal há cerca de 27 anos.
Uma das primeiras curiosidades prende-se com o facto de João Pedro Lopes ainda ser familiar de, veja-se bem, João Cepa. “A minha avó era irmã da avó de João Cepa. A avó de João Cepa era de Gemeses. O meu pai é João e o pai dele também é João”. Afinal, para além de amigos, também ainda são familiares.

“Vivi em França até aos dez anos, mas lá em casa sempre se falou em português”. Regressou, com os seus pais, a Gemeses, Esposende, quando tinha 11 anos de idade. Frequentou a Escola António Correia de Oliveira e seguiu para Braga para o Seminário, onde esteve até concluir o 2º ano de teologia. Daqui, talvez porque a vocação fosse outra transfere-se para a Universidade do Minho, onde no ano de 1998 conclui a licenciatura em Relações Internacionais.

Concluídos os estudo, chegou o momento de se iniciar profissionalmente. O seu primeiro trabalho foi na FMAC, do Grupo Quinta e Costa, que o chamou para a vaga deixada por uma senhora grávida. Daqui e porque cedo se havia “metido” na Juventude Centrista, chegou o convite para ir para Lisboa para o Gabinete do Secretário de Estado, nos governos de Durão Barroso, Santana Lopes, tendo estado também com Paulo Rangel. Entre os anos de 2005 e 2006, vai, a convite de Ribeiro e Castro, para assistente parlamentar deste eurodeputado no Parlamento Europeu. Em 2009, desenvolve um projeto do “Qren” para a promoção da imagem de Portugal no exterior, designado de “Associative Design” e em 2011, ingressa na J. P. Sá Couto, no “Departamento de Governos”. É, segundo o próprio “a cara do grupo”, uma vez que é quem o representa tanto em Portugal, como no exterior.

CARO JOÃO PEDRO LOPES. VAMOS LÁ ENTÃO FALAR UM POUCO DE SÍ. DOS SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS, DO SEU PENSAMENTO E DOS SEUS PROJETOS

Um clube: Futebol Clube do Porto
Uma cor: Azul turquesa
Porque é que usa esses óculos vermelhos: Experimentei e acabei por gostar. Habituei-me.
Uma música: “You are the champions”.
Um filme: “Every Dream has a price” - Wall Street com Michael Douglas.
Um livro: Fernão Capelo Gaivota.
Um lema: “Para o orgulhoso a humildade é uma humilhação” Eclesiástico 13,20

O que é que gosta mais de fazer?
Gosto de correr e aproveito para o fazer sempre que posso.

E hobbys?
Jogar golf, correr e ler. Sou um leitor compulsivo.

“SOU A CARA DA J. P. SÁ COUTO”
Trabalha na J. P. Sá Couto. Uma empresa sobejamente conhecida pelos computadores “Magalhães”. Qual é a sua função nesta empresa?
Tenho a meu cargo as relações institucionais com o exterior. Represento, sempre que necessário, a administração da empresa, tanto a nível nacional como internacionalmente.

Quantas pessoas trabalham na empresa e qual é o seu volume de faturação anual?
Somos cerca de 300 trabalhadores, para uma faturação de aproximadamente 300 milhões de euros.

Bem, assim, podíamos chamar aos “trabalhadores 1 milhão”, que é o rácio por cada um. Sei que é um cargo que lhe exige muitas deslocações e viagens ao estrangeiro. Como é que gere isso?
Passo muito tempo fora de casa, sendo esse o principal aspeto negativo.

E aquele período em que esteve doente? Como é que conviveu com a doença?
Tive um linfoma e fui tratado no IPO. Estou bem, consegui ultrapassar uma batalha muito dura. Tentei, dentro do possível manter as minhas rotinas e o trabalho. Hoje, acho que estou curado e olho para o futuro com muito otimismo.

ESPOSENDE E O SEU CONCELHO
E a vila de Apúlia? O que é que acha da vila onde reside?
É um diamante por delapidar. Está mais cuidada, mas apenas 10 % das suas potencialidades estão exploradas. Podíamos aproveitar o turismo na vertente da saúde, apostar mais em aspetos únicos e embaixadores da Vila como o folclore ou a qualidade das terras.

Já agora, está contente com a União de Freguesias?
Não estou contente. Acho-a prejudicial. Não há qualquer integração.

Então qual é a sua opinião a cerca da reforma administrativa, que apesar das promessas, apenas levou à extinção de freguesias?
Considero uma medida errada e acho que o concelho de Esposende devia voltar a ter as 15 freguesias.

A cidade e o concelho de Esposende o que é que lhe dizem?
Esposende é o único concelho do distrito de Braga banhado de mar e rio. Mas continuamos achar que isso basta para atrair pessoas. O nosso Presidente que vai à festa das papas a Amares e surge em fotos ao lado de Ricardo Rio é o mesmo que recusa o desafio de um orçamento participativo. Vai à festa da francesinha mas oiço pessoas dizer que há seis meses aguardam por uma audiência.

O PRIMEIRO LIVRO “OLEAR A GERINGONÇA”
João Pedro Lopes lançou este mês o seu primeiro livro. A apresentação teve lugar no auditório do Centro de Informação Turística de Esposende e contou com casa cheia. Também estive presente, a convite do meu entrevistado e gostei da cerimónia.

Sei que este livro tem uma dupla função. O que pretende atingir com este livro?
Dar a conhecer as minhas crónicas no semanário Económico e ao mesmo tempo associar-me a uma causa – Trail do Lince Ibérico. Juntei às minhas crónicas lindíssimas fotografias do Carlos Palma Rio e assim tentei tornar o livro mais atrativo.

Depois da apresentação em Esposende, sei que também fez uma apresentação em Lisboa. Como é que correu?
Correu bem. A livraria Fenim tem um espaço excecional, no Chiado e tal como em Esposende, contei com a presença do Dr. Manuel Monteiro e de Carlos Rio. O balanço é muito positivo.

Para quando podemos contar com uma próxima publicação?
Tenho pensada uma publicação, em coautoria com José Felgueiras, sobre as embarcações de Apúlia. Para além disso estou também a equacionar um livro em que “Pensamos Esposende”.

VAMOS FALAR DE POLÍTICA
Atualmente pertence a algum órgão do CDS, a nível nacional ou mesmo local?
Não pertenço a nenhum órgão.

Mas é um militante com quotas dias ou não?
No CDS não existem quotas. Há os militantes ativos e os inativos. Isso tem um pouco a ver com a atividade que vamos ou não tendo. Mas sim, sou um militante ativo.

Como classifica o desempenho da líder do seu partido, Assunção Cristas?
Está a afirmar-se. Considero que está a fazer o seu próprio caminho.

Como deve concorrer o CDS nas próximas Legislativas? Só ou em coligação?
Acho que deve concorrer sozinho. Deve ir a votos só, para recuperar o seu próprio eleitorado.

Que cargos partidários eletivos é que já desempenhou?
Fui presidente da Juventude Popular de Esposende, no período compreendido entre 2000 e 2005, e desempenhei vários outros cargos, tanto na Juventude como na própria Comissão Politica concelhia. Fui depois membro da distrital de Nuno Melo e chaguei a conselheiro nacional com Paulo Portas. Fiz o meu percurso. Neste Congresso, levei uma moção sectorial a debate e não recebi um único voto contra. Acho que posso estar feliz.

E autárquicos?
Fui candidato à Junta de Freguesia de Gemeses, em 2001, mas não venci. Mas exerci o mandato que me foi confiado na Assembleia de Freguesia, como vogal com afinco. Não fugi como fazem muitos quando não ganham.
Também concorri à presidência da Câmara Municipal de Terras de Bouro, mas ai não fui eleito. Foi uma batalha diferente.

O CDS/PP EM ESPOSENDE
O CDS no concelho de Esposende foi poder, tendo a presidência da Câmara e a maioria das Juntas de Freguesia. Hoje apenas tem uma vereadora, uma representação muito reduzida na Assembleia Municipal e não tem qualquer Junta de Freguesia.
O que é que os esposendenses devem esperar do CDS?
Essa realidade já vai há cerca de 25 anos. A maioria dos jovens e até dos menos jovens não conheceu essa realidade. Precisamos de voltar a ter um projeto credível e a conquistar a confiança dos eleitores.

A VEREADORA DO CDS NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE
A Dr.ª Berta Viana é a representante do CDS no executivo municipal. O que lhe parece que tem vindo a ser desenvolvido este mandato?
A Dr.ª Berta Viana é vítima das pessoas que ela escolheu e ajudou a eleger. Um caso paradigmático da política esposendense.

JOSÉ PAULO AREIA DE CARVALHO
O Dr. José Paulo Carvalho foi candidato à Câmara e diz-se que poderá voltar a sê-lo. Acha que é isso que vai acontecer?
Eu sou amigo do Dr. José Paulo mas não o vejo novamente candidato.

VAMOS AGORA ANALISAR O AUTAL MANDATO DA MAIORIA PSD NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE
Sendo, como é um dos principais críticos do atual presidente da Câmara, Arq. Benjamim Pereira, como carateriza o atual mandato?
O atual presidente não está talhado para este lugar. Deslumbrou-se um pouco com o lugar, mas não conseguiu nunca adaptar-se a ele. Terá até criado boas expetativas, naqueles que o elegeram e em muitos outros esposendenses, mas ficou muito aquém e as pessoas já perceberam da sua incapacidade de liderar e de fazer.

Qual acha que foi o principal erro de Benjamim Pereira?
Foi ter desconsiderado o anterior presidente, que o escolheu e lhe entregou o lugar de bandeja e depois desvalorizar todo o trabalho feito por João Cepa à frente da Câmara.

A obra da barra, mesmo aqui à nossa frente. Os sacos estão todos rotos e a areia lá se foi. O que acha que falhou?
Aquilo é um enorme fiasco. Benjamim Pereira, até pela formação que tem, devia ter atuado de uma forma totalmente diferente. Também aqui demonstrou uma grande inaptidão para o lugar.

E o destino a dar à Estação Radio-Naval de Apúlia e ao Forte de S. João Batista. Concorda com a parceria com a Universidade do Minho?
Discordo totalmente. No caso dos “Marinheiros” de Apúlia, tenho dois caminhos que podem ser seguidos. Ou se devolvem os terrenos aos anteriores proprietários ou se destina ao turismo.
No caso do Forte de São João Batista acho que deve ser aí instalado um museu.

E o Parque da Cidade?
Está morto. Benjamim Pereira matou-o à nascença.

Se um dia vier a ter responsabilidades na Câmara Municipal de Esposende, quais eram as três primeiras decisões que tomava?
Temos que atrair as pessoas, motiva-las a viverem cá ou no limite que venha cá também fora do verão. Combater a sazonalidade, atrair pessoas e, se possível, fixa-las.

Como é que isso pode ser feito?
Olhe, por exemplo, através de uma aposta no turismo de saúde que se volta para outras faixas etárias mas com poder de compra e com muitas outras medidas que potenciam as nossas riquezas e os nossos recursos.

A Rua Direita tem um projeto que alias já apresentou à Câmara para a cobertura de toda a rua, de forma a atrair pessoas ao comércio local durante todo o ano. Concordo com este projeto?
Apoio-o totalmente.

O Tribunal de Esposende foi desclassificado. Houve quem acusasse a Câmara de na altura nada ter feito para o impedir e de até ter posto os seus carros a colaborar na deslocação dos processos para outros tribunais. Passado o período inicial, concordo com essa reforma ou acha que o Tribunal voltar a ter as mesmas competências?
Sinceramente, acho que está bem assim.

Como vê o programa de verão 2016?
É caro demais para a nossa dimensão.

E os impostos municipais. Já li qualquer coisa que escreveu sobre isto. Acha que estão bem assim, que devem subir ou baixar?
São altos. Devia baixar o custo com a água e com a recolha de lixo bem como olhar com mais sensibilidade para as famílias numerosas.

Há quem o considere o principal opositor às políticas da atual maioria na Câmara. A que é que acha que isso se deve?
É que politicamente a oposição não existe e eu, como não dependo da Câmara nem dos seus favores, falo livremente.

O que acha de publicações anónimas que abundam por aí? Concordo com esse tipo de atuação?
Concordo, desde que aí sejam ditas verdades que de outra forma nunca chegaríamos a saber. Acho até que muitas mais asneiras seriam cometidas, caso não fossem previamente denunciadas.

Peço desculpa mas tenho mesmo que lhe colocar a seguinte questão: Tem alguma coisa a ver com estes blogs anónimos, ou sabe quem estará por trás dessas publicações?
Não sou. De todo. Mas sou leitor regular e se fosse autarca teria uma certeza, os colaboradores da autarquia não estão com ele e por isso se divertem a deixar que se saiba tanto. Chego a preocupar-me com o que leio.

Já falou acima vagamente do Presidente e os Vereadores?
Benjamim Pereira, Maranhão Peixoto e Jaqueline Areias parecem mais preocupados com a gestão política e a imagem. Rui Pereira e Raquel Vale parecem-me aqueles que efetivamente se empenham em realizar trabalho de forma altruísta.

Qual foi para si o melhor Presidente de Câmara de Esposende?
Para mim, foi João Cepa, no último mandato e pelo que ouço, Losa Faria também terá desempenhado muito bem esse cargo, com uma visão alargada que permitiu lançar as bases do desenvolvimento concelhio.

E a lei eleitoral autárquica. Há quem defenda que o candidato a presidente que for eleito deve formar a sua equipa livremente. Qual é a sua opinião?
Acho que sim, que a lei deve ser alterada e tal como acontece no governo, o presidente deve constituir a sua equipa.

E ter só vereadores da sua cor?
Claro.

É a favor da regionalização?
Não. Sou pela descentralização do poder.

E quanto à eleição dos presidentes das CCDRN’s?
Sou a favor da eleição.

O PRESIDENTE MARCELO
O que acha do desempenho do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa na presidência da Republica?
Está a ser uma agradável surpresa.

A GERINGONÇA DO COSTA & COMPANHIA
E o desempenho do governo da “geringonça” e do Primeiro-Ministro António Costa?
Também o considero uma agradável surpresa.

E a forma como António Costa chegou a Primeiro-Ministro?
Para mim fê-lo com toda a normalidade. Houve algum barulho porque as pessoas não estavam a contar com esta solução, mas isso é diferente. Estou totalmente de acordo.

A EUROPA
Acha que vamos ser castigados com as tais sanções pela União Europeia?
Parece-me que não.

E segundo resgate?
Não acho que vá acontecer.

Vamos ter mais austeridade?
Vamos de certeza.

OS CAMPEÕES
Os nossos atletas e desportistas estão a limpar todos os títulos europeus. Isso é bom para o país, mas será que não vamos ficar com Comendadores a mais?
Os títulos são bons para a nossa autoestima. Espero agora que o João Ribeiro e a Teresa Portela se juntem a esta lista de comendadores seria bom sinal.

PELO MUNDO
E sobre os atentados um pouco por todo o mundo?
É uma nova realidade para a qual infelizmente nos temos que preparar.

Trump ou Clinton?
Clinton.

Passos Coelho volta a ser Primeiro-Ministro?
Não.

UM CARGO E UM SONHO
Qual o cargo que ainda não desempenhou, mas gostava de um dia desempenhar? Para além de… Presidente de Câmara digo eu?
Gostava de ser… Presidente de uma Junta de Freguesia.

Caro amigo, João Pedro Lopes, diga-nos qual é o seu sonho?
Gostava de não morrer cedo nem perder o dom da humildade.

A terminar, gostava de saber a sua opinião a cerca deste “Jornal Notícias de Esposende”.
O JNE tem à data de hoje uma dimensão inimaginável. E não me refiro aos 1.000 exemplares impressos ou 5.000 leitores que essa tiragem pode gerar. Refiro-me ao espaço de notícia, só comparável ao "Independente" nos idos tempos de Paulo Portas. E muito se deve a pessoas como o Mário que alimentam rubricas com a nobreza destas suas entrevistas.

NOTA FINAL
Conheço o meu caro amigo, João Pedro Lopes, há mais de quinze anos. Conheço-o da política, de quando andou nos “Jotinhas” e isso lhe deu alguma projeção pública. A primeira vez que nos encontramos foi há vários anos num encontro proporcionado por amigos comuns. Depois disso, fui seguindo o seu percurso e fomos falando esporadicamente sempre que nos fomos cruzando. O facebook acabou por dar uma ajuda no reforço de uma amizade que se foi criando e que nos trouxe até hoje. Reconheço ao meu entrevistado de hoje uma grande capacidade de “combate” e de resistência e um gosto enorme pela intervenção cívica e política, marcando presença ativa tanto na internet, como na própria imprensa escrita e publicada. Tenho seguido as suas crónicas com interesse, sempre muito oportunas. É um crítico assumido da atual maioria na Câmara Municipal de Esposende, em especial do presidente Benjamim Pereira, denunciando constantemente tudo aquilo com o que discorda. Tem o seu próprio projeto para Esposende e confessou-me que um dos cargos que mais gostava de exercer um dia, é o de… Presidente de uma… Junta de Freguesia. Quem sabe, um dia, caro amigo. E já agora, se precisar quem lhe dê umas dicas, pode contar comigo que já por lá passei, com muito gosto e orgulho e modéstia à parte, deixei obra feita.
Só espero que se um dia vier a ter responsabilidades no nosso concelho, possa utilizar a experiência acumulada na sua passagem pelos gabinetes ministeriais e por Strasbourg. Obrigado pela simpatia e pela conversa, em forma de debate, que tivemos esta semana para a realização desta entrevista.
Mário Fernandes
2016-07-23






Sem comentários: