sábado, 6 de agosto de 2016

À CONVERSA COM ALEXANDRE AREIA CAMPEÃO DE KARTING



ALEXANDRE AREIA É ESPOSENDENSE E CAMPEÃO DE KARTING

“…Para já ainda só competi em Portugal e Espanha, este ano ainda penso ir fazer uma prova a Itália…

…A vitória mais importante que tive ate hoje foi sem dúvida para o Campeonato Nacional de Karting, disputada no Kartódromo Internacional de Portimão, na categoria X30 Super, na qual sou rookie, e venci perante grandes pilotos em condições muito difíceis…

…A minha carreira ainda é bastante curta, comecei a apenas 2 anos a competir, mas já conquistei: uma Taça dos campeões, um segundo lugar na Taça Bridgestone, um quarto lugar no Campeonato Nacional na categoria Júnior e um quarto lugar também no troféu Rotax…

…Vou-me esforçar ao máximo com os estudos para poder continuar a competir. Os estudos estão sempre em primeiro lugar…

…O meu sonho é ser piloto profissional…

…Gostaria que todos os jovens procurassem praticar um desporto porque faz bem e os desvia dos maus caminhos como a droga…

Gosto muito de Esposende e tenho orgulho em ser Esposendense, e quero levar o nome de Esposende o mais longe possível…

...Gosto muito deste jornal pois leva a muita gente o que de bom se faz no conselho, desejo que no futuro tenha muita mais tiragem para chegar a muitas mais pessoas…”

Alexandre Sousa Areia nasceu no dia 13 de Maio de 2000, na freguesia de Esposende, onde reside. É filho de Jorge Alexandre Maia Areia e de Maria Alice Miranda Sousa.
Frequentou a escola básica de Esposende, a Escola António Correia de Oliveira e atualmente frequenta o 10º ano, na Escola Henrique Medina, em Esposende.

ALEXANDRE, VAMOS COMEÇAR POR FALAR DOS TEUS GOSTOS PESSOAIS

Qual é o teu clube de coração?
O meu clube de coração é o Futebol Clube do Porto pois já me deu muitas alegrias!

E o desporto favorito?
O meu desporto favorito é o desporto motorizado sem dúvida.

Quais são os teus passatempos?
Andar de bicicleta e sair com os meus amigos.

E hobbys?
Jogo videojogos e vou ao cinema.

E leitura. Gostas de ler? E de escrever?
Gosto muito de ler e escrever.

Qual foi o livro que mais gostaste ou que mais te marcou?
Sempre gostei muito de ler, quando era mais novo gostava muito de banda desenhada (Astérix, Lucky Luke), mais recentemente o que me marcou foi Harry Potter.

E um autor?
J. K. Rowling

Gostas de música? Qual é a música que gostas mais de ouvir?
Gosto de vários estilos de música, nomeadamente Pop e Rap.

E uma banda ou cantor?
Uma das bandas que mais gosto são os Coldplay, e como cantor o kendrick Lamar.

Um lema de vida?
Sonho como se vivesse para sempre e vivo como se morresse hoje.

O que é que gostas mais de fazer?
Estar com a minha família, andar de karting e divertir-me com os meus amigos.

Sendo jovem, como és, estudas. A prática desportiva não te tem prejudicado o teu percurso escolar?
De certa forma sim, pois estou numa fase em que estou a competir muito a sério em vários campeonatos, e o tempo não chega para tudo.

Quando e como começou o teu gosto pelo karting?
Desde cedo estive sempre ligado ao desporto automóvel através do meu pai. Na minha primeira experiencia não gostei muito pois achei que fazia muito barulho, mas mais tarde, noutra ocasião voltei a andar e adorei, e foi aí que pedi ao meu pai para correr a sério.

Onde é que costumas treinar?
Costumo treinar no Kartodromo de Viana onde a minha equipa está sediada.

No concelho de Esposende existe algum local para o treino, a prática ou mesmo para competições?
Não, mas gostava que eu dia tivesse um kartódromo.

Tens alguém na família que pratique ou já tenha praticado esta modalidade?
Tenho, o meu pai que sempre esteve ligado a desporto motorizado, já competiu em carros e motas, kartings só por lazer.

Sei que os teus pais te apoiam e acompanham a todo o lado.
Os meus pais vão ver as corridas todas, apoiam-me sempre e são o meu suporte emocional pois nas corridas a pressão é muito alta.

Quanto custa um carro?
É um valor relativo, depende da categoria em que estamos a competir, mas para terem uma ideia ronda os 7000€.

Quem suporta esses custos?
Tenho vários patrocinadores que ajudam a suportar os custos da época, o restante suportam os meus pais.

Quanto pode custar uma época?
Depende da categoria e do número de provas que se disputa. Mas ultrapassa sempre os 20.000€.

Em que equipa estás inserido?
Estou inserido na Paulo Pita Racing Team, representante dos chassis Praga em Portugal.

Tens um vencimento mensal? Conta-me como é que isso funciona. E os prémios para os primeiros lugares, são atrativos?
Não, neste tipo de corridas não existe vencimento nem nenhum tipo de prémios monetários.

O faco de apenas teres 16 anos de idade impede-te de conduzir automóveis. Achas que aos 18, quando puderes guiar carros na via pública vais poder melhor a tua performance?
Claro que sim, saiu um estudo recente que os condutores que praticam automobilismo, nomeadamente karting têm um índice de acidentes rodoviários muito menor, o que me deixa satisfeito.

Achas que em Portugal se valoriza suficientemente esta modalidade?
Não, em Portugal ainda se dá muita mais importância ao futebol.

Qual é o país que dá mais importância ao karting?
A Inglaterra, Itália, e a Alemanha, até mesmo a própria Espanha.

Já competiste por todo o país e penso que também já terás participado em provas em Espanha. Em que outros países já competiste?
Para já ainda só competi em Portugal e Espanha, este ano ainda penso em ir fazer uma prova a Itália.

Com que idade começas-te?
Comecei muito mais tarde que o normal, apenas aos 14 anos.

Também sei, pelas notícias e pelo que tu próprio publicas e partilhas na tua página do facebook, que tens vencido inúmeras provas. Qual foi a vitória mais importante que tiveste até hoje?
A vitória mais importante que tive ate hoje foi sem dúvida para o Campeonato Nacional de Karting, disputada no Kartódromo Internacional de Portimão, na categoria X30 Super, na qual sou rookie, e venci perante grandes pilotos em condições muito difíceis.

E a maior deceção?
A maior deceção foi no kartódromo de Leiria, também para o Campeonato Nacional de Karting, onde nunca conseguimos descobrir o que estava de errado com as afinações do karting, e não fomos muito competitivos. Fiquei dececionado porque esperava fazer um grande resultado.

Esta semana participaste numa prova em Braga que não te correu como desejavas. Para isso terão contribuído comportamentos menos dignos, por parte de outros concorrentes. Desabafaste no teu facebook, com a seguinte mensagem:
“ESTE FIM-DE-SEMANA DISPUTEI 4ª PROVA DO TROFÉU ROTAX EM BRAGA. Foi uma prova debaixo de um calor intenso dentro e fora de pista. Mais uma vez fui dos pilotos mais rápidos ao longo de todo o fim-de-semana. Nos treinos cronometrados perdi a pole por apenas 34 milésimas de segundo, ficando mais uma vez a frente do meu colega de equipa, que por sinal já ganhou tudo que havia para ganhar e já foi vice-campeão do mundo. Na primeira corrida arranquei muito bem, saltando para a liderança da mesma, mas na segunda volta fui abalroado pelo meu colega de equipa, atirando-me assim para último. A partir daí o fim-de-semana para mim acabou, fiquei frustrado com o sucedido, não esperava esta atitude do meu colega por quem eu tinha muita admiração e respeito, coisa que ele demonstrou não ter por mim. Nas restantes corridas apenas alinhei por respeito á minha equipa e aos patrocinadores que muito me apoiam. Também quero agradecer aos muitos pilotos de todos os escalões pelo apoio que me deram perante o sucedido. Cronos-P2; Corrida1-P3; Corrida2-P3; Corrida 3-P3. Quero agradecer á Paulo Pita Racing Team e a todos os patrocinadores e amigos pelo apoio.
P.S- Faço corridas para me divertir e não para me afirmar como pessoa, quero pilotar carros, e não carros de choque, e quero deixar uma imagem no mundo das corridas de leal e correto, não de um antidesportivo. Saber perder também é uma virtude.”

Calculo como te sentiste, não por perder, mas por perder desta forma. A minha questão é: E quando perdes, porque outros te superaram? Como ultrapassas isso?
Quando perco porque os outros me superam ultrapasso bem pois penso que tenho que evoluir e melhorar, e para isso treino. Mas quando perco de uma forma injusta, aí sim fico triste e frustrado.

Vamos falar agora no tem palmarés. Em que provas participaste e em que lugar ficaste?
A minha carreira ainda é bastante curta, comecei a apenas 2 anos a competir, mas já conquistei: uma Taça dos campeões, um segundo lugar na Taça Bridgestone, um quarto lugar no Campeonato Nacional na categoria Júnior e um quarto lugar também no troféu Rotax.

Qual é a próxima ou próximas provas em que vais participar?
A próxima prova que vou disputar será para o campeonato Rotax Espanha, em Zuera. E logo de seguida o Campeonato Nacional em Bombarral.

E para o futuro, pensas evoluir para uma outra modalidade automóvel?
Gostaria muito de passar pelos fórmulas e depois para os automóveis, é um dos meus grandes objetivos.

Vais tentar conciliar os estudos e continuar a competir?
Vou-me esforçar ao máximo com os estudos para poder continuar a competir. Os estudos estão sempre em primeiro lugar.

Que curso gostavas de tirar?
Ainda estou indeciso, mas gostaria de tirar algo relacionado com engenharias.

Qual é afinal o teu sonho?
O meu sonho é ser piloto profissional.

Queres deixar uma mensagem aos demais jovens?
Gostaria que todos os jovens procurassem praticar um desporto porque faz bem e os desvia dos maus caminhos como a droga.

Costumas ler a imprensa local?
Sim costumo principalmente o Jornal Notícias de Esposende.

Sei que conheces este jornal – Jornal Notícias de Esposende, até porque costumamos noticiar aqui muitas das tuas participações em competições e as tuas conquistas. O que achas deste jornal?
Gosto muito deste jornal pois leva a muita gente o que de bom se faz no concelho, desejo que no futuro tenha muita mais tiragem para chegar a muitas mais pessoas.

A terminar, gostava de saber o que achas da cidade e do concelho de Esposende?
Gosto muito de Esposende e tenho orgulho em ser Esposendense, e quero levar o nome de Esposende o mais longe possível.

NOTA FINAL
Aqui fica mais uma entrevista a um jovem esposendense que tem levado o nome de Esposende por todo o país e além-fronteiras e que ainda tem muitos títulos para conquistar.
Um jovem que tenta conciliar os estudos com a prática de provas automobilísticas e que ambiciona chegar longe. Uma coisa é já certa. Estamos perante um campeão. Um jovem que já tomou o gosto às vitórias e que se habituou a vencer, mas que sabe que para isso é necessário muito esforço, muita prática e muita resistência. O Alexandre Areia parece preparado para ir ultrapassando os constrangimentos próprios da modalidade e cumprir com o seu sonho, que passa pela obtenção de muitas vitórias e por vir a ser um piloto profissional.
Aproveito para desejar ao jovem Alexandre Areia boa sorte para as suas provas e para os seus estudos. Espero que consiga conciliar os estudos com esta paixão pelos carros e que vá somando os títulos que ambiciona.
Esposende evidencia-se cada vez mais como uma terra de campeões. Temos inúmeros atletas profissionais em muitas áreas, que vão do desporto às mais variadas artes. Da canoagem ao motociclismo, passando pelo futebol, pelo karting, pela música, pela escrita, pelo jornalismo, pela pintura, pela representação, pela medicina, pela escultura, pela arquitetura e por muitas outras artes e ofícios.
Quero desejar a todos umas ótimas férias, com tudo de bom e que em setembro estejamos por cá, com renovada energia e vontade de fazer cada vez mais e melhor.
E porque estamos no verão, período de muitos incêndios, com o nosso concelho a ser atingido, assim como os concelhos vizinhos, especialmente o de Barcelos, termino com uma palavra de grande apreço e consideração pelos Bombeiros que de uma forma abnegada, incansável e altruísta dão a vida para proteger pessoas, bens e a própria natureza. Um bem-haja a todos os bombeiros, principalmente aos do nosso concelho.
Um abraço,

Mário Fernandes
30-07-2016





Sem comentários: