segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

À CONVERSA COM ANTÓNIO CONDE PRESIDENTE DA ZENDENSINO



ANTÓNIO CONDE, PRESIDENTE DA COOPERATIVA ZENDENSINO, PROPRIETÁRIA DA “ESCOLA PROFISSIONAL DE ESPOSENDE” E DA “ESCOLA DE MÚSICA DE ESPOSENDE”
“…O nosso lema é formar bons alunos, bons profissionais, bons cidadãos… gostava de deixar uma palavra de apreço a todos os colaboradores da Zendensino, sejam da Escola Profissional sejam da Escola de Música, na certeza de que ninguém é mais importante que a própria instituição que servimos”
António José Morais Figueiral Conde nasceu em Ferreira de Aves, concelho de Sátão, Viseu, no dia 13 de setembro do ano de 1957 e reside em Fão. Casado com Maria dos Anjos Conde tem duas filhas. Preside à direção da Zendensino desde setembro de 1999.
Iniciou os seus estudos na sua aldeia natal e depois frequentou o Seminário e o Liceu, em Viseu, onde terminou o ensino secundário. Fez todo o percurso académico na Universidade Católica e na Universidade do Minho em Braga. Licenciou-se em Humanidades na Universidade Católica de Braga e começou a lecionar na Escola Profissional Agrícola de Fermil de Basto, como professor de Português, em 1982.
No ano letivo seguinte, começou a lecionar na Alfacoop em Ruílhe - Braga e, em 1989, terminou a profissionalização no Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade do Minho. Em 1993 terminou, na Universidade Católica em Braga, o Mestrado em Humanidades (Literaturas Clássicas) e ingressou na Escola Profissional de Esposende como professor de Português e Diretor Pedagógico.
Em 2013, obteve na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica em Braga, o grau de Mestre Mestrado em Ciências da Educação – Administração e Organização Escolar, com a classificação final de 17 valores.
Vamos então conhecer um pouco melhor o meu entrevistado de hoje e as instituições que dirige. Zendensino, Escola Profissional de Esposende e Escola de Música de Esposende.
VAMOS AOS SEUS GOSTOS PESSOAIS. O QUE É QUE GOSTA MAIS DE FAZER?
“Em primeiro lugar, gosto muito do meu trabalho. Gosto de conversar com os amigos e apreciar calmamente as delícias dos nossos restaurantes. Gosto muito de caminhar pela praia e pelos percursos pedestres de Fão, vou sempre como se fosse a primeira vez, há sempre algo de novo.”
QUAIS SÃO OS SEUS DESPORTOS PREFERIDOS?
“Eu gosto de todos os desportos… O preferido, como me disse um dia uma pessoa amiga, “as a true portuguese” é o futebol. Como praticante foi o judo e o futebol.”
E UM CLUBE?
“Sem ser fanático, gosto do Benfica, mas também do Braga e do Ferreira de Aves.”
COMO OCUPA OS SEUS TEMPOS LIVRES?
Nos poucos tempos livres de que disponho gosto de ler e ver televisão, onde privilegio as notícias e o desporto.”
E HOBBYS?
“O meu hobby é a agricultura e, por isso, na minha casa tenho uma “quinta” com 10 metros quadrados.“
O SEU GOSTO PELA ESCRITA?
“De momento, a minha escrita resume-se a ofícios e relatórios para as entidades que tutelam as escolas de que sou responsável. Sou mais leitor do que escritor, no entanto, como diz o povo “de poeta e de louco todos nós temos um pouco.”
ESCOLHA UM ESCRITOR
“Como professor de Português é muito difícil escolher um escritor ou um livro. Desde Camões a Fernando Pessoa, passando por Eça de Queirós, Virgílio Ferreira e José Saramago.”
E OS SEUS GOSTOS PELA LEITURA?
“O meu gosto pela leitura vem de muito jovem e talvez depois o gosto pela profissão de professor. Ler é, para mim, a melhor forma de aprender. Autores estrangeiros de que mais gostei e que ainda lembro: Jules Verne, Dostoievsky, Tolstoi, John Steinbeck, Paulo Coelho.”
ESCOLHA UM LIVRO
“Além de todos os clássicos portugueses e estrangeiros poetas e romancistas que li e gostei, o Livro que mais me marcou desde a juventude foi “Palavra de Homem” de um escritor e filósofo francês chamado Roger Garaudy de cuja bibliografia não conheço muito mais.”
O QUE É QUE GOSTA MAIS DE FAZER?
“Ajudar os outros de todas as formas possíveis ainda que, em algumas situações, o não devesse racionalmente fazer. Gosto de dizer “bom dia” e receber a resposta com um sorriso, principalmente de pessoas desconhecidas.”
TODOS TEMOS OS NOSSOS DESEJOS. QUAL É O SEU DESEJO?
“No seguimento desta quadra natalícia desejo a todos os seus leitores e à nossa comunidade educativa, alunos, professores, funcionários e suas famílias um Feliz 2016, com saúde, alegria e sucesso pessoal e profissional, relembrando que o único sítio em que o sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.
E UM SONHO?
“Prefiro pensar como walt Disney “Todos os sonhos podem vir a ser verdadeiros se tivermos coragem de segui-los”, por isso, o meu sonho é ter coragem para os seguir todos os dias.”
A COOPERATIVA de ensino ZENDENSINO desenvolve a sua atividade na área do ensino secundário tecnológico, artístico e profissional.
EM QUE ANO FOI FUNDADA A ZENDENSINO?
“A Zendensino foi fundada em 10/09/1999. No seu início esteve a necessidade de encontrar uma entidade que, nos termos da legislação então pulicada, obrigava as escolas profissionais a terem uma entidade proprietária. A escola profissional já existia desde 1993 e a escola de música passou a ser propriedade da Zendensino em 2001.
A decisão de optar por uma cooperativa deve-se principalmente ao objetivo de criar uma instituição dinâmica de caráter social e sem fins lucrativos, ora as cooperativas são pessoas coletivas autónomas… e visam, sem fins lucrativos, a satisfação das necessidades das pessoas. A vontade de encontrar uma instituição sem fins lucrativos foi determinante. Ainda hoje penso que foi uma boa escolha.”
COM QUE OBJETIVO FOI CRIADA?
“O objeto social da Zendensino é a manutenção de estabelecimentos de educação, formação e ensino. Desde o seu início que a EPE recebe maioritariamente alunos carenciados, com dificuldades no sucesso escolar e que pretendem a rápida integração na vida ativa.”
A QUEM PERTENCE ESTA COOPERATIVA DE ENSINO - ZENDENSINO?
“A Zendensino pertence aos seus associados entre os quais se destaca a Câmara Municipal de Esposende.”
DESDE QUANDO É QUE PRESIDE À DIREÇÃO DA ZENDENSINO?
“Desde o início da cooperativa em setembro de 1999. Já agora digo-lhe que, no início de 2016, teremos eleições para os órgãos sociais e também revisão dos estatutos porque saiu uma nova Lei com o Código Cooperativo e é necessário atualizar os nossos Estatutos. Portanto, penso que 2016 será um ano importante para esta cooperativa.”
COMO É FEITA A ESCOLHA/ELEIÇÃO DOS ÓRGÃOS DIRIGENTES DA ZENDENSINO?
“A eleição dos corpos sociais é feita em Assembleia Geral. Posteriormente, a Direção eleita faz, de acordo com a legislação, a nomeação dos restantes cargos das escolas nomeadamente os diretores pedagógicos.”
QUAL É O PERÍODO DE VIGÊNCIA DE CADA MANDATO?
“A duração dos mandatos é de 3 anos.”
ONDE ESTÁ SEDIADA A ZENDENSINO?
“A sede da cooperativa é em Fão.”
DE QUEM SÃO AS INSTALAÇÕES ONDE ESTÃO SEDIADOS E ONDE FUNCIONAM COM AS VOSSAS ATIVIDADES?
“Todas as instalações da cooperativa são propriedade da Câmara Municipal e são cedidas gratuitamente, mediante contrato de comodato.”
EXISTEM PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO OU COOPERAÇÃO COM O ESTADO E OUTROS PARCEIROS. QUAIS SÃO OS VOSSAS PRINCIPAIS PARCEIROS?
DE ONDE PROVÉM AS PRINCIPAIS RECEITAS?
“O nosso principal parceiro é o Fundo Social Europeu somos maioritariamente financiados pela União Europeia. A outro parceria fundamental é com a Câmara Municipal de Esposende que além de ser o nosso suporte institucional, também cede gratuitamente as instalações, facto que, neste momento, significa um apoio financeiro muito importante para o equilíbrio do nosso orçamento.
A cooperativa paga em salários e subsídios aos alunos 84% do seu orçamento anual, por isso, como somos uma instituição sem fins lucrativos, também procuramos chegar ao final do ano sem prejuízo, o que obriga a um controlo muito apertado e constante das despesas de funcionamento.    
As receitas da escola profissional provem da União Europeia através do POCH (85%) e do Estado Português e da Segurança Social (15%) mediante apresentação e aprovação de candidaturas. Neste momento, o financiamento da Escola de música vem do Estado através do Contrato de Patrocínio.
As nossas parcerias de cofinanciamento: ZENDENSINO, GOVERNO DE PORTUGAL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, POCH, PORTUGAL 2020 E UNIÃO EUROPEIA.
A ESCOLA PROFISSIONAL DE ESPOSENDE TEM DESENVOLVIDO APLICAÇÕES INFORMÁTICAS NA ÁREA DAS NOVAS TECNOLOGIAS. OS PRODUTOS CONCEBIDOS TEM SIDO PATENTEADOS? TEM SIDO POSSÍVEL COLOCAR ESTAS VOSSAS APLICAÇÕES NAS EMPRESAS E INSTITUIÇÕES, OU SEJA, ESTAS TEM APLICAÇÃO NAS EMPRESAS?
“A escola profissional desenvolveu e continua a desenvolver aplicações informáticas que facilitem a gestão, quer pedagógica, quer administrativa, como forma de fazer face à diminuição de financiamento e dar resposta adequada e rápida às instituições de tutela, facilitando o acesso a todos os atores do processo educativo, através de ferramentas e plataformas online, nomeadamente aos encarregados de educação, alunos, professores e gestão pedagógica e administrativa.
Quando, há já uns anos, fazíamos formação com os cursos de especialização tecnológica na área da informática, tendo sido possível desenvolver muitos projetos, alguns deles com aplicação prática na nossa escola e noutras instituições, mas com a passagem desses curso para os institutos politécnicos não foi mais possível continuar com esse tipo de projetos. De momento, o grande objetivo é a manutenção dos vários sistemas de forma integrada como instrumento central da dinâmica escolar.
De momento apenas tentamos manter em funcionamento e atualizar os equipamentos em funcionamento na escola profissional. Mesmo para a escola de música tivemos que adquirir um software de uma empresa especializada.”
A VOSSA PRESENÇA NA INTERNET E NAS REDES SOCIAIS FAZ-SE NOTAR ENQUANTO MEIO DE EXCELÊNCIA PARA COMUNICAR COM A COMUNIDADE.
www.zendensino.pt / www.epe.pt - www.facebook.com/epesposende
A ZENDENSINO É PROPRIETÁRIA DE DUAS ESCOLAS MUITOS IMPORTANTES: A ESCOLA PROFISSIONAL DE ESPOSENDE E A ESCOLA DE MÚSICA DE ESPOSENDE. VAMOS FALAR UM POUCO DESTAS DUAS ESCOLAS E DO SEU FUNCIONAMENTO E VALÊNCIAS.
ESCOLA PROFISSIONAL DE ESPOSENDE
QUEM É QUE DIRIGE/PRESIDE À ESCOLA PROFISSIONAL DE ESPOSENDE?
“A direção é comum às duas escolas. Esta é também uma forma de rentabilizar os recursos e fazer face às dificuldades financeiras.”
QUANTAS PESSOAS TRABALHAM NA EPE?
“Na escola profissional trabalham 55 pessoas.”
DESTES, QUANTOS SÃO DOCENTES?
“São 43 professores.”
QUAL É A OFERTA FORMATIVA DA ESCOLA PROFISSIONAL DE ESPOSENDE?
“Neste momento temos em formação o curso de Restauração – Cozinha e restaurante, o curso de Técnico de Apoio à Infância, Técnico de Receção, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Gestão do Ambiente. Temos também 3 turmas de nível básico (8º e 9º anos) chamados cursos vocacionais.
QUANTOS ALUNOS FREQUENTAM A EPE?
“Neste momento, cerca de 300 alunos.”
QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA ADMISSÃO DE ALUNOS?
“Possuir as habilitações e idade necessárias para cada nível de ensino. Para frequentar os cursos profissionais é necessário o 9º ano ou equivalente.”
QUAIS SÃO AS SAÍDAS PROFISSIONAIS PARA OS VOSSOS FORMANDOS/ALUNOS?
“Para cada curso existem saídas profissionais diferentes. Durante os três anos de duração do curso são estabelecidos protocolos com empresas ou instituições da área para receberem os alunos em estágio e assim facilitar a sua integração no final do curso.”
ACHA QUE A EPE CONCORRE COM AS OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE MINISTRAM CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, COMO AS ESCOLAS PÚBLICAS E AS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E EMPRESARIAIS DO CONCELHO?
“Nós só concorremos connosco próprios, no sentido de melhorar constantemente a nossa prática escolar, o nosso projeto educativo, a nossa relação com a comunidade escolar: alunos, encarregados de educação, professores, empresas e outras instituições.
Todas as outras instituições e escolas são nossas parceiras. Assim como ninguém é feliz sozinho, também nenhuma instituição sobrevive sozinha. O mal de muita gente é querer ser importante, nós só queremos ser úteis e, enquanto formos úteis à comunidade que servimos, temos todo o direito de existir e assim justificar com o serviço público de educação que prestamos à comunidade todo o dinheiro que a União Europeia e o Estado nos confiam anualmente.”
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS NECESSIDADES DA EPE?
“Temos muitas necessidades em termos de adequação das instalações principalmente no edifício do Ramalhão, temos necessidades de equipamentos técnicos para alguns cursos, esperamos que em breve seja permitido às escolas profissionais a requalificação dos seus equipamentos e instalações.
Para já necessitamos que os jovens escolham frequentar a escola profissional de Esposende como forma de preparar, com qualidade, a sua inserção no mundo do trabalho.”
QUAL É A TAXA DE EMPREGABILIDADE DOS VOSSOS ALUNOS?
“A média geral de empregabilidade ronda os 85% dos alunos diplomados.”
ACHA QUE O CONCELHO DE ESPOSENDE TEM BENEFICIADO COM OS PROFISSIONAIS AQUI FORMADOS NA VOSSA ESCOLA PROFISSIONAL?
“Sim, sem dúvida. Mas os nossos melhores alunos são atraídos pelos grandes centros urbanos e até pelo estrangeiro onde conseguem melhores remunerações e melhores condições de trabalho, face aos conhecimentos e competências pessoais e profissionais aqui adquiridas. Mas é um orgulho muito grande sempre que vou a um restaurante ou outra instituição e vejo o sorriso de um ex-aluno da EPE.”
PORQUE É ACHA QUE OS FORMANDOS DEVEM ESCOLHER A EPE PARA CONTINUAR OS SEUS ESTUDOS E AQUI ADQUIRIR COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS?
“Penso que os jovens vão continuar a preferir a nossa escola pelo bom projeto educativo que lhes apresentamos, pelo ótimo relacionamento entre professores e alunos, pelo excelente corpo docente e pelos profissionais das diferentes áreas profissionais que aqui lecionam as disciplinas práticas. Convém referir que 50% das aulas são práticas e que os jovens gostam essencialmente dessas aulas, principalmente porque elas são lecionadas por pessoas vindos das empresas, facto que permite uma ligação muito mais próxima ao mundo do trabalho.
Também porque nós nos preocupamos, em primeiro lugar, com os alunos e os seus problemas mesmo os mais pessoais. O nosso lema é formar bons alunos, bons profissionais, bons cidadãos.”
ESCOLA DE MÚSICA DE ESPOSENDE
ESTA ESCOLA TEM VÁRIAS VERTENTES. O ENSINO DA MÚSICA E OS COROS. CORO DOS PEQUENOS CANTORES E CORO ARS VOCALIS. O CORO DOS PEQUENOS CANTORES TEM DESENVOLVIDO UM EXCELENTE TRABALHO, TENDO ATUADO EM GRANDES PALCOS NACIONAIS E VISTO O SEU TRABALHO RECONHECIDO. LEMBRO-ME DA ATUAÇÃO EM MAR, AQUANDO DA VISITA DO SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA.
QUEM DIRIGE A ESCOLA DE MÚSICA?
“A Direção da Zendensino.”
ONDE FUNCIONA?
“Funciona em Esposende na Casa da Juventude e em todas as escolas do concelho com ensino articulado.”
QUANTAS PESSOAS TRABALHAM NA EME?
“Na escola de música trabalham 29 pessoas”
QUANTOS SÃO PROFESSORES?
“Professores na escola de música são 24.”
QUANTOS ALUNOS TEM ATUALMENTE?
“Na totalidade são 370 alunos. Dos quais 284 em regime articulado, 41 em iniciação musical e os restantes em regime livre. ”
EXISTEM ALGUMAS CARÊNCIAS NA ESCOLA DE MÚSICA DE ESPOSENDE?
“Temos identificadas algumas carências na EME, desde equipamentos até o financiamento que tarda em chegar e já agora … o bom senso que nunca é demais.”
QUE FUTURO PERSPETIVA PARA A ESCOLA DE MÚSICA E OS SEUS COROS?
“O futuro desta escola como de todas as outras passa, em primeiro lugar, pela existência de financiamento e depois pela existência de alunos.”
A TERMINAR NÃO PODIA DEIXAR DE O QUESTIONAR SOBRE A SOLUÇÃO ENCONTRADA PARA A POLÉMICA DAS AMEAÇAS DE DEMISSÕES VERIFICADAS NUM PASSADO RECENTE NOS COROS DA EME. É DE CONHECIMENTO PÚBLICO QUE AS SITUAÇÕES FORAM SOLUCIONADAS E QUE A ESTABILIDADE VOLTOU.
AFINAL O QUE É QUE SE PASSOU SENHOR PRESIDENTE?
“Francamente, ainda hoje não sei bem o que se passou. Em minha opinião apenas houve muita celeuma e, é claro, alguns interesses inconfessáveis de protagonismo político para uns e pessoal para outros. O futuro o dirá.
À direção interessa, em primeiro lugar, colocar a escola em funcionamento, dar as melhores condições possíveis de trabalho a toda a gente: alunos, professores e funcionários. Depois, tivemos que encontrar financiamento para pagar vencimentos pois, praticamente desde Junho, que não recebemos as respetivas comparticipações do Estado Português. Esta é uma vantagem em ter as duas escolas na mesma entidade proprietária, pois assim podemos gerir os recursos financeiros com maior racionalidade. Se não estivessem juntas na Zendensino a EME teria, possivelmente, 4 ou 5 meses de ordenados em atraso como tem outras escolas de música do país. Basta ver o que se diz na comunicação social.”
CONSIDERA PORTANTO QUE AS SOLUÇÕES ENCONTRADAS GARANTEM O FUTURO DOS COROS?
“Como Presidente da Direção reafirmo que nunca esteve em causa a continuidade dos coros e, muito menos, da EME. Os coros tem a sua existência garantida com o financiamento da Câmara Municipal e, para a escola, temos o Contrato de Patrocínio válido para 3 anos. Não sei de onde surgiu a ideia de instabilidade ou de insustentabilidade.
Dificuldades existem em todas as instituições. Nós não somos exceção. O ano passado, tivemos um corte no nosso orçamento de quase 35%, este ano foram 15%. O que fazer? Só racionalizar custos. Cortar vencimentos não podemos, nem queremos. Para ter os melhores professores temos que lhes pagar de acordo com a Lei. No futuro, se continuarem estes cortes orçamentais, teremos que conseguir outras fontes de financiamento, mas, para já, temos condições de continuar e honrar todos os nossos compromissos.”
UMA ÚLTIMA PALAVRA PARA… TERMINAR ESTA CONVERSA
Para terminar gostava de deixar uma palavra de apreço a todos os colaboradores da Zendensino sejam da EPE sejam da EME na certeza de que ninguém é mais importante que a própria instituição que servimos. Também para todos os nossos alunos e seus encarregados de educação sem esquecer os antigos alunos que hoje são os nossos melhores embaixadores junto dos jovens, nossos futuros alunos, é um orgulho fazer parte desta enorme família. 
Queria também homenagear todos os que até agora contribuíram para que esta cooperativa e as escolas que administra tenham a dimensão que hoje têm e entre todos duas pessoas que em tempos e funções diferentes foram e são muito importantes para estas escolas, o Padre Armindo Abreu que iniciou todo este projeto e o Dr. Albino Penteado Neiva que lhes deu as asas com as quais e nas quais hoje voamos.
NOTA FINAL
Conheço o meu caro amigo Dr. Conde praticamente desde que preside à Zendensino, em especial a sua presença na Escola Profissional de Esposende. Um homem sempre bem-disposto, com quem dá imenso gosto conversar. Nas muitas vezes que pelas mais variadas razões nos temos encontrado, há sempre algo de novo de que falar, sejam projetos do meu amigo, sejam meus. O Dr. Conde é uma pessoa que demonstra um grande à vontade naquilo que diz e naquilo que faz e que demonstra uma grande capacidade de diálogo e de trabalho. Nota-se que vive muito intensamente a presidência desta que é uma das mais importantes instituições de ensino do nosso concelho.
Meu caro amigo Dr. Conde, muito obrigado por mais esta agradável conversa e pela forma como sempre me trata. Estou certo que este foi o melhor momento para a realização desta entrevista e que a leitura da mesma vai ser do interesse de toda a comunidade.
Desejo-lhe, a si enquanto presidente, as maiores felicidades e à Zendensino, à Escola Profissional de Esposende e à Escola de Música de Esposende, os maiores sucessos. Continuem como até aqui, a formar bons profissionais e a dar boa… música!
Obrigado pela amizade que sempre me dispensa, na certeza de que também deste lado está alguém que o admira e retribui com elevada estima e consideração. Um abraço, forte.
Mário Fernandes.

09-01-2016







Sem comentários: