quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

À CONVERSA COM ARTUR PEREIRA PRESIDENTE DO CLUBE NÁUTICO DE FÃO



ARTUR PEREIRA PRESIDENTE DO CLUBE NÁUTICO DE FÃO
“Sonho com um posto náutico com melhores condições e ter no clube mais atletas olímpicos.”
Artur Miguel Rodrigues Pereira nasceu no dia 21 de fevereiro de 1964. É natural de Vila do Conde e reside em Esposende. É casado com Armanda Pereira e tem 2 filhos, o Artur e o Bruno. Empresário, dono da SIPRE – Sociedade de Plásticos Reforçados de Esposende, uma empresa que produz canoas e todo o tipo de produtos em fibra de vidro e seus derivados. A empresa está sediada na Zona Industrial de Esposende. Artur Pereira preside ao Clube Náutico de Fão. Um Clube que se tem destacado na promoção do desporto com grande enfoco nas modalidades náuticas, por onde passam diariamente dezenas de atletas, desde os mais novos até aos adultos. Este clube tem muitos praticantes seus já medalhados e com grandes resultados em provas nacionais e internacionais. Aqui tem nascido grandes campeãs e grandes campeões.
Vamos então conhecer um pouco melhor o amigo Artur Pereira. Os seus gostos, a sua atividade, a presidência do Clube Náutico de Fão, os seus sonhos e objetivos.
GOSTOS PESSOAIS
GAASTRONOMIA
”Adoro uma grande caldeirada de enguias.”
DESPORTOS PREFERIDOS. CLUBE?
”Os desportos preferidos são a canoagem e o futebol. Na canoagem não é preciso dizer que dou tudo pelo Clube a que presido, o clube Náutico de Fão. No futebol o meu clube de coração é o Sporting.”
HOBBYS?
”Canoagem e aventura. A melhor aventura em que participei foi numa expedição ao Pólo Norte em Kayak, no ano de 1995.”
EM QUE OCUPA OS SEUS TEMPOS LIVRES?
“Tenho muito pouco tempo livre, mas quando surge a oportunidade vou treinar com os meus atletas e por vezes uma partida de futebol com amigos.”
DONO DA – SIPRE - EMPRESÁRIO NA ÁREA DA INDÚSTRIA DE MOLDES E MATERIAL PARA A PRÁTICA DESPORTIVA
“A SIPRE – Sociedade de Plásticos Reforçados de Esposende, está em Esposende há 28 anos. Vim para cá como atleta e iniciei a minha atividade profissional no ramo que mais gosto, a CANOAGEM, como fabricante de Kayakes. A empresa nasce da vontade do ainda actual responsável, Artur Pereira, ligado a canoage. desde muito novo, com vários títulos nacionais e várias presenças internacionais, onde o que mais destaca é a 1ª medalha internacional para a FPCanoagem no campeonato da Europa em França. Ainda dentro da canoagem viveu a experiencia de remar nas aguas do polo Norte, isto em 1995. É com a ajuda dos familiares mais próximos, filhos Artur Pereira e Bruno Pereira e sua esposa Armanda Pereira que reúnem as forças para levar o nome da SIPRE a um lugar mais alto.
Em 2004, com o objetivo de possuir uma estrutura idealizada, de forma a possibilitar aos seus colaboradores melhores condições de segurança e higiene no trabalho, a Sipre mudou-se para a Zona Industrial do Bouro, em Esposende.
O espaço comercial da Sipre não se restringe a Portugal. A Sipre possui várias representações em países como Espanha, França, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Inglaterra, Grécia, Hungria, Roménia, Austrália, Suécia e Finlândia.
Todos os protótipos são efetuados pela empresa e são concebidos em vista à satisfação das exigências dos nossos clientes, tendo em conta o tipo de mercado a que se destinam.
A Sipre sempre se empenhou em desenvolver competitivas e vistosas embarcações de kayak mar, sendo esta modalidade a sua grande aposta. Na atualidade, tendo em conta a grande competitividade de mercado, surgiu também uma grande aposta por parte da empresa na competição de velocidade.
Orgulhamo-nos de ser o representante exclusivo para Portugal da marca Rotomod. Embarcações em polietileno de alta densidade vocacionadas para o turismo em todas as suas vertentes. São ideais para passeios, desde as águas bravas ao mar, passando pelos rios e barragens. Devem ser escolhidas com algum critério, devido ao seu peso ser maior do que na fibra e ainda de resultarem numa maior velocidade, podendo durar uma vida inteira, desde que utilizadas para o fim a que se destinam.” http://www.kayaksipre.com/
ESPOSENDE TEM ASSISTIDO A UMA GRANDE ATIVIDADE DESPORTIVA. NÃO FALTAM DESPORTISTAS E CAMPEÕES. ATÉ MUNDIAIS. A QUE ACHA QUE SE DEVE ISSO?
”Deve-se essencialmente a todo o esforço e dedicação de todas as associações, atletas e todos os que participam no sucesso de cada um.”
ACHA QUE O APOIO DO MUNICIPIO DE ESPOSENDE AO DESPORTO TEM SIDO O MAIS INDICADO?
”Considero que sim. Tem sido muito importante para o desenvolvimento desportivo.”
HÁ 15 DIAS REALIZOU-SE MAIS UMA GALA DO DESPORTO ONDE FORAM CONDECORADOS VÁRIOS ATLETAS DO CLUBE NÁUTICO DE FÃO. ESTA GALA FUNCIONA COMO UM INCENTIVO?
”Obviamente que é sempre um incentivo para os atletas verem o seu trabalho anual premiado e valorizado.”
VAMOS AGORA FALAR UM POUCO DA NOSSA TERRA. O QUE PENSA DA CIDADE E DO CONCELHO DE ESPOSENDE?
”Esposende é uma cidade pequena mas bastante acolhedora que se esforça para o crescimento contínuo.”
E DO ATUAL MOMENTO POLITICO EM PORTUGAL?
”Eu não sou político, mas acho que estamos cada vez pio.”
O NOVO GOVERNO CONTINUA A NÃO TER UM MINISTRO DO DESPORTO. NÃO SERIA IMPORTANTE QUE HOUVESSE O MINISTÉRIO DO DESPORTO?
“Obviamente que ter um Ministro dos Desportos seria fundamental.”
CLUBE NÁUTICO DE FÃO
HISTORIAL
A canoagem em Fão nasce em princípios da década de 80 suportada no Clube Fãozense, então presidido por Abel da Costa, após uma prova em Esposende designada de 1ª Descida do Baixo Cávado e organizada pelo Vilacondense Américo Magalhães, um bancário em Esposende que prestou todo o apoio à criação de uma Secção na coletividade fangueira. Valeu o entusiasmo de Abel da Costa que garantiu desde logo a aquisição do material necessário para a instalação da modalidade numa garagem de Domingos Assunção junto ao rio.
A água foi sempre a atração principal dos mais jovens e foi fácil dinamizar o rio Cávado com os atletas mais velhos e com alguma formação a ensinar as dezenas de crianças que se entusiasmaram com a prática da canoagem. Participar em algumas provas sobretudo em rios mais próximos trouxe rapidamente resultados e começam a aparecer nomes como Belmiro Penetra, Lázaro Penetra, Carlos Silva, Carlos Vieira, Pedro Sousa, Luís Lopes, João Anunciação, João Santos, Miguel Pedras e Emílio Araújo entre muitos outros que começam a construir a história da modalidade em Fão.
Em Outubro de 1987 nasce juridicamente o Clube Náutico de Fão pela necessidade de requerer mais apoios às Entidades Oficiais e desenhar um futuro mais empreendedor na prática dos desportos náuticos, numa separação do Clube Fãozense que foi consensual e exemplar. A sua organização assentou sobretudo nos atletas mais velhos.
Os atletas fangueiros eram já chamados à seleção Nacional para representar Portugal nas mais importantes provas internacionais da modalidade e em 1992 Belmiro Penetra participa nos Jogos Olímpicos de Barcelona, sendo 1º atleta olímpico do concelho.
Em Fão constrói-se o primeiro Posto Náutico de raiz, no nosso concelho, para a prática das modalidades náuticas, sendo também um suporte para a animação ligada ao turismo da natureza, com alguns equipamentos desportivos de lazer. Passou a ser a sede do Clube Náutico de Fão. Também o Kayak Polo e o Kayak de mar se assumem como novas disciplinas que dão maior notoriedade ao Clube Fangueiro.
O investimento em embarcações de qualidade e materiais acessórios, ginásio e veículo para transporte dos atletas facilitou um trabalho de grande exigência que norteia sempre o mundo da Alta Competição. Os atletas que acima mencionei e outros representaram o país em vários continentes e representaram também o nosso entusiasmo, fizeram a nossa história, hoje reforçada com mais nomes de gerações novas de atletas que engrandecem o Clube Náutico de Fão. Por Manuel Vieira, sócio fundador e Presidente atual da Assembleia Geral.
ÓRGÃOS SOCIAIS
DIREÇÃO
Presidente: Artur Miguel Rodrigues Pereira
Vice-Presidente: José Miguel de Sousa Soares Pedras
Secretário: Luís André Cardoso Carreira
Tesoureira: Patrícia Sofia Santos Fernandes
Vogal: Lieven Julien Verraest
Vogal: Luís Miguel Gonçalves Sampaio Carreira
Vogal: Nuno Miguel Martins de Sousa
CONSELHO FISCAL
Presidente: José Maria Brito Moreira
Vice-Presidente: José Cassiano Barros Torres
Secretário: José Martins de Abreu
ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: Manuel Ferreira Vieira
Vice-Presidente: João Pedro Guerra Vilarinho Rodrigues
Secretário: Bruno Miguel Martins Pereira
FUNCIONÁRIOS
“Não temos funcionários. A atividade é garantida pelos membros dos Órgãos Sociais, que dão muito do seu tempo à coletividade. Há ainda alguns voluntários que nos ajudam.”
PROTOCOLOS E PARCERIAS
“Temos protocolos celebrados com a Câmara Municipal de Esposende e o desporto escolar.”
ASSOCIADOS
“Atualmente temos cerca de 100 sócios.”
JOIA E QUOTA. QUAIS SÃO OS VALORES DA JOIA E DA QUOTA MENSAL
“A joia de entrada no clube tem o valor de 20 euros. A quota mensal tem o valor de 6 euros.”
BENEFICIOS DOS ASSOCIADOS
“Os nossos associados tem um conjunto de benefícios, que passam pela disponibilidade de Kayaks e de equipamentos do clube para prática das atividades.”
PRATICANTES
“Temos cerca de 8 dezenas de praticantes. Nos meses de Verão o número aumenta muito, contando com escolas e outros participantes, em especial os mais novos que vem experimentar.”
CANOÍSTAS CHAMADOS À SELEÇÃO NACIONAL
“Artur Pereira e Daniel Brito foram chamados à seleção Nacional Canoagem, onde já tem participado e obtido excelentes resultados.”
AINDA ESTA SEMANA OBTIVEMOS 4 PRIMEIROS LUGARES
“Estivemos a competir em Gondomar, onde conseguimos 4 primeiros lugares. Temos muitos atletas com grande valor que nos tem dado grandes alegrias. Temos conseguido atletas no pódio em quase todas as provas onde participamos.”
UM CLUBE COM ATLETAS OLÍMPICOS
Belmiro Penetra foi aos Jogos Olímpicos. É um sonho do atual presidente voltar a ter atletas na mais importante competição do mundo.
UM SONHO?
“Sonho com um posto náutico com melhores condições e conseguir ter atletas olímpicos.”
O QUE É QUE SENTE QUE AINDA LHE FALTA FAZER?
“Levar este clube ao lugar que merece - 5 primeiros nacionais - porque de momento não temos condições para sonhar mais alto.”
NOTA FINAL
Conheço Artur Pereira há cerca de 10 anos. A primeira vez que falei com ele foi na sua empresa para lhe pedir um molde para um trabalho de um dos meus filhos, na altura estudante de artes. O molde foi feito e a cadeira então concebida foi premiada e alvo de rasgados elogios. Fiquei logo a perceber a especificidade do trabalho que a sua empresa realiza. O meu entrevistado tem uma enorme paixão pelos desportos náuticos e isso nota-se ao conversar com ele. Mais tarde reencontrei-o no Clube Náutico de Fão, sempre com a mesma energia e vitalidade. Para esta entrevista também contribuiu o meu caro amigo Manuel Vieira, sócio fundador e atual presidente da assembleia geral, a quem agradeço a disponibilidade eca prontidão que lhe é tão caraterística.
Desejo as maiores felicidades ao Clube Náutico de Fão, aos seus dirigentes, colaboradores e atletas e que consigam atingir os objetivos que preconizam e realizem os sonhos que os fazem trabalhar cada vez mais.
Um forte abraço.
Mário Fernandes

11-12-2015





Sem comentários: