quinta-feira, 9 de abril de 2015

À CONVERSA COM TERESA PORTELA NA EDIÇÃO DESTA SEMANA NO «JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»



TERESA PORTELA, ATLETA OLÍMPICA, NO TOP MUNDIAL DA CANOAGEM

CANOÍSTA ESPOSENDENSE CONQUISTOU ESTE FIM-DE-SEMANA MAIS 2 TAÇAS DE PORTUGAL EM K1 200 E K1 500

Mais uma conversa, bem agradável, com uma jovem esposendense, distinta atleta olímpica, brilhante campeã nacional de canoagem e com inúmeros títulos internacionais, que se destaca pelo seu profissionalismo e entrega à modalidade, levando bem longe o nome de Esposende. De Esposende e de Gemeses, como faz questão de frisar.

O dia e o local escolhido, não podiam ser melhores. O local, a zona ribeirinha de Esposende, com o Cávado ali ao largo… foi excelente, pelo que significa para os desportos náuticos e pelo simbolismo que encerra. O dia, imediatamente a seguir à conquista de mais 2 taças nacionais, em K1 200 e em K1 500. Magnificas conquistas a fazerem brilhar ainda mais a alegria contagiante desta jovem campeã.
Teresa do Rosário Afonso Portela, solteira, de 27 anos de idade é natural de Gemeses, licenciada em fisioterapia e atleta com o estatuto de alta competição na canoagem. É originária de uma família simples e tem 2 irmão.

A única canoísta portuguesa a competir em 3 provas – K1 200, K1 500 e k4 500, nos Jogos Olímpicos de Londres realizados em 2012. Em 2010 foi considerada a terceira melhor canoísta do mundo e quarta em 2011.

ORIGENS
A Teresa começou bem cedo, por volta de 1996, a dar os primeiros banhos e as primeiras braçadas no rio Cávado, que banha a sua freguesia. Ao gosto pela água e pelo rio, logo se seguiu o gosto pelos remos, pelos barquitos e pela canoagem. Claro está que ter na terra, um clube que promove as modalidades náuticas de uma forma tão profissional, ajudou na escolha deste caminho e na opção por esta modalidade.

FORMAÇÃO
Frequentou as escolas do concelho, o primeiro ciclo em Gemeses, o segundo ciclo na Escola António Correia de Oliveira e depois a Escola Henrique Medina em Esposende. Finalizado o 12º ano, concorreu e ingressou em Fisioterapia em Coimbra, onde se licenciou. Hoje, apesar da vida bem preenchida, com treinos diários e competições regulares ao mais alto nível, muitas delas no estrangeiro, ainda continua a estudar, frequentando atualmente o 2º ano de Osteopatia. Nota-se na Teresa um gosto especial por esta aposta constante na sua formação, procurando sempre saber mais, ter mais conhecimento, procurando para isso uma atualização constante e uma busca pelo conhecimento em diversas áreas.

CLUBE DE CANOAGEM DO “GRUPO CULTURAL DESPORTIVO E RECREATIVO DE GEMESES”
O Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses foi fundado em 19 de novembro de 1984 e tem a sua sede nas margens doo rio Cávado, Rua da Ribeira, Nº 7, na freguesia de Gemeses – Esposende. Trata-se de um clube desportivo, que abarca várias modalidades, mas que tem atualmente como atividade principal o seu CLUBE DE CANOAGEM. É aliás na canoagem que este clube mais se tem destacado, tanto a nível nacional como a nível internacional, pois daqui têm saído inúmeros campeões.
Foi neste Clube da sua terra natal que a Teresa iniciou e onde evoluiu muito na sua formação, tanto desportiva como enquanto mulher. Aqui, ela contou sempre com pessoas amigas, que dando o seu melhor ajudaram bastante na “formação” destes atletas de eleição.

Teresa Portela destaca, com especial gosto, aquele que tem sido o grande obreiro deste clube, o Sr. José Manuel Faria. É um homem que está no clube desde o início e cuja entrega tem sido total. Ele é realmente a imagem principalmente do clube, pelo qual dá tudo, vibrando com os triunfos dos seus atletas. A minha interlocutora de hoje refere que passou momentos muito especiais neste clube, de onde destaca os primeiros anos em que o convívio entre a juventude era excecional. Havia boa camaradagem e a competição sempre foi salutar. Todos queriam dar sempre o seu melhor, tal era a motivação e o espirito ganhador que lhes era incutido. Aqui sempre se cultivou o profissionalismo e a entrega dos atletas. Nada de vícios, nem de maus costumes. Aqui o importante é o desporto, a saúde e o bem-estar dos jovens praticantes.

Foi deste clube de Gemeses de onde saiu um outro campeão do mundo da modalidade, o nosso amigo, João Ribeiro, com quem a Teresa afirma “encontro-me com o João com regularidade, nas várias provas e mantemos uma forte relação de amizade. Há ainda a coincidência de termos iniciado ambos em Gemeses e de termos também seguido ao mesmo tempo para o Benfica”.

SPORT LISBOA E BENFICA
No ano de 2012 surge o convite do Benfica e a Teresa aceita este novo desafio de integrar um clube da grandeza do Benfica. Fica contente porque sente que faz parte de um clube enorme, com uma grande mística, onde a palavra de ordem é vencer. Sente que só não aproveita mais a grandeza e os recursos do Benfica por não residir em Lisboa. Residindo no norte, treina mais na zona do Porto, mais concretamente aa cima da barragem de Crestuma, local que reúne condições excecionais para a prática da canoagem.

PARCERIAS E PATROCÍNIOS
Dos principais patrocinadores, Teresa Portela dá especial destaque ao «NELO KAYAKS», por tudo que tem representado na sua carreira. Refere ainda um conjunto de parceiros muito importantes, como, a MCoutinho; a Jantex – marca de pagaias; a Under Armour – roupa desportiva; o Centro Terapêutico de Fão, a Optibarca- óptica em Ponte da Barca e a Câmara Municipal de Esposende, que também dá apoio à nossa canoísta. A «Nelo Kayaks» é considerada a melhor empresa do mundo, na conceção, construção e manutenção de kayaks, sendo uma empresa do norte, de Vila do Conde. Tal como afirma a Teresa, “É uma sorte termos cá, em Portugal, o Nelo Kayaks e podermos contar com a sua colaboração e apoio”. A Teresa faz questão de deixar uma palavra de agradecimento muito especial a todos estes parceiros, por apostarem nela, na sua carreira e na própria modalidade.

“PARAGEM FORÇADA”
O ano de 2013 foi um ano invulgar, por várias razões. Pretendendo fazer uma pausa, ou pelo menos um abrandamento na sua carreira, deparou-se com alguns obstáculos por parte de Federação, que acabou por ditar um certo afastamento temporário. Neste período, que parecia ter todos os ingredientes para ser um péssimo período, acabou por se revelar num momento de viragem, aproveitando para fazer coisas novas, para viajar, conhecer novos mundos e novas pessoas, para entrar noutras competições, para refletir e assim dar uma nova arrancada com toda a energia e toda a força. E foi logo na III Taça do Mundo, disputada em 2014 em Szeged, na Hungria que a canoísta conquista uma medalha de bronze na disciplina K1 500.

CONCELHO DE ESPOSENDE
Adora o nosso concelho que carateriza como, “é um concelho pequeno, tranquilo, muito giro, com rio, mar e monte. O rio Cávado fascina-me e as pessoas são fantásticas. Sempre que posso venho à minha terra, disfrutar da natureza e das maravilhas que cá temos”. Afirma ainda que “o rio Cávado é um rio bonito, grande e de pouca perigosidade para a canoagem e para muitos outros desportos náuticos” Gosto muito de treinar cá, nunca perco a oportunidade de o fazer, sempre que cá venho com algum tempo”.

CONDECORADA PELO MUNICÍPIO DE ESPOSENDE
“O Município de Esposende tem sido excecional, fazem-me chegar o seu apoio e divulgando as minhas provas e os meus títulos. Claro que gostei de ser condecorada, não pela medalha em si, mas pelo que significou, vendo ai o reconhecimento do meu trabalho, em especial no concelho de onde sou natural e onde volto sempre que posso”. A Câmara Municipal de Esposende condecorou a Teresa Portela com a Medalha de Mérito Desportivo, no ano de 2004.

NOVO TREINADOR
Em 2014, Teresa Portela trabalhou com um treinador romeno, mas agora treina-se sob as orientações de um espanhol. Segundo afirma “Não tinha condições financeiras para continuar com o anterior treinador, principalmente pela distância e pelo custo das suas deslocações. Procurei um que fosse de mais perto. Não tenho que lhe pagar as despesas das deslocações e muitas vezes treino em Espanha, na zona das Astúrias e em Sevilha.”

ELEITA CANOÍSTA DO ANO EM 2014
A Gala Anual da Canoagem realizou-se na figueira da Foz e elegeu a Teresa a «Canoísta do Ano» em Portugal, titulo este que lhe deu uma grande satisfação pessoal, por mais uma vez sentir que a modalidade começa a ter uma outra projeção e por assim ver o seu trabalho reconhecido e premiado.

CANOÍSTA ESPOSENDENSE JÁ VENCEU TUDO QUE HAVIA PARA GANHAR EM PORTUGAL, DESTACANDO-SE COMO MELHOR CANOÍSTA PORTUGUESA DE SEMPRE

Teresa Portela afirma, com toda a convicção, “tento sempre superar-me, superar os meus concorrentes e superar-me a mim própria, de prova para prova. Cada nova prova, cada nova competição é sempre um novo desafio que pretendo vencer”.

Questionada sobre qual foi até ao momento a vitória mais saborosa, afirma “todas as conquistas são para mim de uma grande emoção”, e lá continua “a Taça do Mundo em 2010, numa disciplina de velocidade, K1 200, talvez tenha sido das conquistas mais importantes, porque senti que atingi uma conquista verdadeiramente excecional e que se terá dado aí aquele momento de viragem, em que passei a ser capaz de vencer a nível mundial, perante qualquer adversária.

A maior deceção, porque também as há, deverá ter sido segundo a própria “nos Jogos Olímpicos de Londres, por não ter conseguido ir à final de k1 500. Aí senti uma grande frustração, mas nada de desanimar, porque novas provas e novas conquistas se seguiram”.

PALMARÉS DIGNO DE UMA VERDADEIRA CAMPEÃ

Em Portugal a Teresa já conquistou 56 títulos.

A nível internacional também conta com uma longa lista de títulos;
- 2008 – Jogos Olímpicos de Pequim – 14º Lugar
- 2010 – Taça do Mundo K1 200- Medalha de Ouro na Hungria
- 2010 - Taça do Mundo K1 500- Medalha de Bronze em França
- 2010 – 3ª No ranking - Melhor Canoísta do Mundo
- 2011 – Taça do Mundo K1 200- Medalha de Ouro K1 200 na República Checa
- 2011 – Medalha de Bronze K1 200, no Campeonato da Europa na Sérvia
- 2011 – 4ª Melhor Canoísta do Mundo
- 2012 - 6º lugar em k4 500mts e 8º lugar em k1 200mts nos Jogos Olímpicos em Londres
- 2012 – Medalha de Bronze K1 200, no Campeonato da Europa na Croácia
- 2014 – 2 Medalhas de Bronze K1 200 K1 500 no Campeonato da Europa na Alemanha
- 2014 – Medalha de Bronze k1 500 na Taça do Mundo, na Hungria.
- 2014- 5º lugar no k1 500mts- Campeonato do Mundo na Rússia
- 2014 – Eleita em Portugal Canoísta do Ano.

“VIVER DA CONOAGEM É SATISFAZER UM SONHO”
Dos desejos para o futuro próximo, Teresa Portela destaca as suas próximas participações:
Em agosto, em Milão, provas dos campeonatos da europa e do mundo, cujos resultados servem para o apuramento para os próximos Jogos Olímpicos; Campeonato da europa na Republica checa, Taça do Mundo em Montemor-o-Velho; os Jogos europeus, que se vão realizar pela primeira vez, portanto uma novidade na modalidade [tipo Jogos Olímpicos, da Europa], a realizar no Azerbeijão.

UM APELO: Convite aos pais, para que incentivem os seus filhos à pratica desportiva e para que os que gostarem da canoagem lhes seja proporcionada essa possibilidade, até porque nem sequer se trata de um desporto caro. É saudável, bonito e com custos baixos, até porque se estiverem inseridos num dos clubes concelhios o próprio clube disponibiliza os equipamentos. A idade aconselhada para iniciar na canoagem, são os 9 anos de idade, idade com que também começou.

UM CONVITE: Convida as pessoas a seguir a sua página no facebook, totalmente gerida pela própria, como fez questão de afirmar, local onde vai dando conta do seu estado de espirito, do seu percurso, das provas em que participa e das vitórias e muitas que vai conseguindo.

UM DESEJO: Estar nos próximos Jogos Olímpicos e ai conseguir bons resultados. Eu, que admiro a Teresa, que sou seu fã, aposto no pódio. Também tenho direito a deixar aqui um desejo.
Desta conversa, com esta nossa campeã esposendense, a Teresa Portela, sobressaem à vista várias conclusões;

- Uma jovem de caráter, com excelente formação, com espirito de entreajuda e, acima de tudo com uma grande vontade de vencer e de se superar a si própria, a cada dia e em cada nova prova;

- Uma esposendense, de Gemeses, que não esquece as suas raízes, a sua origem, a sua família e amigos, com quem vibra nos sucessos e nos insucessos;

- Uma jovem que ama a canoagem e que rejubila com as vitórias portuguesas além- fronteiras e que tem gosto em levar o bom nome de Esposende [e de Gemeses] por esse mundo fora;

- Uma canoísta que gostava que o nosso concelho – Escolas, Associações e Município, desse mais atenção a esta modalidade, que já nos deu 2 grandes campeões, ela própria e o João Ribeiro [com quem também conto conversar aqui em breve] e com quem a Teresa afirma ter excelente relação de amizade e companheirismo;

A terminar quero desejar à minha cara Amiga, Teresa Portela, os maiores sucessos e as maiores felicidades e que a todo este entusiamo que irradia, venham a corresponder muitas outras vitórias e conquistas, para que veja o seu esforço recompensado e se sinta realizada.

NOTA FINAL:
Quero deixar aqui uma referência muito especial para o empresário esposendense, Sr. ALBERTO FIGUEIREDO, cujas empresas – Grupo Impetus, foram visitadas esta semana pelo Sr. Presidente da Republica, pela condecoração, que, justamente lhe foi atribuída pelo Sr. Presidente da República, prof. Cavaco Silva: «Insígnias de Comendador da Ordem de Mérito Industrial», pela sua história de vida e espírito pioneiro e inovador" no setor têxtil e do vestuário. Parabéns ao Senhor Alberto Figueiredo, à sua esposa D. Emília e a todos os seus colaboradores.

E porque estamos a viver a Semana Santa, desejo a todos uma Páscoa Feliz!

Mário Fernandes;
04-04-2015




Sem comentários: