segunda-feira, 20 de outubro de 2014

CRÓNICA DE OPINIÃO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» 18-10-2014



ESPOSENDE TEM ARTISTAS DE REFERÊNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL
Estes últimos tempos têm sido férteis em boas notícias para o nosso concelho, com a distinção pública nacional e regional de vários jovens Esposendenses e em áreas tão distintas, como, o desporto, a música, a arte, a culinária, o associativismo e a advocacia, de entre muitas outras.
Fernando Piedade, campeão nacional de Culturismo na categoria «Masters Portugal Classic 2014»; Paulo Gonçalves, que apesar do azar ainda se sagrou vice-campeão mundial de ralis em moto; Tânia Lima Mota, empossada presidente do Instituto de Jovens Advogados, da Ordem dos Advogados Portugueses; Duarte Peão nos doze finalistas do programa televisivo «Master Chefs» a passar na RTP; Tozé Carvalho, Kiki Afonso, Rafael Lopes, Fred Maciel, Arsénio Nunes e Dinis Almeida no Futebol; Sandra Fernandes, treinadora de futebol no nacional; João Barbosa na música, pertencendo à banda portuguesa «Like Us», com atuações previstas para Aveiro, Setúbal e Guimarães; Ana Madalena Ribeiro, violinista; Bruno Zão no desenho e na pintura, com exposição no Avesso em Esposende; João ribeiro na canoagem, ainda esta semana homenageado pela Secretaria de Estado do Desporto; Teresa Portela na canoagem; Joninhas vilar no Karate; Ricardo Dias, Forjanense na maratonista;
Destaco ainda o “Coro dos Pequenos Cantores de Esposende”, que acabam de editar o segundo cd. Aqui fica mais um conjunto de Esposendenses excelentíssimos, a quem felicito e desejo as maiores venturas e muitas conquistas para si próprios e para o nosso concelho. Estou certo que nem sequer se esgotam nesta lista o grande número de jovens Esposendenses que assumem protagonismo e liderança em muitas outras áreas de índole nacional e mesmo internacional, a quem reforço as felicitações e o desejo das maiores conquistas e o pedido para que nunca se esqueçam do concelho que os viu nascer.
 “O SABER DAS MÃOS” ESCULTURAS DE FERNANDO NETO NO MUSEU MUNICIPAL DE ESPOSENDE
Esposendense, nascido em 1947, herdou do seu pai o gosto pelo trabalho na pedra. Desde pequeno, familiarizado com o esculpir da pedra, uma arte de família, que vem passado de geração em geração e que tem dado a Esposende excelentes trabalhos aqui produzidos e muitos deles espalhados pelos quatro cantos do mundo. Dá gosto passar pelo seu atelier e ver as mais variadas obras, todas elas com um toque humano e a saber à realidade tantas vezes ali produzida com uma perfeição impressionante.
O Senhor Fernando Neto tem realizado nos últimos 40 anos obras de arte só ao alcance de verdadeiros artistas. Pelo que sei foi-se aperfeiçoando na arte de esculpir o corpo humano e fruto disso são as 17 obras atualmente em exposição no Museu Municipal de Esposende, onde sobressai a leveza do ser em excelente combinação com a beleza da pedra. Quero destacar aqui a escultura com “Adão e Eva» pela sua beleza. Mas são muitas as peças expostas na riquíssima Sala de Azulejos do nosso Museu, como, Romeu e Julieta, A Maternidade, A Família Mocho, O Beijo, Mulher, Os Noivos, Mulher na Praia, Os Namorados, Os Apaixonados, O Polvo I, O Polvo II, A Rendilheira, Sol Nascente, O Poente ou Pôr-do-sol, Agarrar o Mundo e Mulher Grávida.
Os seus trabalhos tem sido muito requisitados e encontram-se por todo o lado, tal como já referi, em especial por toda a Europa e com forte presença também no Brasil.
Cumprindo a tradição familiar Fernando Neto tem consigo a trabalhar um filho, Fernando Sérgio Neto, que segue este legado da juventude mostrando o seu talento ao lado do seu pai, que trabalhando em conjunto executam belíssimas obras de arte a revelar todo o talento dos artistas, a sua inspiração e a perfeição em tudo aquilo que fazem.
Sobre a exposição que se encontra patente no Museu, nada melhor do que terminar com uma citação do artista: “Um gosto sui generis, uma paixão natural e uma inspiração feminina são motes de uma escultura natural e única”. Recomendo. Vale a pena visitar.
VI EDIÇÃO DO ENCONTRO DE TEATROS DE ESPOSENDE
Organizado pelo GATERC, vai realizar-se a VI Edição dos Encontros de Teatro, este ano com 4 espetáculos a realizar nos meses de novembro e dezembro. Comédia e ação, com técnicas teatrais e linguísticas. Promover o teatro, através de linguagem popular e de qualidade e desenvolver um espaço de observação e de discussão. Dias 15, 22 e 29 de novembro e dia 13 de dezembro.
As minhas felicitações a todos os artistas que acabo de referenciar, em todas as áreas e a todos os outros, muitos que às vezes anonimamente levam o bem nome de Esposende e das suas gentes pelo mundo fora e assim engrandecem o nosso concelho e enchem-nos de orgulho.
Como é que no dia de hoje ainda há tantos alunos sem professor, se ao mesmo tempo temos milhares de professores sem alunos?
Gostava de saber porque é que se todos os anos se verifica um autêntico calvário na colocação de professores – este ano absolutamente inadmissível e porque é que o ME não elabora e divulga as listas com as colocações até ao final do mês de Julho [até para que os professores possam planear a sua vida, de acordo com o local onde forem colocados] e ainda para o caso de excecionalmente se verificar algum erro o mesmo possa ser corrigido em tempo útil, antes do inicio das aulas, sem prejudicar alunos, pais, professores, famílias e escolas?
Mais do que a atuação desastrosa deste ano, parece-me urgente mudar a própria política, ou seja, o calendário das colocações e se calhar alguma da metodologia. Só assim será garantida a tranquilidade necessária para um normal início de aulas.
E por falar em educação/escola/alunos, vamos ter esta segunda-feira o Primeiro-Ministro em Forjães para presidir à inauguração do novo Centro Escolar. Trata-se de um equipamento de excelência, como constatei in loco, embora talvez grande de mais, olhando às necessidades futuras, a rever em baixa, devido à falta de alunos, provocada pela baixa natalidade. De qualquer forma tenho alguma esperança que as medidas anunciadas pelo governo para apoio às famílias e à natalidade, apesar de ainda escassas, podem ser um incentivo ao nascimento de bebés. É de toda a importância que o Município, através do Conselho Municipal de Educação, proceda à atualização da CARTA EDUCATIVA, para que futuros investimentos tenham presente a evolução demográfica e as suas implicações a médio e longo prazo.
NOTA FINAL
Senhor Diretor do Jornal Notícias de Esposende – José Ferreira, pelo número e origem de reações que esta semana me chegaram, acerca da minha crónica do último número, garanto-lhe que o seu jornal é lido e relido por todo o concelho e por muita gente. Segundo me constou até origem terá dado a questões entretanto suscitadas ao Governo. Sr. Ferreira, o seu Jornal já ganhou o seu próprio espaço, por isso, faça favor de continuar… imperturbável, a informar e a dar a palavra a todos quantos pretendem fazer-se ouvir. Bem-haja!
Mário Fernandes
18.10.2014

Sem comentários: