terça-feira, 28 de outubro de 2014

CRÓNICA DE OPINIÃO AO SÁBADO NO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» 25-10-2014




INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E REDES SOCIAIS
A presença na internet e nas redes sociais é uma realidade incontornável da sociedade atual. Empresas, organizações, instituições, associações, coletividades, grupos e as próprias pessoas a nível pessoal e individual passam hoje pela internet. Hoje mesmo, dia 24 de outubro, parece ser o «Dia das Compras na Net». Por aqui já se vê a importância que o comércio tem vindo a ganhar no recurso às plataformas eletrónicas, permitindo às pessoas comprar seja o que for, venha de onde vier, através de um click e a mercadoria chega em pouco tempo, mesmo que venha do outro lado do planeta.
Mas atenção também aqui existem riscos, e estou agora mesmo a lembrar-me de uma “piada” que li há dias sobre as comprar na Net e que por ser bem engraçada, aqui vou reproduzir: “Um senhor abeira-se do seu portátil, liga-se à rede e toca a encomendar um produto que procurava, num site da especialidade, é claro. Produto esse, que segundo anunciavam podia facilmente aumentar o “aparelho” de quem o adquirisse. O homem toca a encomendar e no dia seguinte lá lhe chega a encomenda em casa, como convém, em embalagem bem discreta, não fossem os vizinhos perceber que ali se fazia transportar algo que tivesse a ver com tamanho ou potência. Todo entusiasmado, toca a abrir o “embrulho”, ainda sem perceber que ia ser bem embrulhado e eis que o produto, a brilhar, fica à mostra: Pois, e não é que funcionou mesmo. Era uma lupa”. Bem, voltemos a “coisas" mais sérias.
É inequívoco que uma parte significativa da população, os mais novos a começar desde bem cedo, dominam as novas tecnologias. Quem não se lembra do «Magalhães” distribuídos logo na primária, a permitir o acesso e o domínio da informática. E mesmo aqueles [poucos] que se gabam de não ter facebook, blogue ou webpage, se não tem não deixam de por lá passar. Ainda há dias em conversa com um amigo, lá veio à baila o tema da internet, dos perigos para os mais novos, da sua utilização em excesso e do tempo ai passado em demasia, da má utilização e da utilização abusiva, lá me foi dizendo que só vai ao facebook porque assim vai controlando os filhos, as suas conversas, gostos e atividades. Pois é. A questão é mesmo esta, uns por isto, outros por aquilo, todos vamos tendo razões de sobra para estarmos ou irmos dando uma espreitadela no face e noutras redes sociais, como o twitter, o Hi5, o My Space, o Linkedln, o Netlog, o Skype e muitas outras páginas e aplicações.
A gestão bancária, não me refiro à dos banqueiros, mas à gestão das migalhas que sempre vamos movimentando, a consulta da ficha dos filhos na escola, a marcação de exames médicos ou consultas, a procura de empresas ou instituições, a procura de informações de todo o tipo, a comunicação com pessoas, independentemente do lugar em que se encontrem, a procura e o reencontro de velhas amizades, as compras de bilhetes de espetáculos e dos mais variados produtos, desde automóveis a simples livros e tudo o mais.
Não poderia deixar de referenciar aqui uma empresa de ponta, sediada em Palmeira de Faro, líder no comércio eletrónico, com uma intensa atividade e que emprega várias dezenas de pessoas. Em Esposende, ou a partir daqui também temos algumas comunidades internautas, como, «Esposendenses na Ribeira e no Mundo», jornais, como «O Novo Fangueiro», «Jornal Farol de Esposende», «Jornal Notícias de Esposende» e «O Forjanense» na rádio a «Esposende Rádio», na TV a «Esposende Serviços TV», blogues como o «Esposende altruísta» do Luís Eiras, «Esposende e o seu concelho», a web página do Município, da «Esposende2000» e da «Esposende Ambiente» e de algumas, poucas, Juntas de Freguesia e Ipss’s, aproveito para felicitar o Centro Social de Curvos, pela sua webpage totalmente renovada, o «Visite Esposende» e vários outros blogues e fóruns de discussão.
É, sem dúvida pela internet que hoje passa muita da informação e das discussões a cerca das temáticas da atualidade e dos mais variadíssimos temas. Hoje, já muita coisa gira em torno desta rede global, muito do comércio mundial passa por aqui, a maior parte das comunicações e comunicados, vejam-se as declarações dos responsáveis máximos do país, como o próprio presidente da república, governantes, autarcas, empresários, jornalistas e a uma grande parte da população. Isto a propósito da presença de Esposendenses na internet e aqui refiro-me à generalidade, ou seja, desde as pessoas a titulo individual, grupos, comunicação social, empresas, instituições, associações, igreja, etc., etc., etc.
Ao fazermos uma pesquiza pelo que se escreve e publica a partir daqui, da foz do Cávado, acabamos por ser surpreendidos, ou talvez não, pela existência de um considerável número de publicações, muitas delas a surpreendermos, essencialmente pela qualidade da sua presença e até pela notoriedade que atingem além-fronteiras.
Numa recente publicação do jornal Público, com uma separata onde aparece um registo do nosso Município, com um conjunto de empresas cá implantadas, pudemos constar muito do know-how cá existente, com empresas que criam valor e cuja imagem ajuda a potenciar o nosso concelho.
EMPREENDER E INOVAR ESTÁ NA GENESE DE INSTITUIÇÕES DE REFERÊNCIA E LÍDERES DE ELEIÇÃO
Mais do que nunca importa valorizar instituições e organizações que olhem a sua atividade muito para além do lucro e da própria criação de riqueza material e financeira. A inovação e o empreendedorismo social devem ser apoiados por forma a potenciar estas formas de gestão, que cria valor, que investe num crescimento sustentável e se preocupa com o bem-estar do ser humano e assim, com o futuro da humanidade
Empreender significa em primeiro lugar, mudar uma realidade em que estamos inseridos, à procura de sucesso, abraçando causas sociais e ambientais de entre várias outras. Ajudar organizações, grupos de pessoas, classes sociais, comunidades e contribuir para o bem-estar pessoal de cada um e para a harmonia social. Empreender socialmente visa maximizar as relações de confiança e de respeito que permitam o desenvolvimento sustentável de um local, uma região ou um país. A gestão das organizações deve privilegiar a utilização de técnicas produtivas inovadoras, aqui está a importância da I&D de que tanto tenho falado e da urgência na criação de um cluster tecnológico no concelho de Esposende, que atraia empresas criativas, técnicas comerciais e ambientais que protejam os recursos naturais, que criem produtos de valor acrescentado, que possibilitem a melhoria das condição de vida das pessoas visadas.
Está em curso neste momento no nosso concelho um projeto que visa selecionar as organizações a integrar o "Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal". Sei que já se encontram pelo menos selecionadas 4 organizações, mas disso darei conta brevemente. É um projeto que visa descobrir e mapear as iniciativas inovadoras procurando a criação de conhecimento, usando uma metodologia de proximidade com as comunidades locais. O foco desta metodologia está na análise de competitividade dos modelos de negócio inovadores identificados, e na divulgação e disseminação, nacional e  internacional, de casos de sucesso e boas práticas nacionais. Nesse domínio, o presente projeto dará particular atenção à comunicação e partilha do conhecimento gerado, através da criação de uma ferramenta a disponibilizar “online” e que incluirá um mapa interativo com os projetos escolhidos, a produção de vídeos, a edição de um livro e a organização de eventos nacionais e internacionais. Tem como objetivo contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social nacional.
PRIMEIRO-MINISTRO INAUGUROU NOVO CENTRO ESCOLAR DE FORJÃES
A terminar uma referência para louvar a recente inauguração do novo Centro Escolar de Forjães, que contou com a presença do Senhor Primeiro-Ministro, Dr. Passos Coelho e do Sr. Ministro da Educação, Dr. Nuno Crato, que ali mesmo viu ser-lhe reconfirmada a confiança do líder do Governo, disso tendo sido dado especial relevo pela comunicação social nacional. Esteve bem o Presidente da Câmara, Arq.º Benjamim Pereira no seu discurso, pela clareza e pela frontalidade.
AGORA VENHA A REQUALIFICAÇÃO DA “ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUE MEDINA”
Agora é preciso que seja intervencionada, com toda a urgência, a Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, por forma a restituir a necessária dignidade a esta Escola Secundária [para mim tão importante, pois tive o prazer de ai ingressar no ano em que foi inaugurada], que a comunidade escolar merece. Não nos podemos esquecer que esta Escola esteve incluída no programa da “Parque Escolar”, com uma intervenção orçada em cerca de 15 milhões de euros. Estou convencido que o governo vai ser sensível ao apelo do Presidente da Câmara, no apoio à intervenção que ali urge realizar e que o Município se compromete concretizar por um valor incomparavelmente inferior.
Mário Fernandes
24.10.2014

Sem comentários: