segunda-feira, 6 de outubro de 2014

CRÓNICA DE OPINIÃO NO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 04 DE SETEMBRO DE 2014



CÂMARA MUNICIPAL APRESENTOU O «GUIA TURÍSTICO DE ESPOSENDE»
Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Esposende apresentou um novo GUIA TURISTICO do Concelho, onde inclui as 15 Freguesias. Estive presente na sessão de apresentação desse novo Guia, realizada no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, no Posto de Turismo, agora designado de Posto de Informação Turística «Tourism Store».
O Presidente da Câmara informou os presentes que encheram o auditório, que a revisão do “Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Esposende” se encontra em curso e vai encaixar no “Plano de Desenvolvimento Económico do Concelho”. Mais referiu que está em perspetiva, no âmbito do programa Polis Litoral Norte, um conjunto muito importante de intervenções na zona costeira, desde Caminha a Esposende salientando a «Ecovia do Litoral Norte» que virá embelezar o litoral e convidar turistas e visitantes a desfrutar das belezas naturais deste extenso litoral.
Foi também apresentada uma Plataforma informática de “Birdwatching”. Trata-se de um site exclusivamente dedicado à «observação de aves» no Parque natural do Litoral Norte. Gostei muito da imagem desta “webpage” e da sua forma de operar e estou convencido que esta nova ferramenta poderá dar resposta aquilo com que tanto lutamos que é o combate à sazonalidade do nosso turismo. É importante que à semelhança desta parceria, público/privado sejam realizadas muitas outras que potenciem o turismo e tragam até nós visitantes de todo o mundo e em todos os meses do ano.
Deixo aqui um pequeno resumo do Guia Turístico do Concelho de Esposende, porque sei que o mesmo dificilmente chegará a todas as casas e porque o considero uma mais-valia também para os Esposendenses;
O CONCELHO: Origens da cidade e do concelho, da elevação a Vila e a concelho, a cidade, a história, a localização, o rio Cávado e o Neiva, os Castros de S. Lourenço e do dos Desamparados em Palmeira de Faro, as casas abrasonadas, e as 15 freguesias. Aqui quero felicitar a Câmara Municipal por ter optado e muito bem por manter as 15 freguesias, ignorando a patética lei da extinção que veio impor as uniões.
O PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE: São 18 km de costa, do Neiva, em Antas até Apúlia, com uma riqueza impar com uma biodiversidade única. A fauna e a flora, o estuário, os passadiços, os miradouros, os moinhos de Apúlia e os campos em masseira, as praias, os guarda-rios e os abrigos de observação de aves. Como já referi, este Parque Natural dever-se-ia chamar PARQUE NATURAL DE ESPOSENDE, uma vez que se situa unicamente no nosso concelho e porque assim mais facilmente seria identificada a sua localização por aqueles que nos visitam, sejam portugueses, ou sejam estrangeiros.
O TOP 5. Apresenta os 5 principais locais a visitar [escolhas questionáveis, não porque estes 5 nãos estejam bem, mas porque podiam incluir mais 5 e virar-se um pouco mais para o interior], a saber.
A CIDADE FOZ DO CÁVADO: História, Centro de Informação turística, património, como Museu Municipal, Capela do Senhor dos Aflitos, Pelourinho, Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, Capela da Senhora da Saúde, Igreja da Misericórdia, Capela do Senhor dos Mareantes, busto do poeta António Correia de Oliveira, busto de António Rodrigues Sampaio, no largo com o mesmo nome, Câmara Municipal, Palacete de Valentim Ribeiro da Fonseca, Igreja Matriz, Monumento ao Homem do Mar, Museu Marítimo, Piscinas Municipais Foz do Cávado, Estátua de D. Sebastião, Capela de São João Batista, cruzeiro, Hospital Valentim Ribeiro da Fonseca, Forte de São João Batista. M ermos de atividades é dado especial destaque à Semana Santa, já com grande tradição num concelho com fé e tradições.
FÃO E OFIR: Aqui é dada especial importância ao centro histórico da Vila de Fão. Apresenta a Av.ª do Bom Jesus e igreja com o mesmo nome, Capela de Santo António da Fonte, Capela de Nossa Senhora de Fátima, Igreja da Misericórdia, Largo do cortinhal, enquanto principal ponto de encontro das gentes da terra, a Igreja Paroquial, as Alminhas do Cais, a Ponte D. Luís Filipe, tradicionalmente conhecida como Ponte de Fão, a zona ribeirinha, os cavalos de Fão, o Facho e a Capela da Senhora da Bonança e o Cemitério Medieval.
Apúlia terra de sargaceiros: Os Sargaceiros, os Moinhos de Vento, os campos em masseira, a frente marítima, a Igreja Matriz, a Capela da Senhora da Guia.
S. Lourenço e o planalto megalítico de Vila-Chã: O magnifico Centro Interpretativo de S. Lourenço, o Castro, a Capela e o Miradouro de S. Loureço, a Mamoa e os Dolmens,
a lendária Barca do Lago: O rio, a Capela da Senhora do Lago, as Alminhas da Barca e os vários solares.
MAIS PARA VER: Antas: Minante, Menir, Solar de Belinho; Belinho: Miradouro e Capela da Senhora da Guia; Mar; A romaria, a Igreja Velha de Mar e o Menir; Palmeira de Faro: Castro do Senhor dos Desamparados, Alameda de Santo António, Faro e Casa de Manuel de Boaventura; Curvos: Miradouro do Alto de Frossos com binóculo, Marcos da Casa de Bragança, Igreja Matriz, Capelas, Quintas, vinho verde; Marinhas: Centro de Educação Ambiental, Moinhos da Abelheira e Casa de Viana de Lima; Gandra: Igreja Paroquial e Capela da Senhor da Guadalupe; Fonte Boa: Barca do Lago e Fonte do Couto; Rio tinto: Marachão e Capela dos Reis Magos e Forjães: Centro Cultural de Forjães, Painéis de azulejo, Igreja Paroquial, cruzeiro e escadório, Solar de Pregais, Quinta de Curvos e cestarias.
MAIS PARA FAZER: Gastronomia e vinhos; folclore, festas e romarias; outros eventos; fora de horas e onde dormir.
Este GUIA TURISTICO DO CONCELHO DE ESPOSENDE vem juntar-se ao livro recentemente apresentado pela Câmara Municipal intitulado «Esposende-Lugares de tempo e de memória" e ainda ao Guia Turístico Infanto-Juvenil "Sebastião e Clarinha à descoberta de Esposende". Concluem-se assim um conjunto de iniciativa que promovem Esposende de uma forma atrativa através de uma imagem de excelência de um território único e com forte dinâmica que enriquecem e dão vida expressão à agenda cultural de Esposende.
“O CENTRALISTA”
O Dr. António Costa foi eleito por larga margem candidato do PS a PM. Espero ver «primárias» noutros partidos, pois pode passar por aqui alguma da renovação do sistema político partidário. Bem sei que não é possível e se calhar nem é desejável, mas que gostava de saber o resultado da votação dos militantes e a dos simpatizantes em separado, lá isso gostava. Talvez esteja aqui a explicação para a maioria absolutíssima de António Costa. O Dr. Seguro acabou afastado pela sua própria estratégia, pois talvez não estivesse à espera de tantos… simpatizantes.
Pena que o Dr. Costa ainda há 1 ano atrás eleito para 4 anos, venha agora, na primeira oportunidade esquecer o compromisso com os eleitores, porque o cargo em “mira” é bem mais apetitoso. Parece-me que a vitória de Costa nos traz um político com grande apetência para a centralização e para a atenção ao terreiro do paço em detrimento do todo nacional.
DEMISSÕES SEM REMODELAÇÃO
Pelo Governo tivemos mais uma demissão, desta feita do Secretário de Estado das Florestas, que parece que não vai ser substituído. Estamos quase a concluir que não estaria lá a fazer nada, ou então, quem sabe a fazer demais. Apesar de haver Ministros com políticas muito contestadas [educação, justiça e saúde…], a esperada remodelação ainda não foi desta.
COMERCIANTES DÃO VIDA À CIDADE
Os comerciantes de Esposende estão a dar luta à crise, com muita criatividade, muita originalidade e atividades e eventos de grande projeção. Esta semana foi rica em organizações locais. Primeiro foram os comerciantes e moradores do Largo Fonseca Lima organizaram uma magnífica noite oriental a proporcionar aos seus clientes, amigos e visitantes uma noite diferente, onde foi possível tomar um copo da maneira mais informal e imprevista.
Depois foram os da Rua Direita [1.Dezembro] em Esposende que assim viveu uma tarde muito animada no passado sábado, com um desfile de moda da «SAPATARIA ROSE» e outros comerciantes daquela rua. Parabéns à Sapataria Rose pelos 25 anos e à sua proprietária pela brilhante ideia que trouxe animação, “glamour” e vida, muita vida a esta lindíssima rua da nossa cidade. A rua encheu-se de pessoas que quiseram ver esta gala, muitas foram positivamente surpreendidas quando se encontravam simplesmente a passear pela rua. Que a estes exemplos se sigam outros, nesta e em outras ruas. Assim se promove o comércio local e se atrai pessoas à cidade. Bem-haja. É de todo o interesse que a ACICE e a Câmara olhem para estes exemplos, que segundo sei também patrocinaram e reforcem os seus apoios a iniciativas destas, localizadas, por ruas ou zonas e até freguesias pois está visto que o formato é excelente e funciona na perfeição. O comércio local faz parte da alma de uma cidade!
Mário Fernandes;
04-10-2014

Sem comentários: