quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

XI JORNADAS MICOLÓGICAS DE CURVOS COM GRANDE PARTICIPAÇÃO




XI JORNADAS MICOLÓGICAS DA "ASSOBIO" EM CURVOS


A associação ASSOBIO realizou no passado fim de semana as suas XI jornadas micológicas.cEste ano o centro nevrálgico desta actividade foi a freguesia de Curvos.

Esta actividade começou na sexta-feira dia 30 com a apanha de cogumelos por parte de alguns associados.
No Sábado dia 1 da parte da manhã, realizaram uma saída de campo pelos pinhais de Curvos para a população em geral, onde tiveram a oportunidade de apanhar mais alguns cogumelos e ouvir várias explicações por parte do presidente Jorge Silva, à cerca da função dos cogumelos no meio natural e da sua comestibilidade.

Da parte da tarde já no salão paroquial de Curvos, procedeu-se à montagem da exposição subordinada ao tema «A importancia ecológica dos cogumelos na manutenção de uma floresta sã», que deu a conhecer algumas das espécies  que podem ser vistas nos pinhais do concelho de Esposende, e em seguida deu-se inicio à preparação dos cogumelos para a prova de degustação que se realizou ao jantar.

Entre as várias iguarias preparadas, destacamos a feijoada de cogumelos que foi muito elogiada por todos aqueles que tiveram o privilégio de provar este belo manjar.

Para acabar o dia e depois dos estômagos confortados, tiveram a oportunidade de ouvir uma sessão de fados que reuniu um apreciável numero de espectadores e que foi uma bela maneira de encerrar este dia.

No Domingo dia 2, tiveram a exposição aberta a todos aqueles que quiseram conhecer um pouco mais à cerca deste tema.

No dia 3, tiveram a visita das crianças da comunidade escolar da freguesia de Curvos e os utentes do centro social.

Mais uma vez chamamos a atenção para todos aqueles que queiram apanhar cogumelos para degustação, para que não o façam sem serem acompanhados por uma pessoa que perceba muito bem deste assunto, já que existem inúmeras espécies de cogumelos não comestíveis, algumas delas podem ter inclusive consequências mortais.

MF


Sem comentários: