terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"LÊ PARA MIM QUE DEPOIS EM CONTO" EM CURVOS

JARDIM-DE-INFÂNCIA DE CURVOS

Realizou-se ontem à noite, no Jardim-de-Infância de Curvos, a segunda sessão do Projecto "Lê para mim que depois em conto II", levado a efeito pela Biblioteca do Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira, com sede em Esposende.

Os pais e mães apresentaram o livro "A Árvore" lido em casa com os seus filhos, explicando a reacção destes à leitura do mesmo e a forma como foi abordada a temática ambiental. Este livro havia sido levado para casa na primeira sessão destes encontros, com o objectivo de ser lido aos filhotes. Ficou também combinado cada família escolher uma árvore e acompanhar o seu desenvolvimento.
De seguida foi apresentada a árvore escolhida por cada família - no meu caso, a minha filha escolheu um limoeiro (embora tenha estado em disputa com um sobreiro, ambos no quintal lá de casa), que agora deverá ser "seguido" à lupa e registado todo o seu desenvolvimento durante os próximos meses. As suas caracteristicas, tamanho (árvore de pequeno porte, até ao máximo de 6 metros), árvore que frutifica todo o ano, que dá limões, que podem servir para a culinária, para perfumes, sabões, bebidas (limonadas), para remédios, etc.

Foi feita a leitura de um magnifico livro "Ninguém dá prendas ao Pai Natal". Este livro lembra-nos que as principais prendas são os verdadeiros amigos e a sua presença junto de nós. 

A terminar houve ainda lugar a umas bolachitas com chã, do tipo Ceia de Natal, uma vez que o próximo encontro será  já em 2011.

Foi mais encontro muito agradável, que contou com a presença de alguns pais e mães - Mário Fernandes, Augusta Cunha, Amélia Meira, Amélia Martins, Nelson, um outro Senhor e até mesmo famílias (casal), as Educadoras Eugénia e Fernanda e com as professoras Augusta, Alice Fangueirinho, Maria Alice costa, estas duas ultimas, são docentes naturais de Curvos.

O próximo encontro deverá acontecer durante o próximo mês de Janeiro, em data ainda a agendar.

Aproveito para lembrar aqui, que entretanto deverá ser agendada e inaugurada a Biblioteca da Escola EB1/JI de Curvos, que já se encontra em fase de instalação e que será uma excelente mais valia para a Escola, para toda a comunidade escolar e para a própria freguesia de Curvos.

MF

Sem comentários: