terça-feira, 10 de agosto de 2010

CASA DA FAMÍLIA COSTA LEME TOTALMENTE DESTRUIDA POR UM INCÊNDIO


CASA "COSTA LEME"

Por volta das 20 horas deflagrou um violento incêndio na casa da Família Costa Leme, sita na Quinta de S. Cláudio em Curvos, que acabou por destruir totalmente a referida habitação.

A população acorreu em peso ao local, mas nada havia a fazer, tal era a violência das chamas.

Trata-se de uma casa com aproximadamente 50 anos, construída (mandada construir) pelo Senhor Costa Leme (ex. Presidente da Câmara Municipal de Esposende) e sua esposa, já falecidos. Apesar de ter cerca de cinco décadas, esta casa apresentava-se em óptimo estado de conservação e com muito bem aspecto, com uma arquitectura e umas linhas muito vanguardistas para aquele época, com um misto de rústico em pedra e muitas madeiras.

Estive no local desde bem cedo até ao rescaldo final, a prestar a ajuda possível e solidarizando-me com os proprietários e famíliares. Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Esposende.

Segundo conversa que com o Eng.º Paulo Costa Leme, no local, para além da própria casa, ter-se-ão perdido importantíssimos arquivos históricos, tanto de livros, como de muitas outras peças, muitas delas com enorme valor patrimonial e sentimental, para os herdeiros do Casal Costa Leme.

A minha Solidariedade para com a Família Costa Leme.

Um abraço;

MF

1 comentário:

Francisco Melo disse...

Aqui há poucos dias, quando lia a notícia de mais 1 trágico falecimento de 1 bombeiro, dava comigo a pensar que em plena época de incêndios, com tantas notícias tristes sobre incêndios e mortes, que Esposende até estava, felizmente, a passar incólume a tudo isso. Sol de pouca dura. A notícia do incêndio da casa Costa Leme, mesmo que seja um caso isolado, é uma perda que se lamenta, e que a família faça renascer das cinzas a morada que sempre foi sua.