sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ESCOLA PRIMÁRIA DE VILA-CHÃ COMEMORA HOJE OS 50 ANOS DE EXISTÊNCIA


Escola Básica do 1.º Ciclo de Vila Chã comemora 50 anos de existência no dia 16 de Outubro

A Escola Básica do 1º Ciclo de Vila Chã vai comemorar 50 anos de existência, esta sexta–feira, 16 de Outubro. Em colaboração com a Câmara Municipal de Esposende e o Agrupamento de Escolas de Marinhas, a Associação de Pais, o corpo docente da escola e a Junta de Freguesia vão assinalar a data, com um programa comemorativo para o qual estão convidados antigos professores e alunos, bem como a população em geral.

O programa inicia–se pelas 18h00, com a recepção aos convidados com uma canção interpretada por alunos da escola. Segue–se a intervenção de três gerações de pais e antigos alunos da escola, que, através de uma encenação, irão recordar o período em que frequentaram a escola. Por seu lado, Penteado Neiva, investigador natural de Vila Chã, fará uma breve história da escola, nomeadamente a criação e inauguração. Após o descerrar de uma placa alusiva à efeméride e a entrega de uma medalha comemorativa aos alunos e professores do 1º ano de funcionamento (1959 – 1960) ou seus representantes, será inaugurada a exposição "EB1 de Vila Chã: a sala de aula em 1959".

A mostra recria o ambiente de uma sala de aula da época da inauguração, com carteiras, livros, caixa métrica, mapas, etc, que faziam parte do mobiliário aprovado para as escolas desse período. Esta exposição recorre a peças de um coleccionador particular, Constantino António de Sousa Ribeiro, da Associação de Coleccionadores de Barcelos, e conta com a colaboração da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e do Museu de Esposende, procurando recordar a história da escola e as muitas vivências individuais e colectivas de meio século de vida. As comemorações incluem também o lançamento da brochura "A Escola Primária de Vila Chã 1959 — 2009" da autoria de Penteado Neiva, onde, para além da história da escola, constará a fotografia dos primeiros alunos da escola, algumas remetidas do estrangeiro, locais da sua residência actual em consequência da emigração.

Refira–se, aliás, que alguns deles estarão presentes, já que não quiseram deixar de se associar às comemorações dos 50 anos da escola que os ensinou a ler e escrever. No encerramento do evento realiza–se um lanche convívio, que proporcionará certamente momentos de forte emoção entre gerações num regresso à escola de avós, filhos e netos, num encontro único e inesquecível.
Como ex.aluno desta Escola - foi aqui que estudei os primeiros quatro anos, ou seja, da 1ª à 4ª Classe; vivo este aniversário com alguma emoção e com alguma saudade daqueles tempos de criança.
MF

Sem comentários: