quarta-feira, 20 de maio de 2009

ESPOSENDE SOLIDÁRIO COM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS


ESPOSENDE SOLIDÁRIO

POSSE DOS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS

Na qualidade de Presidente da Assembleia-Geral da Associação Esposende Solidário, o Autarca João Cepa presidiu, ontem, à cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da instituição. João Cepa agradeceu aos dirigentes que cessaram funções o empenho e a dedicação demonstrada, nomeadamente a Manuel Fernandes Ribeiro, pelos 12 anos que esteve na Presidência da Direcção, pelo magnífico trabalho desenvolvido e pelos projectos implementados, em prol do desenvolvimento social do concelho. Tendo em conta a actual conjuntura socio-económica, o Presidente da Câmara Municipal considerou que o trabalho social de apoio às famílias mais desfavorecidas é fundamental para minimizar os problemas do desemprego, para apoiar a população idosa e para proteger os mais carenciados. Neste sentido, já se planeiam alguns projectos para o futuro na área de apoio às famílias mais carenciadas, no âmbito do Projecto Municipal de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social.

O Autarca manifestou disponibilidade para cooperar com a Direcção e participar nos projectos a implementar, desejando ainda felicidades aos novos órgãos, nomeadamente à nova Direcção. Por sua vez, o Presidente cessante, Manuel Fernandes Ribeiro, agradeceu aos elementos da Direcção, aos funcionários e a toda a população a dedicação ao trabalho desenvolvido pela Associação. Felicitou os novos órgãos sociais, constituídos por “gente nova e dinâmica” e vincou que a Associação é uma instituição para servir as populações.

O Presidente indigitado, António Fortunato de Boaventura, agradeceu aos órgãos sociais cessantes pelo trabalho desenvolvido. Teceu também algumas considerações sobre a importância de que se reveste o trabalho desenvolvido pela sociedade civil organizada em prol do desenvolvimento e afirmou que a Associação Esposende Solidário tem um papel muito importante de promoção da cidadania activa, fazendo ainda referência ao trabalho promovido pela Associação, que actualmente tem como principais valências o Centro Comunitário de Vila Chã, a Comunidade de Inserção Social do Concelho de Esposende (CISE) e os Ateliers Juvenis. Relativamente ao futuro e a novos projectos, António Fortunato de Boaventura anunciou a intenção de retomar a área inicial de intervenção da Associação na recuperação de habitações de famílias carenciadas e de prestar apoio específico à população idosa. Dos projectos a desenvolver consta também a implementação de um Banco Alimentar, o reforço da articulação interinstitucional para o apoio ao emprego dirigido à população jovem que não tem enquadramento nas políticas actuais de emprego e a criação de um departamento ligado à educação e à formação, articulado com o Projecto Educativo “Esposende, Município Educador”, que promova a difusão de temáticas importantes a nível da Educação Parental, da Educação para a Saúde e para o bem estar geral. Outros projectos apontados relacionam-se com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, apoio ao transporte de pessoas portadoras de deficiência motora, alargamento do serviço de atendimento descentralizado à população e reforço de meios nos Ateliers Juvenis para uma melhor resposta junto da população jovem e adolescente. “Nós ajudamos as pessoas a conquistar” é este o lema da Associação, que se propõe ensinar a conquistar, ajudar e não dar, com vista a promover o desenvolvimento social concelhio.

A nova Direcção da Associação Esposende Solidário passou, desde ontem, a ter a seguinte constituição: Presidente: António Fortunato de Boaventura Vice-Presidente: Cristina Figueiredo (Câmara Municipal de Esposende) Secretário: Rafael Calheiros Maranhão (Núcleo de Marinhas da Cruz Vermelha) Tesoureiro: António Carlos Vieira da Silva (Junta de Freguesia de Vila Chã) Vogal: Vítor Manuel da Silva Leite

Assembleia-Geral: Presidente - João Cepa - Presidente da Câmara, Secretário - Mário Fernandes - Presidente da Junta de Freguesia de Curvos.

MF

Sem comentários: