terça-feira, 7 de abril de 2020

COVID-19 CHEGOU A PALMEIRA DE FARO


Caros Amigos;
Palmeirenses e Curvenses

Bom dia!
Como certamente já é do Vosso conhecimento – tal é a informação que circula nestas redes sociais, a Freguesia de Palmeira de Faro conta desde ontem com uma pessoa com teste positivo à covid-19.
Aproveito para responder por aqui, publicamente, às dezenas de mensagens, que por vários meios me tem chegado, tal é a preocupação das pessoas, muitas delas a questionar o nome da pessoa em causa, mas, felizmente muitas outras a disponibilizarem-se para o que for necessário, para participar nos nossos programas de ajuda, para ajudar a minimizar danos e combater esta pandemia.
Assim, o que Vos posso dizer é que também eu não sei, nem na Junta sabemos de quem se trata. Recebemos diariamente, ao fim do dia, um sms e um e-mail da Comissão Municipal de Proteção Civil, onde “apenas” somos informados da situação à data, com o número de infetados e as suas Freguesias.
Pelo que sei a Autoridade de Saúde não divulga nomes, porque se trata de assunto sensível e confidencial, apenas o podendo fazer com a autorização do visado, ou ser o próprio doente a tornar pública a sua situação. Sei também que as Autoridades de Saúde sempre que se lhes apresenta um caso positivo, tratam de isolar a pessoa, acompanhá-la e tratá-la, para a curar e ao mesmo tempo tratam de identificar as pessoas e locais por onde terá passado a pessoa que acusou positivo, para assim as acompanhar e monitorizar o desenvolvimento do seu estado de saúde, colocando-as em vigilância ativa, evitando a propagação da doença.
Aconteceu aquilo que eu já aqui tinha referido como uma inevitabilidade. É preciso é que continuemos com máxima atenção e responsabilidade, cumprindo com a Lei, em vigor neste “Estado de Emergência” e com as indicações da "Direção Geral de Saúde", para que não se alastre e em breve possamos dizer que este nosso concidadão se encontra curado, que é isso, que estou certo, neste momento todos desejamos.
O que se espera da nossa comunidade, neste momento e sempre, é que sejamos solidários e responsáveis. Para o bem de cada um e da comunidade como um todo.
Compreendam os apelos que tenho feito para que FIQUEM EM CASA e só saiam aqueles que a isso forem obrigados e para o absolutamente necessário e indispensável.
Como sabem a Junta de Freguesia tem estado desde o inicio muito atenta, pró-ativa e interventiva e para tal criamos o nosso próprio Plano de Contingência, com a tomada de medidas, muitas delas a custo, que visam evitar o contágio e a propagação do "coronavírus".
Limitamos e condicionamos o atendimento público nas nossas Sedes, definimos regras para o distanciamento social, isentamos todos os fregueses do pagamento de taxas, na emissão de documentos, encerramos os cemitérios, definimos normas para os funerais, encerramos os espaços públicos, como os equipamentos desportivos e outros, temos procedido à desinfecção de espaços e locais públicos, criamos o SOS-FREGUESIA, que leva a todos quantos precisem, sem custos, bens essenciais, medicamentos e agora também o pagamento das próprias reformas que são pagas com os Vales dos CTT, etc., etc., etc.
Felizmente temos uma equipa de colaboradores e de voluntários que tem sido excepcionais e que estão totalmente disponíveis para ajudar quem precisa, evitando que as pessoas de grupos de risco tenham que se expor.
Meus Amigos, não é Palmeira de Faro, nem Curvos, nem Esposende, ou Portugal que está em quarentena, é todo o Planeta.

Estamos a viver a maior crise de saúde pública (a que se seguirá uma crise económica) das nossas vidas.
PEÇO A TODOS, MAIS UMA VEZ, O MÁXIMO EMPENHO E RESPONSABILIDADE NO CUMPRIMENTO DA LEI E DAS RECOMENDAÇÕES DAS AUTORIDADES DE SAÚDE. É O NOSSO FUTURO QUE ESTÁ EM CAUSA.
Não faltarão oportunidades para no futuro voltarmos a fazer todas aquelas coisas tão simples que adoramos, como dar um simples abraço, ir à missa, ir comer fora, tomar café, conviver, trabalhar, viajar e tudo o mais que tanto gostamos e tanta falta nos está a fazer.
Desejo desde já uma Santa Páscoa, a todos, nas suas casas, por respeito à Saúde e à Vida de todos e de cada um.
EU, ACREDITO! 💚
Abraço, forte, com estima e consideração.
MF


Sem comentários: