quinta-feira, 3 de março de 2016

À CONVERSA COM ANUNCIAÇÃO LARAJEIRA PRESIDENTE DA ACARF DE FORJÃES



ANUNCIAÇÃO LARANJEIRA, PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E PRESIDENTE DA “ACARF” DE FORJÃES
“Gostava muito de… ver uma sociedade mais solidária na ajuda às famílias, ver toda a gente com um teto, alimentação, direito à saúde e educação… Sonho um dia participar num projeto humanitário em África onde pudesse dar aulas a crianças onde tudo falta, nomeadamente uma escola”
Maria Anunciação Queirós Laranjeira nasceu no dia 12 de julho do ano de 1960, em Angola. Aos 13 anos de idade veio com os pais para Forjães. É filha de Daniel Laranjeira e de Celeste Queirós, ambos aposentados. Casada com Ramiro Santos, tem uma filha com 23 anos. A minha entrevistada de hoje é a professora de educação especial no agrupamento de escolas de Vila Cova, Barcelos, encontrando-se presentemente na escola sede e a presidente da ACARF de Forjães.
FORMAÇÃO
Anunciação Laranjeira frequentou o ensino básico em Angola onde viveu até aos 13 anos. Chegada a Forjães, foi para a Escola António Correia de Oliveira, em Esposende, onde fez o 7º ano. O ensino complementar foi feito no Liceu em Viana do Castelo. Daqui seguiu para o magistério primário, também em Viana do Castelo. Licenciou-se no Instituto Piaget, em Vila Nova de Gaia, onde posteriormente fez uma pós-graduação em educação especial.
SONHAVA SER BIÓLOGA
“O meu sonho em criança era ser bióloga. Era um mundo que me fascinava, mas depois as coisas seguiram um rumo diferente. É a vida e sinto-me muito bem com aquilo que faço.”
PERCURSO PROFISSIONAL
Casou-se com 21 anos, ainda sem ter concluído o curso superior. Emigrou para França, onde esteve cerca de 2 anos. Regressa a Portugal e ingressa no Magistério Primário, tendo concluído o curso em 3 anos. Iniciou a docência no Alentejo, mais concretamente na escola de Almograve, onde fica 1 ano. Vem para o norte, para a escola de Fonte Boa, onde leciona durante 1 ano letivo. Nesta altura é requisitada pelo Ministério da Educação para a docência e a coordenação do ensino na área consular, em Marselha, onde fica 5 anos e 2 em Strasbourg.
Depois desta experiência regressa a Portugal, passando por várias escolas, como, Celorico, Cabeceiras, Famalicão, Arcozelo, Fragoso, Quintiães, Belinho e desde 2006, em Vila Cova, onde ainda hoje se encontra, a lecionar no ensino especial.
GOSTOS
“Gosto muito do que faço. De trabalhar com crianças, em particular nesta área da educação especial. É muito gratificante ajudá-las a crescer e a vê-las felizes. Gosto do contacto com a natureza e de passar bons momentos com os meus amigos, nomeadamente ao sábado à noite.”
E SOBRE ESCRITA E SOBRE LEITURA. DE QUE É QUE GOSTA?
“Não tenho grande apetência para a escrita, mas para a leitura sim, porque me dá enorme prazer. Leio romances, livros de autoajuda e publicações científicas.”
O QUE É QUE FAZ NOS SEUS TEMPOS LIVRES?
“Gosto de praticar yoga, meditação, caminhadas e andar de bicicleta. Dedico tempo à família e às minhas 2 cadelas.”
E HOBBYS?
“Ler, caminhar e tratar do meu jardim.”
E UM CLUBE?
“Em criança tinha simpatia pelo Benfica. Hoje não me identifico com nenhum club.”
VAMOS AGORA FALAR DA SUA PRESIDÊNCIA NA ACARF, UMA DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES FORJANENSES
ACARF, ASSOCIAÇÃO CULTURAL ARTISTICA E RECREATIVA DE FORJÃES
A ACARF foi fundada em 25/03/1983.
QUEM FORAM OS FUNDADORES DA ACARF?
“Os fundadores da ACARF foram um grupo de treze pessoas, entre as quais Sílvio Abreu que ainda hoje continua a dar os seus préstimos a esta IPSS’s uma vez que é o presidente da Assembleia Geral.”
COMO SÃO CONSTITUIDOS OS ORGÃOS SOCIAIS?
DIREÇÃO
Presidente: MARIA ANUNCIAÇÃO QUEIRÓS LARANJEIRA
Vice-Presidentes: António Abreu
Secretário: Helena Couto
Tesoureiro: Arlindo Tomás
Vogais: José Luís Ribeiro, Arnaldo Ribeiro, Salomé Sá e Diogo Santos
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: SÍLVIO DE AZEVEDO ABREU
Secretários: Eduardo Pinheiro, Rui Laranjeira
CONSELHO FISCAL
Presidente: Sandra Bernardino
Secretários: Elsa Sá, José Maria Dias
HÁ QUANTO TEMPO ESTÁ NA PRESIDÊNCIA DA INSTITUIÇÃO?
“A direção que presido foi eleita em janeiro de 2013. Estou a cumprir o meu segundo mandato uma vez que os nossos estatutos previam mandatos de 2 anos.”
QUANDO TERMINA O ATUAL MANDATO?
“Como referi os nossos mandatos eram de 2 anos pelo que termina em dezembro do corrente ano.”
OS FORJANENSES PODEM CONTAM COM A SUA RECANDIDATURA NO PRÓXIMO ATO ELEITORAL?
“Ainda nos separam alguns meses dessa tomada de decisão. Envolvo-me no momento presente, na devida altura se verá.”
ONDE FORAM AS PRIMEIRAS INSTALAÇÕES DA ACARF?
“A ACARF foi crescendo aos pouquinhos. O seu primeiro berço foi nas instalações da Casa do Povo.”
AS ATUAIS INSTALAÇÕES SÃO DA PRÓPRIA ASSOCIAÇÃO?
“Sim. As instalações onde nos encontramos e onde desenvolvemos toda a nossa atividade são propriedade da associação.”
QUANTOS ASSOCIADOS TEM A ACARF?
“Temos cerca de 700 associados e mais de 1000 assinantes do nosso jornal - “O Forjanense”.”
QUE VANTAGENS TÊM OS VOSSOS ASSOCIADOS?
“Os associados têm descontos em algumas lojas do comércio local, nas piscinas e alguns serviços prestados pela Instituição.”
QUAIS SÃO AS ATUAIS VALÊNCIAS E QUAL É O NÚMERO DE UTENTES EM CADA UMA DELAS?
SERVIÇOS SOCIAIS
CRECHE: 45 utentes
ATL: 45 utentes
CENTRO DE ESTUDOS: 18 utentes
CENTRO DE DIA: 7
CENTRO DE CONVÍVIO: 20
ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF): 68
QUANTOS COLABORADORES TRABALHAM ATUALMENTE?
“Atualmente contamos com 26 colaboradores.”
E A FROTA AUTOMÓVEL?
“Temos 6 viaturas, onde se inclui um mini-autocarro.”
ESTA SALA DE INFORMÁTICA E INTERNET ONDE NOS ENCONTRAMOS É FREQUENTADA POR QUEM?
“Esta sala tem 10 computadores com ligação à internet e é utilizada pelos nossos utentes. Com a sala ao lado, também é utilizada para formação interna e prestada por entidades com quem temos estabelecido parcerias. ”
QUE OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVEM? ESTOU A VER QUE NESTE MOMENTO ESTÁ A REALIZAR-SE AQUI UMA AULA DE ZUMBA?
“Temos Yoga, Zumba, Karaté, Música, Vólei e Ballet. Este ano iniciamos, em parceria com a Câmara, o Coro Sénior que integra o projeto “Dar Vida aos Anos”, na qual participam as várias IPSS´s do Concelho. Todas estas atividades decorrem no nosso pavilhão.”
QUAIS SÃO OS VOSSOS PRÓXIMOS PROJETOS?
“Remodelar o nosso Centro Social e eventualmente criar novas valências para dar resposta às necessidades da sociedade atual.”
E QUANTO A DISTINÇÕES E LOUVORES. JÁ FORAM AGRACIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE?
“Sim. Em março de 2008 fomos agraciados com a Medalha de Mérito Municipal.”
QUAL FOI O VOSSO ÚLTIMO INVESTIMENTO?
“Foi a compra de uma carrinha adaptada. Sentimos a necessidade de melhorar o transporte de alguns dos nossos utentes idosos que possuem uma mobilidade cada vez mais reduzida e, ainda o transporte de crianças portadoras de deficiência para o Agrupamento António Rodrigues Sampaio. ”
QUAIS SÃO AS VOSSAS ATIVIDADES JÁ CALENDARIZADAS PARA O PRESENTE ANO?
“Participar nas atividades do projeto “Dar Vida aos Anos” promovido pela rede social do Concelho, comemoração do aniversário da ACARF, Jornadas Culturais, Na Minha Terra Cabe o Mundo Todo, Festa de final de ano letivo, atividades inerentes ao plano de atividades de cada sala (época balnear, visitas, piscina…) e para finalizar o ano a Festa de Natal.”
EM QUE VALOR SE SITUA O VOSSO ORÇAMENTO ANUAL?
“Cerca de 400 mil euros.”
DE ONDE PROVÊM AS VOSSAS PRINCIPAIS RECEITAS?
“Dos protocolos com os nossos parceiros, quotização e mensalidades dos nossos sócios e utentes.”
QUAIS SÃO AS VOSSAS PRINCIPAIS NECESSIDADES E ANSEIOS?
“Precisamos de realizar com alguma urgência obras de manutenção. Renovar algum mobiliário no refeitório e centro de convívio. Substituir 2 carrinhas que devido à legislação em vigor, dentro de algum tempo, não permitirão transportar crianças. Continuar a prestar um serviço de excelência pelo qual nos temos pautado.”
A ABERTURA DO NOVO CENTRO ESCOLAR RETIROU-VOS UTENTES QUE FREQUENTAVAM A CRECHE?
“É verdade. Mas por outro lado temos uma parceria com a Câmara e o Agrupamento António Rodrigues Sampaio e somos nós que servimos as refeições no novo centro escolar. Por outro lado essas crianças passaram a frequentar outra valência das nossas valências no complemento de horário. No protocolo de refeições passamos também a contemplar o 1º ciclo. ”
“ESTAMOS A CONTAR PODER FICAR COM O EDIFÍCIO DO ANTIGO JARDIM DE INFÂNCIA SITUADO MESMO AQUI AO LADO, SOB NOSSA GESTÃO PARA AI INSTALARMOS UM CENTRO DE ESTUDOS E OUTRAS VALÊNCIAS”
COMO É O VOSSO RELACIONAMENTO COM A JUNTA DE FREGUESIA DE FORJÃES E COM A CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE?
“Com a Junta o relacionamento é muito bom, há uma grande colaboração, especialmente ao nível dos transportes e cedência de espaços. No que diz respeito à Câmara temos desenvolvido uma relação de parceria que tem funcionado muito bem, a qual esperamos que continue. Saliento o subsídio de 50% do valor da carrinha que adquirimos que nos foi atribuído. Institucionalmente o relacionamento é excelente.”
E O FACTO DE O ATUAL PRESENDENTE DA CÂMARA MUNICIPLA SER DE FORJÃES, ALIAS VIZINHO AQUI DA ACARF, ACHA QUE ISSO VOS BENEFICIA?
“O presidente, Arq.º Benjamim já foi membro da Direção da ACARF, já nos visitou, conhece muito bem as instalações, as atividades que realizamos e sabe quais são os nossos objetivos. Acho que trata todas as IPSS’s e freguesias da mesma forma. O facto de ser de Forjães, parece-me que não altera a sua postura enquanto presidente.”
FALE-ME AGORA DA VILA DE FORJÃES. O QUE É QUE FORJÃES TEM DE MELHOR E O QUE É QUE NÃO EXISTE E GOSTAVA QUE EXISTÍSSE?
“Temos a ACARF, um forte movimento associativo, um variado leque de infraestruturas de apoio à comunidade e um rico património cultural (Escola Rodrigues Faria, edifício de atual Junta de Freguesia e Quinta de Curvos). Falta-nos um espaço para recreação e lazer devidamente apetrechado (Parque Infantil, Circuito de Manutenção, Ciclovia…).”
NÃO POSSO DEIXAR DE A QUESTIONAR SOBRE UM DOS TEMAS DO MOMENTO. OS REFUGIADOS. ACHA QUE PORTUGAL DEVE RECEBÊ-LOS?
“É um assunto delicado, mas claro que sim. Estamos a falar de pessoas que fogem da guerra e que precisam de ser ajudadas. No entanto não basta abrir-lhes a porta. É necessário criar condições, nomeadamente emprego, para que possam viver com dignidade e não venham a ser estigmatizados. ”
SENHORA PRESIDENTE, UM DESEJO?
“Ver uma sociedade mais solidária na ajuda às famílias, ver toda a gente com um teto e alimentação, direito à saúde e educação”
E UM SONHO?
“Tenho um sonho sim. Participar num projeto humanitário em África onde pudesse dar aulas a crianças onde tudo falta, nomeadamente uma escola.”
NOTA FINAL
Conheço a minha cara amiga há pouco tempo. Sabia que era professora em Vila Cova, porque tenho lá vários amigos professores e que presidia à Acarf, mas não tínhamos ainda conversado pessoalmente. Já a ACARF conheço-a há muitos anos. Em primeiro lugar das provas desportivos outrora um dos baluartes da associação. Cheguei a participar em provas de atletismo, lembro-me muito bem de fazer aquela extensa subida do “sítio do moinho” até ao Largo de S. Roque. Até cheguei a terminar em lugar de destaque, tendo sido medalhado, por mais do que uma vez. Os torneios de ténis também foram uma das atrações que me levaram a Forjães. Há no entanto um projeto no qual me envolvi ativamente, há cerca de 5 anos, que foi corealizado pelas Juntas de Freguesia de Curvos, à qual presidia, de Vila-Chã e de Forjães e pelas Ipss’s destas 3 freguesias. Centro Social de Curvos, Centro Comunitário de Vila-Chã e Acarf de Forjães. Na Acarf o interlocutor foi Pedro Ribeiro, tendo com ele reunido por várias vezes, tendo demonstrado sempre um grande profissionalismo. O projeto denominou-se «Verão em Ação» e desenvolvem-se nas férias de verão do ano de 2011, com visitas de todos, a todas as freguesias e instituições envolvidas. Lembro-me do enorme sucesso que estas atividades tiveram, envolvendo as instituições, os utentes e as suas famílias, bem como as próprias comunidades. Foi um projeto piloto, cuja ideia e desafio nasceram no Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social de Esposende, do qual fiz parte, com Teresa Vieira e outros elementos de outras instituições concelhias. Este CLAS é ainda hoje presidido por Raquel Vale, Vereadora da Ação Social. Como referi para além de Pedro Ribeiro da Acarf, estiveram também neste projeto, Elsa Fernandes do Centro Social de Curvos e Teresa Vieira do Centro Comunitário de Vila-Chã. São apenas alguns testemunhos que quero aqui deixar, para dizer que conheço o excelente trabalho que desenvolvem.
Senhora presidente, Anunciação Laranjeira, muito obrigado pela simpatia com que me recebeu nas vossas instalações. Continuem como até aqui, com essa forte componente social e solidária, a servir, principalmente os que mais precisam. Espero que concretize todos os seus sonhos e desejo-lhes, a todos, as maiores felicidades; Órgãos sociais, colaboradores, utentes e forjanenses em geral. Um abraço, forte.
Mário Fernandes.
26-02-2016




Sem comentários: