sábado, 6 de fevereiro de 2016

À CONVERSA COM JOÃO FIGUEIREDO PRESIDENTE DA ASCRA



JOÃO FIGUEIREDO, PRESIDENTE DA “ASCRA” DE APÚLIA E CHEFE DE GABINETE DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE
“…O principal objetivo da minha equipa é continuar a trabalhar em prol da recuperação e da estabilidade financeira da ASCRA, o que só é possível mantendo o número de utentes que hoje temos. Para tal, contamos com o apoio de todos; comunidade, utentes, famílias, funcionários, fornecedores e demais amigos e parceiros institucionais que acreditam neste projeto”
O meu entrevistado de hoje assumiu a direção da ASCRA numa situação financeira difícil e, dia após dia, com a ajuda e solidariedade de muita gente, está a conseguir inverter a situação. A equipa que lidera trouxe estabilidade e conquistou a confiança da comunidade, dos parceiros e dos utentes. Só assim foi possível preencher as vagas nas várias valências e reduzir a divida quase para metade. É sua convicção que, com o apoio de todos, e se tudo correr como até ao dia de hoje, com mais um mandato se estabiliza a situação económico-financeira de uma das maiores IPSS’s do nosso concelho, com um orçamento anual de cerca de um milhão de euros.
João de Barros Figueiredo nasceu no primeiro dia de janeiro do ano de 1978 na freguesia de Gandra, Esposende. É filho de pai emigrante, Sr. Armando Ramalho Figueiredo, e mãe doméstica, D. Maria Arminda de Barros Tarrio Figueiredo. É casado com a apuliense, Marisa Figueiredo e tem 2 filhos. O Rodrigo com 10 anos de idade e a Maria João de 5 anos. Reside em Apúlia há cerca de 8 anos.
Fez a escola primária em Gandra e o segundo e terceiro ciclos em Esposende, na Escola António Correia de Oliveira e na Escola Secundária Henrique Medina, respetivamente. Entretanto, depois de ter cumprido 16 meses de serviço militar, como voluntário, começou a trabalhar na Junta de Freguesia de Gandra, onde esteve cerca de 9 anos, como assistente administrativo. Não parou de estudar e concluiu um bacharelato em Solicitadoria e Assessoria Jurídica no ISMAI. De seguida obteve a licenciatura em Direito na Universidade Internacional na Figueira da Foz. Ambos os graus obtidos enquanto trabalhador-estudante. Como a formação é algo que faz questão de não descurar, encontra-se a frequentar o Mestrado em Direito Administrativo na Universidade do Minho, em Braga.
A formação académica obtida permitiu-lhe outras experiências profissionais, tendo sido colaborador do IPCA e formador na área do Direito em diversas instituições/entidades de formação profissional.
Concluiu o estágio na Ordem dos Advogados, não se encontrando a exercer, neste momento pois, como se sabe, foi convidado para Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Arq.º Benjamim Pereira.
No ano de 2010 sucede ao Pe. Casado Neiva na direção da ASCRA, onde ocupava o cargo de vice-presidente.
Pois então vamos conhecer melhor o meu amigo João Figueiredo. As suas origens, a sua formação, o seu percurso, os seus gostos, e a instituição a que preside. Há ainda uma abordagem às suas funções políticas e partidárias. Não é todos os dias que temos uma conversa descontraída com o homem que gere a agenda do Presidente da Câmara e que resolve muitos dos pequenos problemas que diariamente lhe são colocados pelos munícipes.
JOÃO, QUAL É O SEU CLUBE?
“Sou adepto do Futebol Clube do Porto.”
QUAIS SÃO OS DESPORTOS FAVORITOS?
“O futebol e a corrida. Gosto de correr, de dar uns chutos na bola com os amigos e de caminhar, tudo isto quando tenho oportunidade.”
JÁ JOGOU FUTEBOL? EM QUE CLUBE JOGOU?
“Nunca tive muito jeito, mas tive sempre alguma vontade de um dia poder jogar na condição de filiado. Tive o privilégio e o prazer de jogar no Antas Futebol Clube. Lá encontrei pessoas extraordinárias e que ainda hoje são meus amigos.”
O QUE É QUE FAZ NOS SEUS TEMPOS LIVRES?
“Tendo em conta a minha atividade profissional e a minha vida associativa os meus tempos livres são muito poucos. Aproveito para estar com a família e para descansar.”
E HOBBYS?
“O convívio com a família e com os amigos.”
E LER. O QUE É QUE COSTUMA LER?
“Leio a imprensa diária. Para além disso leio muito na área do Direito.”
COM UMA FUNÇÃO TÃO EXIGENTE COMO É QUE GERE O USO DO TELEMÓVEL?
“Tento não deixar ninguém sem resposta, mas há ocasiões em que deixo o telemóvel no descanso. Em momentos de lazer deixo o telemóvel de lado e depois tento responder às chamadas entretanto perdidas.”
QUE BALANÇO FAZ DO SEU DESEMPENHO NA CHEFIA DO GABINETE DO PRESIDENTE DA CÂMARA?
“Importa referir que vivo uma situação nova, ou seja, nunca tinha exercido este cargo nem nenhum cargo parecido. Tenho-me entregue à missão tentando dar o melhor, embora reconheça que, como em tudo na vida, há sempre margem para melhorar.”
O CONCELHO DE ESPOSENDE?
“É o melhor de todos. É o nosso Concelho”
O QUE É QUE FALTA EM ESPOSENDE?
“Todos nós ambicionamos mais e melhor para a nossa terra. Acho que estamos no bom caminho, embora Esposende já seja um concelho de excelência.”
E APÚLIA?
“Tem excelentes praias e boa gastronomia. É uma terra de gente boa, que sabe receber e acolher muito bem.”
VAMOS AGORA FALAR DA ASCRA – ASSOCIAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E RECREATIVA DE APÚLIA, QUE ACABA DE CELEBRAR AS BODAS DE PRATA, COM O SEU 25º ANIVERSÁRIO
A ASCRA – Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia foi fundada em 18 de dezembro de 1990, tendo como sócios fundadores:

Emília Figueiredo
Angélica Cruz
Manuel Rolo
Clarminda Cruz
José Maria Santos
António Nunes
Maria Alexandrina Rodrigues
Maria Alice Ribeiro
Rosemary Dias
Carlos Moreira
Maria Filomena Moreira
Eduardo Óscar do Norte
Manuela Moreira
António Casado Neiva
Fernando Narciso Carvalho
Francisco Ferreira
“As bodas de prata, celebradas em dezembro passado, permitiram-nos homenagear os fundadores e todos aqueles que contribuíram para o engrandecimento da instituição”
PRESIDENTE DA ASCRA DESDE JULHO DE 2010, QUANDO SUCEDEU AO P.E CASADO NEIVA. EM 2012 E EM 2015 FOI REELEITO. O QUE ACHA QUE MAIS TEM CONTRBUIDO PARA O SUCESSO DOS SEUS MANDATOS?
O apoio de todos, comunidade, utentes, famílias, funcionários, fornecedores e demais amigos e parceiros institucionais que acreditam neste projeto. Saliento, também, o grande espírito de grupo e a união entre todos os elementos dos Órgãos Sociais que, como sabe, são fundamentais para que haja bom senso e coerência nas decisões a tomar e na definição do rumo que queremos seguir.”
É DO CONHECIMENTO PÚBLICO QUE NO MOMENTO EM QUE O JOÃO ASSUME A INSTITUIÇÃO, ESTA PASSAVA POR GRANDES DIFICULDADES FINANCEIRAS E COM FALTA DE UTENTES. COMO FORAM OS PRIMEIROS TEMPOS?
“A Instituição passava por momentos de grande dificuldade já na altura em que o Pe. Manuel Casado Neiva assumiu os destinos da mesma. Não quero deixar aqui de dizer que o Sr. Padre Manuel fez um excelente trabalho durante o tempo que presidiu à direção da ASCRA e com ele a Instituição voltou a ter a confiança das pessoas e de todos que se relacionavam com a mesma.
É verdade que foram tempos difíceis e ainda hoje as coisas não são fáceis, contudo, naqueles primeiros tempos, houve que restaurar a confiança, cativar utentes e implementar uma gestão mais profissional, nunca descurando, obviamente, a excelência do serviço prestado, em prol da satisfação e bem-estar daqueles que servimos diariamente e que, em abono da verdade, são o garante da nossa subsistência e que justificam a nossa existência.
E AS CONTAS COMO É QUE ESTÃO HOJE?
“Desde que assumimos os destinos da instituição e até ao dia de hoje, conseguimos reduzir as dívidas para quase metade e dentro de 5 anos contamos ter liquidado quase todos os compromissos financeiros que temos para com a Banca.”
COMO SÃO CONSTITUIDOS OS ORGÃOS SOCIAIS?
“Temos uma direção, uma Assembleia Geral e um Conselho Fiscal, compostos da seguinte forma:
Direção
Presidente: João Figueiredo
Vice-Presidentes: Manuel Boucinha
Secretário: Artur Viana
Tesoureiro: Eugénia Portela
Vogais: José Carlos Portela
Assembleia Geral
Presidente: Emília Figueiredo
1ª Secretária: Angélica Cruz
2ª Secretária: Clarminda Cruz
Conselho Fiscal
Presidente: José Maria Santos
Vogais: Filomena Moreira e Laura Santos
ESTAS INSTALAÇÕES SÃO DA PRÓPRIA ASSOCIAÇÃO?
“As instalações são nossas. Temos dois edifícios, o edifício sede da ASCRA e o edifício onde funciona o Centro de Acolhimento Temporário.”
QUANTOS ASSOCIADOS TEM A ASCRA?
“Neste momento temos mais de 350 associados. Com as quotas em dia são cerca de 140.
É OBRIGATÓRIO SER-SE SÓCIO PARA SER UTENTE?
“Não é obrigatório, mas têm tudo a ganhar, pois, sendo associados, usufruem das vantagens e regalias dessa condição, para além de terem voz ativa nas assembleias que definem as políticas da Instituição”.
E UTENTES. QUANTOS SÃO?
“Temos cerca de 350 utentes, distribuídos pelas mais diversas valências e serviços aos quais a ASCRA dá resposta.”
OS VOSSOS UTENTES NÃO SÃO SÓ DE APÚLIA?
“Os nossos utentes são maioritariamente de Apúlia, mas também temos de Fão, Fonte Boa, Rio Tinto e Estela.”
QUE VANTAGENS TÊM OS VOSSOS ASSOCIADOS?
“Têm vários benefícios sociais, em especial descontos nas mensalidades.”
QUAIS SÃO AS ATUAIS VALÊNCIAS E QUAL É O NÚMERO DE UTENTES EM CADA UMA DELAS?
As nossas respostas sociais são as seguintes:
Creche: 50 utentes
Pré-escolar: 50 utentes
ATL: 76 utentes
Apoio domiciliário: 20 utentes
Centro de dia: 30 utentes
Centro de Acolhimento Temporário: 14 utentes

Para além destas respostas, a ASCRA é responsável pelo fornecimento de refeições ao Centro Escolar de Fão. São cerca de 120 crianças que servimos.

COMO ESTÁ A LOTAÇÃO NAS VÁRIAS VALÊNCIAS?
“Temos a lotação quase esgotada nas mais diversas valências. É, sem dúvida, um sinal de confiança por parte de todos aqueles a quem damos resposta.”
QUANTAS PESSOAS TRABALHAM ATUALMENTE NA ASCRA?
“Temos 47 funcionários. São colaboradores de excelência.”
E A FROTA AUTOMÓVEL?
“Temos 7 viaturas, onde se incluem 2 autocarros.”
QUAIS SÃO OS VOSSOS PRÓXIMOS PROJETOS?
 “Para garantir a continuidade da recuperação financeira da ASCRA, temos como grande projeto para o futuro a manutenção das condições atuais a nível do número de utentes assim como a melhoria constante da qualidade do serviço prestado. É um grande desafio. A par disto e indo ao encontro das diversas solicitações que nos têm chegado, pretendemos alargar o serviço de apoio domiciliário.”
QUAIS FORAM AS ÚLTIMAS OBRAS REALIZADAS?
No ano de 2013  adquirimos o segundo autocarro. Em 2014 realizamos algumas obras de remodelação interior e adquirimos um veículo com capacidade para transporte de duas pessoas com mobilidade reduzida. Em 2015 procedemos à pavimentação do parque interior e substituímos uma viatura de transporte de utentes.”
E QUAIS SÃO AS VOSSAS ATIVIDADES JÁ CALENDARIZADAS PARA O PRESENTE ANO?
Para o presente ano já temos calendarizado um conjunto de iniciativas, a saber:
Desfile de carnaval
Festa de final de ano letivo
Piquenique com utentes e famílias
Época balnear
Santos populares
Participação nas Jornadas Gastronómicas de Apúlia
Passeio anual dos idosos a Fátima
Magusto
Jantar de Natal com famílias dos utentes do CAT
Festa de Natal dos utentes
Jantar de aniversário da Instituição”
QUAL O VALOR DO VOSSO ORÇAMENTO ANUAL?
“Cerca de 1 milhão de euros.”
DE ONDE PROVÊM AS VOSSAS PRINCIPAIS RECEITAS?
“As nossas receitas resultam das quotizações, dos protocolos com a Segurança Social e de benfeitores. Também temos sempre muitos voluntários que se disponibilizam para a realização de campanhas de angariação de fundos. A própria Paróquia é um parceiro de excelência, apelando à colaboração de todos e dando o seu próprio contributo no apoio à realização de atividades. Quando se trabalha em equipa tudo fica mais fácil. De nossa parte sempre procuramos estar com a comunidade e colaboramos, sempre que nos é possível, com a disponibilização das nossas instalações e viaturas para ações diversas.
CENTRO DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO DE CRIANÇAS EM RISCO – EMÍLIA FIGUEIREDO
COMO SURGIU ESTE CENTRO DE ACOLHIMENTO, ÚNICO NO NOSSO CONCELHO?
“Este centro surgiu há 14 anos da necessidade de acolher crianças em situação vulnerável. A D. Emília Figueiredo foi uma das principais impulsionadoras.”
QUAL O NÚMERO MÁXIMO DE CRIANÇAS QUE PODEM SER AQUI ACOLHIDAS?
“Vinte.”
COMO É FEITA A SELEÇÃO DAS CRIANÇAS QUE ACOLHEM?
“O encaminhamento das crianças é feito pelos serviços centralizados da Segurança Social e totalmente independente da ASCRA”
QUAIS SÃO AS IDADES DAS CRIANÇAS QUE PODEM FREQUENTAR ESTE CENTRO DE ACOLHIMENTO?
“Dos 0 aos 18 anos”
QUAL É O PERÍODO/HORÁRIODE FUNCIONAMENTO?
“24 Horas por dia, 365 dias por ano”
QUANTAS CRIANÇAS ESTÃO CÁ ATUALMENTE?
“14, uma bebé e 13 adolescentes”
BEM, COMO ESTAMOS QUASE A TERMINAR ESTA AGRADÁVEL CONVERSA, NÃO POSSO DEIXAR DE LHE COLOCAR ESTAS TRÊS ÚLTIMAS QUESTÕES
QUANTOS MANDATOS CONTA FAZER MAIS À FRENTE DA ASCRA?
“Conto cumprir este mandato com o propósito de ver a situação financeira da associação totalmente regularizada. Logo que isso aconteça darei lugar a outros.”
UM DESEJO?
“O meu principal desejo é, no final deste mandato, ver a ASCRA livre de todos os seus compromissos financeiros, cheia de utentes e com os postos de trabalho garantidos. Se possível, alargar o seu âmbito de ação, dando resposta aos que mais precisam dos serviços que prestamos.”
QUER DEIXAR UMA MENSAGEM?
“Agradecer aos utentes a confiança depositada, aos colaboradores pelo profissionalismo no exercício das suas funções, aos apulienses e a todos aqueles que nos ajudam pelo facto de acreditarem ser possível levar este desafio a bom porto, aos meus colegas dos Órgãos Sociais toda a solidariedade, união e competência.”
NOTA FINAL
Conheço o meu caro amigo João Figueiredo da última campanha para as eleições Autárquicas de 2013. Conheci-o numa posição de especial destaque, sobressaindo uma especial capacidade de trabalho e de organização. Muito metódico e cauteloso. Gostei da experiência e reconheço-lhe mérito na liderança de equipas.
Encontrá-lo na função de Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Esposende também me permitiu reconfirmar o especial gosto pelo trabalho, a disponibilidade demonstrada para receber as pessoas e a grande vontade de resolver as situações e as problemáticas que diariamente lhe são colocadas.
Da ASCRA, conheço muito em especial o Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco, pela visita que já ai realizei e porque o Rotary Club de Esposende, ao qual tenho a honra de pertencer, tal como tem sido tradição, ainda em dezembro passado ofereceu uma festa de Natal a estas crianças e jovens, proporcionando-lhes um Natal diferente com um jantar numa unidade hoteleira de Esposende e satisfazendo-lhes os pedidos feitos ao Menino Jesus.
Agradeço muito a forma como me recebeu, tal como sempre acontece. Gostei de conhecer um pouco melhor a ASCRA, a sua história e as atividades que lhe estão associadas.
Termino desejando-lhe os maiores sucessos, tanto na ASCRA como no Município.
Um abraço, forte.
Mário Fernandes.
30-01-2016








Sem comentários: