domingo, 29 de novembro de 2015

JORGE FARIA APRESENTOU «A CASA DOS MALDITOS»



«A CASA DOS MALDITOS»
AUTOR JORGE FARIA

O escritor e romancista, prof. Jorge Faria, deu-me o prazer de me convidar para intervir na sessão pública de apresentação do seu mais recente romance. Deixo aqui um resumo daquilo que foi a minha intervenção:

Depois da publicação de vários contos e do primeiro romance “Os Pecados do Padre José Pilar”, eis que surge o segundo romance lançado esta semana, com o título «A Casa dos Malditos».

A sessão de apresentação realizou-se no auditório do centro paroquial de Palmeira de Faro e contou com a presença de muitas pessoas que aproveitaram para adquirir o livro e ter a rubrica do seu autor.

Conheço o meu caro e bom amigo, Jorge Faria, desde longa data. Vou transcrever aqui parte daquilo que foi a minha intervenção na sessão de apresentação do livro «A Casa dos Malditos» realizada no passado dia 21 de novembro, no auditório paroquial de Palmeira de Faro. “Cumprimento a Mesa, o autor, prof. Jorge Faria e saúdo esta bonita plateia. Estando em concorrência direta com Jorge Jesus e Rui Vitória [do Sporting / Benfica] e ainda mais com um outro escritor, Pedro Chagas Freitas, a esta hora em Esposende, e apesar de tudo isso termos este auditório tão composto, só pode significar o carinho que nutrimos pelo Jorge Faria e pela excelência da sua escrita. É também um sinal de que as pessoas estão atentas à cultura e que este país não são só os “futebóis”.

O convívio com o prof. Jorge Faria permite-me trazer aqui, hoje, a esta bonita sessão e a tão ilustre plateia, o meu conhecimento e o meu testemunho a cerca do homem. Já aqui muito foi dito sobre o seu profissionalismo e o seu currículo, por isso vou falar- vos apenas um pouco do lado mais pessoal, social e até intimista:

Do seu trabalho apenas testemunhar que fiz parte de um júri de um concurso de escrita, que organizei na Junta de Freguesia de Curvos, que avaliou uma série de trabalhos onde se encontravam vários contos de Jorge Faria, tendo sido distinguido com um segundo lugar e uma menção honrosa. Para além disso aquilo que todos sabem, pelo menos aqueles que leram o seu primeiro romance «Os Pecados do P.e José Pilar»: Um romance arrebatador e envolvente.

Mas afinal, quem é Jorge Faria?

É um homem de trato fácil e com um discurso sempre muito direto e informal. O Jorge Faria não é cá homem de meias palavras, ou do diz que disse. Lembro-me quando o conheci logo se encarregou de me “impor” um trato informal, no sentido de nos tratarmos por “tu”.

Permanentemente bem disposto e sempre com uma piada na ponta da língua. Gosta do convívio e deixa alegre quem com ele priva e conversa. Possuidor de uma invulgar perspicácia e de um apurado sentido de oportunidade, brinda-nos com um apurado humor, bem refinado, muitas vezes matreiro, mas inofensivo. Digo eu.

O seu primeiro romance foi um sucesso. Quem já o leu estou certo que concordará comigo. A crítica foi muito positiva. A grande virtude da escrita do Jorge Faria provém precisamente desta capacidade inata do autor para criar e para transpor para a escrita aquilo que lhe vai na alma, fruto de um estudo e de uma investigação tão empenhada, que coloca na preparação dos seus contos e romances ficcionados.
Nos seus livros, neste caso nos seus romances, não falta o picante que ele tanto gosta de puxar à conversa. Esta é aliás uma das principais caraterísticas do seu estar e do seu ser. Vive com entusiasmo e paixão tudo aquilo que faz.

A todos os amigos e conhecidos aconselho a compra do livro. Leiam-no e sugiram a sua leitura. Não há nada como o prazer de folhear um livro. A Internet jamais substituirá o papel, antes o complementará.
Bem hajas, Jorge e continua assim, porque é um prazer ler-te. Agora que nos habituas-te à tua escrita, vais ter-nos sempre à espreita, à espera do... próximo. Estou certo que ainda hás de figurar na galeria dos grandes escritores portugueses. Um abraço, forte.



 


MF


Sem comentários: